Portugal Solar Challenge

​Portugal Solar Challenge 2019 

Corrida de carros solares - 5ª edição |  2019 (data a anunciar)

Aluno circulando num carro solar em grande estiloCorrida de veículos elétricos movidos exclusivamente a energia solar. A corrida tem o objetivo de promover a mobilidade sustentável, em particular os veículos solares de baixo custo.
Mais informações em breve.

Local: Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C6 (Lisboa, Campo Grande)


Edições anteriores

O Portugal Solar Challenge realiza-se desde 2015, conta já com quatro edições realizadas, e trouxe até ao campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa centenas de estudantes do ensino secundário. As fotografias das diversas edições podem ser vistas nas galerias da página Facebook do projeto

 

MAIS INFORMAÇÕES

Quem pode concorrer? Alunos do ensino secundário (quer individualmente quer em equipas de quatro elementos). Convidam-se os alunos e Professores do Ensino Secundário a participar neste evento com uma ou mais equipas de alunos com interesse neste tema. Teremos dois tipos de corrida, melhor piloto (às 11h00) e melhor equipa (às 14h30). Os carros serão fornecidos pela organização. Os carros a utilizar na corrida foram construídos de raiz por alunos do Mestrado Integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente (MiEEA) da FCUL.

MELHOR PILOTO: O primeiro tipo de corrida será para definir o melhor piloto de carros movidos a energia solar. Os pilotos serão divididos em grupos, onde correrão uns contra os outros. Os finalistas serão os vencedores dos grupos. Cada corrida será uma serie de 2 ou 3 voltas à pista. Este evento é de participação livre e individual.
MELHOR EQUIPA: O segundo tipo de corrida será por equipas e será uma corrida de endurance com um tempo total de 30 minutos. Nesta corrida será obrigatória a troca de pilotos. A corrida está também aberta a equipas que tragam os seus carros e que sigam o regulamento técnico.

O AUTÓDROMO: fica no campus de Ciências. É composto por retas longas, curvas rápidas e apertadas e tem um perímetro total de cerca 1500 metros.

Mapa que indica local de realização da prova

Outras informações

  • A corrida de equipas está também aberta a equipas que queiram trazer os seus próprios carros. Pedimos que contactem diretamente a organização caso queiram participar nestes moldes.
  • A idade mínima  de participação recomendada é de 16 anos - no entanto fica ao critério da organização decidir se os concorrentes demonstram maturidade necessária para entrar em pista.
  • Todos os concorrentes deverão trazer capacete de bicicleta.

Organização

João Serra, Killian Lobato e Guilherme Carrilho da Graça - Professores do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadores do Instituto Dom Luiz.

Logotipo do Portugal Solar Challenge
www.facebook.com/portugalsolarchallenge