Produção de vídeo

A Direção de Serviços Informáticos (DSI) disponibiliza um conjunto de serviços multimédia que incluem a gravação de eventos, com ou sem transmissões ao vivo, gravação de pequenos documentários ou mesmo aulas, possivelmente com fins pedagógicos e potencialmente integráveis na plataforma Moodle. A produção vídeo pode ter outros objetivos como divulgação de eventos, de cursos, equipamentos, etc. A titulo de exemplo indica-se a gravação de acontecimentos específicos em aulas, experiências, palestras ou inclusivamente aulas isoladas ou um semestre completo de uma certa unidade curricular (no caso das aulas o sistema nunca será "intrusivo"). Todas as gravações são posteriormente editadas em formato digital de alta definição, preferencialmente com a colaboração dos interessados. Os vídeos produzidos terão de ser sempre disponibilizados publicamente ou com acesso restrito (por exemplo numa cadeira do Moodle).

Para satisfazer os pedidos, a DSI dispõe de alguns equipamentos próprios que podem ser utilizados no Campus mas conta também com uma importante colaboração da FCCN (Fundação para o Cálculo Científico Nacional) que tem um estúdio de alta definição na Av. Do Brasil e que poderá ser utilizado para gravações que possam ser realizadas fora do Campus, num ambiente profissional e sem custos associados. O Estúdio de vídeo HD da FCCN destina-se à produção e realização de vídeo de alta definição com diferentes aplicações, como:

  • conteúdos de e-learning;
  • entrevistas e criação de vídeos científicos/educativos;
  • captura de áudio em vertentes como sejam a locução e a dobragem;
  • pós-produção de vídeo e áudio.

O Estúdio destina-se à comunidade servida pelas instituições ligadas à RCTS (como a Universidade de Lisboa) designadamente, professores, investigadores e alunos do ensino superior. A FCCN colabora ainda com a DSI no empréstimo de alguns equipamentos de vídeo, quando necessário.