Programa de Testagem Rápida

A terceira fase do Plano de Desconfinamento a nível nacional prevê a retoma de atividades presenciais no Ensino Superior, acompanhada da disponibilização de condições de testagem para SARS-CoV-2  aos docentes, investigadores, não docentes e estudantes que desenvolvam a sua atividade presencial.

Assim, o programa de testes da Reitoria da ULisboa passa a estar integrado no âmbito do Programa de Testagem articulado entre a Direção-Geral do Ensino Superior e a Cruz Vermelha Portuguesa. A coordenação do programa de testes da Reitoria da ULisboa continua a ser da responsabilidade do Centro Médico da ULisboa mas, nesta nova fase, é criado um posto de colheita em Ciências que, a partir de 19/04/2021 (caso se confirme a entrada na terceira fase do desconfinamento), funciona nos moldes seguintes:

 

Posto de Colheita em Ciências

  • Fornecimento de testes: a Cruz Vermelha Portuguesa fornece os kits de teste em tranches semanais à Reitoria da ULisboa, que os distribui pelos diferentes postos de colheitas das Escolas da ULisboa. Entre 19/04/2021 e 18/06/2021 prevê-se a realização de um total de 6300 testes em Ciências.
  • Universo de utentes: estão abrangidos pelo programa de testagem rápida os trabalhadores, bolseiros e alunos de Ciências que se encontrem a desenvolver a sua atividade presencialmente. Os trabalhadores de empresas externas e visitantes não estão abrangidos por este programa.
  • Tipo de testes: os testes a realizar no posto de colheita de Ciências são testes rápidos de antigénio.
  • Local de colheita: o posto de colheita de Ciências funciona no edifício C4, átrio da Biblioteca Central (sala 4.2.07).
  • Horário de funcionamento: o horário de funcionamento do posto de colheita de Ciências é:
Horário de funcionamento semanal
2.ª feira 3.ª feira 4.ª feira 5.ª feira 6.ª feira
manhã manhã manhã + tarde manhã + tarde manhã
9h-12h30 9h-12h30 9h-12h30 e 14h-17h30 9h-12h30 e 14h-17h30 9h-12h30

 

  • Testes sem agendamento prévio: Considerando o calendário de inscrição em exames, não será viável o envio de convocatórias aos alunos para agendamento prévio de teste COVID, pelo que a partir de 2.ª feira, dia 10 de maio, o Programa de Testagem em Ciências passa a funcionar sem marcação prévia, por admissão direta de utentes no posto de colheita durante o horário de funcionamento.
  • Amostra biológica: a recolha de amostra biológica e a realização do teste é efetuada por um(a) enfermeiro(a), contratado(a) pela Reitoria da ULisboa.
  • Logística: a admissão de utentes, o apoio ao pessoal de enfermagem, a logística geral e o lançamento de resultados em plataforma é realizado por trabalhadores não-docentes de Ciências.
  • Plataforma informática: a gestão de utentes, convocatórias e resultados dos testes realizados em Ciências é efetuada na plataforma informática já utilizada desde novembro de 2020 na ULisboa.
  • Comunicação de resultados: os utentes, cujo resultado seja positivo, são contactados, por telefone, num período máximo de 30 minutos após a colheita. Caso não seja realizado qualquer contacto neste período, os utentes devem assumir que o resultado foi negativo. No final de cada período de testagem, todos os utentes serão informados dos resultados dos testes realizados.
  • e-mail institucional: as convocatórias e os resultados dos testes são enviados para os endereços de e-mail @fc.ul.pt/@ciencias.ulisboa.pt ou @alunos.fc.ul.pt/@alunos.ciencias.ulisboa.pt.
  • Testagem quinzenal:  A limitação da propagação da COVID através da deteção precoce de casos é fundamental para a segurança de toda a comunidade de Ciências, pelo que alunos e docentes deverão realizar o referido teste antes do primeiro exame e depois disso regularmente, com uma periodicidade quinzenal. O programa de testagem continua aberto aos restantes membros de Ciências que realizem atividades de I&D ou outras atividades em regime presencial ou misto, funcionando também em regime de admissão direta de utentes e recomendando-se testagem quinzenal.
  • Medidas de prevenção: Todos os intervenientes no processo de testagem devem cumprir todas as medidas de prevenção da COVID-19, disponíveis aqui.

 

Em caso de teste rápido positivo

Os utentes, cujo resultado do teste rápido seja positivo, são contactados, por telefone, num período máximo de 30 minutos após a colheita. Nesse caso, devem repetir a colheita de amostra biológica para confirmação do resultado em análise laboratorial através de um teste RT-PCR. Esta repetição da recolha de amostra biológica para a confirmação de resultados positivos nos testes rápidos será efetuada no Laboratório da Faculdade de Farmácia.

Os utentes que registem um resultado positivo num teste rápido devem enviar, tão breve quanto possível, mensagem para o e-mail covid19@ciencias.ulisboa.pt com as informações indispensáveis para o rastreio de contactos entre membros de Ciências, como indicado em casos COVID-19 - como proceder:

  1. O último dia em que esteve presencialmente na Faculdade;
  2. Nome e contacto das pessoas (membros de Ciências) com quem esteve sem máscara (incluindo durante as refeições), a uma distância de menos de 2 metros e, cumulativamente, durante 15 minutos ou mais, nas 72h que antecederam a data em que efetuou o teste.

 

Testes urgentes

Os casos suspeitos ou contactos com casos confirmados continuam a poder autopropor-se para a realização de teste urgente de diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, bastando enviar para o e-mail covid19@ciencias.ulisboa.pt:

  • Indicação do caso e tipo de ligação
  • Nome completo
  • Categoria
  • Número de funcionário/aluno
  • E-mail institucional
  • N.º telemóvel
  • N.º utente do Serviço Nacional de Saúde (ou, no caso de cidadãos estrangeiros, n.º de documento de identificação)

O agendamento de teste só é possível após o envio de todos os elementos indicados.

 

Para mais informações contacte covid19@ciencias.ulisboa.pt.