Programa de Testagem Rápida

Os pedidos de teste devem ser feitos através do preenchimento deste inquérito.

Salvo eventuais alterações que se revelem necessárias mediante a evolução da situação pandémica, no ano letivo 2021/22 não são realizados testes rápidos nas instalações de Ciências. Durante o mês de junho o programa de testagem rápida para membros de Ciências irá manter-se no Centro Médico da Universidade de Lisboa, nos seguintes moldes:

  • Centro Médico do Campus da Cidade Universitária: serão realizados testes nos dias 2, 9, 15, 23 e 30, entre as 9h30 e as 12h30. Neste local de colheita, serão realizados testes rápidos antigénio;

Mantém-se a possibilidade de repetição da amostra para realização de teste PCR, nas instalações da Faculdade de Farmácia, caso se verifiquem resultados positivos nos testes rápidos.

Para a realização de teste de diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, basta preencher, com 48 horas de antecedência, o inquérito disponível em https://inqueritos.ciencias.ulisboa.pt/index.php/764467?lang=pt, onde são solicitados os seguintes dados pessoais:

  • Indicação do caso e tipo de ligação
  • Nome completo
  • Categoria
  • Número de funcionário/aluno
  • E-mail institucional
  • N.º telemóvel
  • Data de nascimento
  • N.º utente do Serviço Nacional de Saúde (ou, no caso de cidadãos estrangeiros, n.º de documento de identificação)

O agendamento de teste só é possível após o envio de todos os elementos indicados.

 

Certificado digital de testagem

O certificado digital de testagem relativo aos testes realizados no Centro Médico pode ser obtido na página do SNS24 - Certificado Digital COVID.

Importa, no entanto, clarificar o procedimento utilizado, nomeadamente:

  1. O envio dos dados dos testes realizados em cada dia para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) é efetuado a partir das 20h00 do respetivo dia pelos serviços da Reitoria, ou seja, o envio dos resultados por e-mail para os utentes não origina automaticamente o envio para o SINAVE;
  2. Além disso, existe um intervalo de tempo entre o envio dos dados e a possibilidade de obter o certificado, relacionado com as atualizações informáticas entre sistemas;
  3. Assim, deve considerar-se que o certificado de testagem só está disponível a partir das 8h00 do dia seguinte ao da realização do teste.

 

Para mais informações contacte covid19@ciencias.ulisboa.pt.