Portal de Ciências

Copyright

Os conteúdos, qualquer que seja a sua natureza, nomeadamente, mas sem limitar, textos, imagens, desenhos, fonogramas, videogramas, assim como marcas, logótipos, nomes e denominações, presentes no Portal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências), estão protegidos pela legislação em vigor, em matéria de propriedade intelectual e propriedade industrial, designadamente o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, publicado em anexo ao Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de março, Código da Propriedade Industrial, publicado em anexo ao Decreto-Lei n.º 36/2003, de 05 de março e ainda a regulamentação em vigor na Universidade de Lisboa, nomeadamente o Regulamento de Propriedade Intelectual, publicado em anexo ao Despacho n.º 873/2015, de 28 de janeiro.

Os referidos conteúdos não podem ser editados, publicados, divulgados, reproduzidos por quaisquer meios, no seu todo ou em parte, não podendo ser descarregados ou copiados sem que tenha sido prévia e expressamente concedida a respetiva autorização, por escrito, pelos representantes legais de Ciências e/ou dos demais titulares dos direitos em causa.

É igualmente necessária a autorização prévia por parte de Ciências ou dos demais titulares dos direitos identificados no Portal de Ciências para que os conteúdos, no seu todo ou em parte, sejam modificados, adaptados ou extraídos para outras utilizações.

Ressalva-se a utilização dos referidos conteúdos para fins jornalísticos, caso em que a reprodução ou divulgação deverá referir o sítio https://ciencias.ulisboa.pt como fonte da informação.

Excetuam-se ainda as situações de utilização livre previstas no Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação portuguesa.

A utilização não autorizada sujeita o seu autor a responsabilidade civil e criminal, bem como disciplinar, se aplicável.

Termos Legais

 

Exoneração de responsabilidade

Ciências não se responsabiliza por eventuais incorreções na informação ou documentação existente no Portal, por quaisquer conteúdos nela introduzidos de forma ilícita, nem pela eventual ilicitude do conteúdo das páginas para as quais remetem os links ou hyperlinks delas constantes.

Ciências aloja um largo conjunto de websites de divulgação científica adotando uma política de responsabilização individual dos respetivos autores pelos seus conteúdos. Quaisquer reclamações ou observações sobre os seus conteúdos deverão ser endereçados aos respetivos autores.

Os contribuidores dos websites alojados no Portal de Ciências devem aderir ao Regulamento de Publicação Eletrónica de Ciências e abster-se de publicar conteúdos que, pela sua natureza, possam ser considerados ofensivos, discriminatórios, obscenos, difamatórios, inexatos ou ilícitos.

 

Cookies

O Portal de Ciências utiliza Cookies, com o objetivo exclusivo de facilitar a navegação e usabilidade do Portal. Ao navegar no Portal, os utilizadores estão implicitamente a aceitar a sua utilização.

 

Dados dos utilizadores

Ciências coleciona informação sobre os acessos registados ao Portal de Ciências, que partilha com gestores de informação de visitas e pode utilizar para efeitos estatísticos, de forma completamente anonimizada. Ciências adota as medidas técnicas e administrativas adequadas à proteção dos dados dos utilizadores do Portal, mantendo sigilosa a informação relativa a dados pessoais ou académicos dos seus utilizadores, bem como a informação personalizada dos seus acessos, salvo quando o contrário for exigido por lei.

Ao aceder e utilizar o Portal da Ciências, o utilizador aceita os presentes termos e condições de utilização.