PhD Support Programme

A Welcome Session realiza-se no próximo dia 29 de março, 4.ª feira, às 10h00, na Sala de Atos (6.2.56).

A Faculdade de Ciências tem, no início do ano letivo de 2016/17, cerca de 350 estudantes de 3.º ciclo.

Do ponto de vista científico, as unidades de investigação acolhem a atividade destes estudantes e investigadores, sempre sob responsabilidade de um orientador.

Para os doutorandos, o coordenador do 3.º ciclo respetivo tem a responsabilidade de acompanhar a evolução dos estudantes, aprovando o CFA e participando nos júris dos seminários de investigação anuais.

Tem-se feito sentir, cada vez mais, a necessidade de acompanhar esta população de forma mais integrada durante a sua passagem pela Faculdade. A União Europeia recomenda, aliás, que as instituições de investigação assumam esta responsabilidade com elevada prioridade.

Nestes termos, Ciências pretende concretizar o PhD Support Programme, que integra e planeia anualmente a totalidade da oferta formativa de natureza não científica, e terá um ciclo de execução regular, em função da procura pelos estudantes. Será constituído por seis componentes:

  1. Welcome
  2. Career Strategy Programme
  3. PhD Countdown Programme
  4. ScienceIN2Business
  5. Personalised Support
  6. Soft Skills Programme

Todas as componentes do PhD Support Programme são de frequência opcional (embora todos os estudantes devam participar na sessão de Welcome do semestre em que chegam à Faculdade). Este programa não substitui os programas doutorais em funcionamento e apenas põe à disposição dos estudantes e/ou dos orientadores componentes que já existem (com exceção da 2) em função das necessidades e interesses. As componentes 3 e 5 já estão a ser utilizadas pelos doutorandos de todos os ciclos (com ou sem conhecimento dos orientadores). A componente 4 já está ativa para todos os estudantes da FCUL (e o calendário é fixo) e a sua inclusão visa chamar a atenção dos doutorandos para a sua existência. Alguns módulos da componente 6 existem já nalguns programas doutorais, mas esta componente deve ainda ser organizada de forma a ser aberta e ocorrer em momentos conhecidos.

O PhD Support Programme não será, assim, objeto burocrático ou administrativo, mas essencialmente um plano anual de atividades, que em nada perturba o acolhimento e o enquadramento científicos dos estudantes nas suas unidades de I&D e/ou Departamentos, nem lhe consome tempo, à escala de um ciclo de estudos de 4 anos, e poderá responder a necessidades sentidas por alguns.

Contactos:

Gabinete de Apoio à Investigação

Fernando Lopes: falopes@fc.ul.pt

217500720 e ext. 25354