Situação Epidemiológica em Portugal (03 dezembro 2020)
Vários especialistas reuniram-se no INFARMED, no dia 03 de dezembro de 2020, para analisar a situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal. O encontro contou com a participação de Manuel Carmo Gomes (Ciências ULisboa).
Programa gratuito de rastreio à COVID-19 para cuidadores informais
Ciências ULisboa, através do seu Centro de Testes (CT), e em parceria com a Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) lançam o “Famílias Seguras - Cuidar de Quem Cuida”, um programa gratuito de rastreio regular à COVID-19 para cuidadores informais, pessoas cuidadas e seus familiares em convivência direta e que conta com o Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República.
Ciências ULisboa e SGS Portugal unem esforços e lançam FIGHT COVID
A primeira estrutura móvel com posto de colheitas biológicas no âmbito do projeto FIGHT COVID, lançado recentemente pela Faculdade e pela SGS Portugal, parceiras desde 2015, está instalada no exterior do campus da Ciências ULisboa, entre o edifício C6 e a Faculdade de Letras da ULisboa.
Monofolha FIGHT COVID
Situação Epidemiológica em Portugal (07 setembro 2020)
Vários especialistas reuniram-se no Porto, no dia 07 de setembro de 2020, para analisar a situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal.
O vídeo da sessão inclui, a partir das 2:07:30, a apresentação de Manuel Carmo Gomes (Ciências ULisboa) sobre a incidência de COVID-19 após a abertura das aulas.
COVIDETECT
Deteção, quantificação e modelação de SARS-CoV-2 em águas residuais como ferramenta de alerta precoce para a disseminação do vírus na comunidade.
Projeto colaborativo em co promoção apoiado pelo COMPETE, com liderança da Águas de Portugal e coordenação científica de Ciências ULisboa (cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais). Outras entidades participantes: CEAUL, IST, Águas do Tejo Atlântico, Águas do Norte, SIMDOURO
A atual situação pandémica de COVID-19 constitui uma crise de saúde pública, com fortes consequências sociais e económicas, que exigem uma abordagem rápida e intersectorial, com vista ao seu controlo. O impacto causado pela Pandemia na sociedade pressupõe o desenvolvimento de ferramentas que permitam, não só gerir a atual vaga epidémica, mas também prevenir e detetar precocemente futuras vagas, com vista a uma melhor preparação e resposta. Estando o foco das entidades de saúde dirigido para rastreio e teste da população, existem, no entanto, outras abordagens potenciais para a deteção da circulação do vírus na comunidade que apresentam benefícios, procurando o COVIDETECT promover essa janela de oportunidade.
Atendendo a que está demonstrada a excreção fecal do agente etiológico de COVID-19 em indivíduos infetados, sintomáticos e assintomáticos, este projeto demonstrador visa o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de deteção, quantificação, caraterização e modelação de SARS- CoV-2 nas águas residuais (AR) de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de referência na região da grande Lisboa e na região Norte. O projeto propõe a monitorização regular de SARS-CoV-2 em AR e nas redes de drenagem de hospitais de referência e correlação com os indicadores epidemiológicos, reconstrução dos genomas de SARS-CoV-2 excretados e em circulação nas ETAR, modelação epidemiológica e ecológica dos dados gerados e transferência de conhecimento para as autoridades competentes, contribuindo para o esforço nacional e mundial de conhecimento e controlo da pandemia.
Roteiro nacional para a realização de testes serológicos em Portugal
Investigadores da Ciências ULisboa e do CEAUL participam no grupo multidisciplinar.
Um grupo multidisciplinar de cientistas propõe a criação de um roteiro nacional para a realização de testes serológicos em Portugal e defende que a avaliação rigorosa e concertada da prevalência da doença COVID-19 é a única forma de conhecer a real vulnerabilidade da população e monitorizar a dinâmica da epidemia.
O encontro de especialistas para definir um roteiro rigoroso e aberto a todas as instituições públicas ou privadas que estejam interessadas na realização de estudos serológicos foi dinamizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ler notícia.
CQE Ciências ULisboa lidera consórcio REUSE
Novo descontaminante gasoso baseado em nanopartículas patenteado pela Delox.
O Exército Português anunciou no passado dia 23 de abril o desenvolvimento de um conceito - isolador de descontaminação - realizado em parceria com o Centro de Química Estrutural, polo da Ciências ULisboa e a spin-off Delox, sediada no Tec Labs e que permitirá a reutilização de máscaras respiratórias pelos profissionais de saúde e cuidadores.
Ler notícia.
CEAUL e CMAFcIO - Dados COVID-19
Informação disponível em http://ceaul.org/covid19/.
Mapa de risco para Portugal
O Centro de Física Teórica e Computacional de Ciências ULisboa participa no desenvolvimento do mapa de risco de propagação da COVID-19 por contágio comunitário em Portugal, um projeto coordenado pelas Universitat Rovira i Virgili, em Tarragona, e Universidad de Zaragoza, em Zaragoza, ambas em Espanha e que em Portugal tem como parceiros a NOS, a Data Science Portuguese Association e a Closer Consulting.
ICAM COVID-19
Um repositório de sinopses em português, produzidas por uma equipa de médicos e investigadores voluntários, que diariamente selecionam os artigos científicos mais relevantes sobre a COVID-19.
O projeto nasceu da colaboração voluntária entre estudantes de Medicina, internos de formação geral e médicos especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e do ABC - Algarve Biomedical Center, investigadores do Biosystems & Integrative Sciences Institute (BioISI) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com as empresas Algardata, Senso Comum, e a task force voluntária Tech4Covid.
Repositório disponível em http://www.icam.org.pt/.
Tec Labs Ciências ULisboa e a COVID-19
No Tec Labs - Centro de Inovação e incubadora de Ciências ULisboa são várias as empresas, spin-off, proto-company e startups a trabalhar para encontrar soluções que ajudem doentes, profissionais, unidades hospitalares e autoridades governamentais nesta “luta”, que só poderá ser vencida pelo esforço conjunto.
Ler notícia e comunicado de imprensa.
Portal Science 4 COVID-19
Descubra o portal da FCT que permite a compilação de ideias, ações em curso, identificação de capacidade instalada disponível e grupos de trabalho, ao mesmo tempo que disponibiliza meios de trabalho colaborativo online.
O Portal Science 4 COVID-19 é uma iniciativa da FCT - Fundação para Ciência e a Tecnologia e da AICIB - Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, em parceria com as autoridades de saúde e instituições de investigação científica, públicas e privadas, para mobilizar as comunidades científicas em projetos e atividades conjuntas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que visem o combate à COVID-19.
Em linha com o Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença da Direção Geral da Saúde (DGS), bem como com as estratégias de outras autoridades europeias e internacionais de saúde.
Destaca-se que a comunidade científica e tecnológica nacional tem mobilizado toda a sua capacidade humana e material para dar respostas ao atual surto do novo coronavírus e da COVID-19.
Saiba mais em Science 4 COVID-19.
Ciências ULisboa não para
Ler artigo de opinião de Pedro Almeida, subdiretor Ciências ULisboa.