Projetos

Seguimento solar passivo

Protótipo construído pelos alunos Afonso Cardoso, Noa Estes, João Jorge e António Relógio, de Engenharia da Energia e do Ambiente. Consiste num sistema de seguimento solar passivo com o objetivo de aumentar a exposição solar de painéis solares de uma forma simples e de baixo custo. Sem motores e sem estar ligado à eletricidade, o seguidor acompanha o movimento aparente do Sol ao longo do dia, permitindo aumentar até 25% a radiação solar que chega aos painéis.
O vídeo acelerado do movimento do seguidor ao longo de um dia mostra que ao nascer do dia o painel estará virado a poente, necessitando de algum tempo de para se redirecionar para nascente - quanto menor o tempo de orientação a nascente, maior a eficiência de captação de radiação nesta altura do dia.

Parabólica espelhada

Projeto de um concentrador solar parabólico concluído em 3 partes. Iniciado pelos alunos Ricardo Jónatas e Ricardo Pratas de Projecto em Engenharia da Energia e do Ambiente, que no ano 2009/2010 realizaram a construção do prato concentrador, foi novamente abordado pelos alunos Bruno Oliveira e Filipe Nunes que desenvolveram o algoritmo de seguimento e a estrutura de suporte no ano 2010/2011. Finalmente no ano 2011/2012, os alunos Henrique Garrido, Pedro Rosa e André Sousa deram vida ao sistema através da inclusão de motores de seguimento e interligação dos sistemas e respetivas interfaces. Os ensaios realizados mostraram que na placa que assinala o foco, são atingidas temperaturas superiores a 500ºC e a eficiência do sistema depende muito das condições de limpeza dos espelhos.

Mediçao de Radão

Trata-se de uma estação de monitorização contínua da radiação gama proveniente do solo, a fim de permitir o estudo da variabilidade da concentração de gás radão face a vários parâmetros meteorológicos (tais como a temperatura, precipitação, radiação solar, vento, pressão, humidade) e outros gases presentes na atmosfera como  CO2. Consiste na colocação vertical no solo de um tubo em ambas as extremidades, de modo a impedir a entrada de humidade no seu interior, assim como dois termopares e um sensor iButton para registo da temperatura e da humidade, respetivamente, no datalogger instalado num mala hermética junto do tubo.

Outros

Além de conhecer os nossos projetos científicos, pode travar conhecimento com os belos pavões que circulam livremente pelo campus!