Perguntas frequentes

Não consegui completar a inscrição online. E agora?
Se ocorreu um problema técnico na ligação ao sistema académico, pode voltar ao início do processo. Para outros casos, deverá contactar os serviços de apoio à inscrição.

 

Não disponho de toda a informação necessária/não sei preencher algumas das questões do formulário online. O que fazer?
Tenha em atenção que muitas das questões (todas as que não estão assinaladas com *) são opcionais. Para esclarecer dúvidas poderá contactar os serviços de apoio à inscrição.

 

Posso fazer a minha inscrição/matrícula presencialmente?
Sim. A partir das 14h00 do dia 27 de setembro, no Edifício C1. No entanto deve sempre considerar que o processo online é muito mais vantajoso evitando demoras. Os requisitos são os mesmos indicados no Passo 8 - Levantamento e entrega de documentação em Ciências.

 

Não recebi o SMS com os dados de acesso, o que devo fazer?
O SMS só pode ser enviado para o número de telemóvel indicado aquando da candidatura ao Concurso Nacional de Acesso. Se não tem acesso a esse telefone terá que realizar a candidatura presencialmente (cf. questão anterior). Se tem acesso ao telemóvel poderá solicitar o reenvio das credenciais utilizando o contacto indicado mencionando o número do cartão de cidadão ou do telemóvel.

 

Enganei-me a pagar a propina, o que devo fazer?
Deve contactar a Direção Financeira e Patrimonial, indicando de forma tão detalhada quanto possível a ação que realizou.

 

Candidatei-me a uma Bolsa dos Serviços de Ação Social, tenho de pagar a 1.ª prestação da propina?
Deve enviar o comprovativo da candidatura à bolsa para ua@ciencias.ulisboa.pt e apenas pagar o valor da taxa de matrícula e taxa de inscrição que inclui o seguro escolar.

 

Recebi um SMS a alertar-me de que a inscrição não está correta...
Os problemas que foram identificados foram a inscrição a um número insuficiente de unidades curriculares e os horários com sobreposições. Deverá revisitar os passos 3, 4 e 5 deste manual. Para tal o primeiro passo é voltar a fazer login no sistema académico, utilizando as credenciais enviadas por SMS. Aceda à Tab "Aluno" -> Menu "Inscrever" (lado esquerdo) -> "Processos de inscrição" e siga a opção adequada. As verificações a fazer são:

  • estar inscrito a exatamente 30 créditos (ECTS) por semestre. Na página apresentada no passo 3 destas instruções, terá, para cada semestre, que ter todas as unidades curriculares (disciplinas) obrigatórias de 1º ano selecionadas, assim como as opcionais (grupo FCSE) necessárias para perfazer 30 ECTS. Note que nem todos os cursos têm opcionais em ambos os semestres e nem todos os cursos têm opcionais no 1º ano. Não se esqueça de gravar as suas escolhas quando muda de semestre.
  • estar inscrito a todas as tipologias para todas as unidades curriculares. É normal que uma unidade curricular (disciplina) tenha mais de uma tipologia (teórica, teórico-prática, laboratório, etc.). Quando concluir o processo, a grelha que surge no topo da página do passo 5 deste manual deverá ter todos os elementos a verde. Um elemento a vermelho significa que ainda não escolheu um horário para a tipologia indicada da unidade curricular em causa.
  • não ter sobreposições entre aulas de unidades curriculares distintas. Para algumas unidades curriculares, será normal existir sobreposição de tipologias distintas (por exemplo numas semanas terá práticas, noutras laboratório). Mas tal não poderá acontecer entre unidades curriculares distintas. Nesse caso, deverá escolher outro horário para uma das aulas. Tratando-se de opcionais, é possível que a unidade curricular seja incompatível com o seu curso. Poderá ter que escolher outra unidade curricular.
  • não se esquecer de gravar todas as opções e continuar até à conclusão do processo.

No final da verificação deverá ter um horário distinto para cada semestre e ambos devem estar visíveis. Para consultar o horário, aceda novamente à Tab "Aluno" -> Menu "Consultar" (lado esquerdo) -> Horário.

 

Caso surjam outros problemas, contacte a equipa de apoio às inscrições.