Perguntas Frequentes

Sobre a Biblioteca FCUL

O que é a rede de bibliotecas FCUL?

A rede de bibliotecas FCUL é constituída pela biblioteca do C4, do C8 e pelas Extensões Departamentais da Biologia, Estatística e Investigação Operacional, Geologia, Informática e Matemática.

 

Qual é o endereço da biblioteca?

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C4, Piso 2
Campo Grande, 1794-016 Lisboa

 

Qual a localização da biblioteca em Lisboa? Como chegar?

A Biblioteca e as extensões departamentais ficam todas no campus FCUL - saiba aqui como chegar à FCUL.

 

Qual a localização das bibliotecas no campus FCUL?

Biblioteca do C4: Edifício C4, piso 2
Biblioteca do C8: Edifício C8, sala 8.1.48
Extensão departamental de Biologia: C2, salas 2.2.20 e 2.2.20A
Extensão departamental de Estatística e Investigação Operacional: C6, salas 6.4.2 e 5.4.29
Extensão departamental de Geologia: C6, sala 6.4.48
Extensão departamental de Informática: C6, sala 6.3.27
Extensão departamental de Matemática: C6, sala 6.2.33

Consulte aqui o mapa de localização das Bibliotecas.

 

Qual o horário de funcionamento da Biblioteca e Extensões Departamentais?

A biblioteca do C4 está aberta todos os dias úteis, das 08h00 às 19h30.
Na época de exames também está aberta aos sábados, das 09h00 às 17h00.

Biblioteca do C8: De 2.ª a 6.ª, das 14h00 às 17h00.
Extensão departamental da Biologia: De 2.ª a 6.ª das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 19h30.
Extensão departamental de Estatística e Investigação Operacional: De 2.ª a 6.ª, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Extensão departamental de Geologia: De 2.ª a 6.ª, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
Extensão departamental de Informática: De 2.ª a 6.ª, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h15.
Extensão departamental de Matemática De 2.ª a 6.ª, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Biblioteca José Pinto Peixoto / IDL: De 2.ª a 6.ª, das 09h00 às 17h00 (mais informações).

 

Quem pode frequentar as bibliotecas da FCUL?

A leitura presencial é permitida em todas as bibliotecas e extensões departamentais, nos respetivos horários de funcionamento, para todos os utilizadores internos e utilizadores externos, de acordo com o regulamento em vigor.

 

Quem é um utilizador interno?

Utilizadores internos são todos os que possuem um cartão FCUL (docentes, investigadores, bolseiros, alunos e funcionários da FCUL).

 

Quem é um utilizador externo?

Um utilizador externo é qualquer pessoa que necessite consultar documentos na biblioteca do C4 e que tem, previamente, de solicitar um cartão de visitante no quiosque dos seguranças no Edifício C5. Para isso necessita de apresentar a respetiva identificação.

Empréstimo

 

Sou um aluno que se inscreveu pela primeira vez na FCUL, o que tenho de fazer para poder requisitar livros na biblioteca?

Tem de se dirigir a um balcão de atendimento de uma das bibliotecas, com o cartão fcul e com o cartão de cidadão ou outro cartão de identificação válido, para ser inscrito no Sistema Informático das Bibliotecas.

 

Não sou aluno/professor da FCUL, posso utilizar o serviço de empréstimo?

Não. Qualquer pessoa externa à FCUL pode realizar apenas consulta local (leitura presencial), desde que esteja identificado como utilizador externo. O serviço de empréstimo domiciliário destina-se a pessoas que têm um vínculo com a instituição e possuem um cartão FCUL.
Pode, no entanto, recorrer à biblioteca da sua instituição para que esta solicite à FCUL um Empréstimo Interbibliotecas (EIB) do documento em causa.

 

Como requisitar um livro?

Para requisitar um livro ou outro documento deve ser um utilizador interno e dirigir-se ao balcão de atendimento com o documento que pretende requisitar e entregá-lo ao técnico, que indicará qual o respetivo prazo de empréstimo.
Não é permitido ter empréstimos de outros documentos em atraso.

 

Qual o número máximo de livros que posso requisitar e por quanto tempo?

O número máximo de livros e número de dias de empréstimo depende do tipo de utilizador interno e da biblioteca de onde o documento provém (mais informações disponíveis aqui).

Renovação de Empréstimo

 

Posso renovar um empréstimo?

É possível a renovação de um empréstimo uma única vez. A renovação tem que ser pedida nas condições previstas e só é autorizada se não existem reservas em lista de espera.

 

Quando posso pedir a renovação de um empréstimo?

A renovação de um empréstimo tem que ser pedida dentro do prazo de empréstimo.

 

Como posso pedir a renovação de um empréstimo?

A renovação de um empréstimo tem sempre de ser pedida à biblioteca em que efetuou o empréstimo. Esse pedido pode ser efetuado presencialmente, no balcão de atendimento, por telefone ou por mensagem de correio eletrónico (ver contactos), com a indicação do título e autor do livro e número de identificação que apresentou para a inscrição no Sistema Informático das Bibliotecas.

 

Qual é o prazo da renovação?

A renovação é concedida pelo mesmo tempo do empréstimo.

Reserva

 

Como fazer uma reserva?

É apenas possível fazer presencialmente reserva de documentos que não estejam disponíveis, junto do balcão de atendimento de qualquer das bibliotecas.

 

Qual o prazo de uma reserva?

Tem até 5 dias úteis para efetuar o empréstimo, após o contacto da biblioteca a informar que o livro já está disponível.

 

Posso cancelar uma reserva? 

Sim. Pode cancelar a reserva, presencialmente, ou por mensagem de correio eletrónico para a biblioteca onde efetuou a reserva, indicando o número de identificação que apresentou para inscrição no Sistema Informático das Bibliotecas. Se fez mais que uma reserva indique também qual o título e nome(s) do autor(es).

Empréstimo Interbibliotecas (EIB)

 

Sou aluno/docente da FCUL, como posso fazer para ter acesso a documentos noutras bibliotecas?

Se é um utilizador interno e pretende ter acesso a documentos existentes noutra biblioteca (nacional ou estrangeira), tem de solicitar um Empréstimo Interbibliotecas numa das bibliotecas FCUL.

 

Sou um utilizador interno das bibliotecas FCUL, como posso fazer um pedido de Empréstimo Interbibliotecas?

Pode fazer um pedido de empréstimo Interbibliotecas presencialmente ou por mensagem de correio eletrónico enviado para eibbiblioteca@ciencias.ulisboa.pt, anexando obrigatoriamente o formulário próprio - Requisição EIB - disponível na página.

 

Como uma biblioteca pode fazer um Pedido de empréstimo à Biblioteca FCUL?

Qualquer biblioteca nacional ou estrangeira pode fazer um pedido EIB por mensagem de correio eletrónico para eibbiblioteca@ciencias.ulisboa.pt, com a informação sobre o empréstimo pretendido.

 

Qual o prazo de um empréstimo Interbibliotecas?

O prazo de um empréstimo Interbibliotecas é sempre da responsabilidade da biblioteca fornecedora.
O prazo de empréstimo no caso da biblioteca fornecedora ser a biblioteca FCUL é:

  • 10 dias, no caso da biblioteca requisitante estar situada em Lisboa;
  • 15 dias, no caso da biblioteca requisitante estar situada no resto do território nacional;
  • 30 dias, no caso da biblioteca requisitante ser uma biblioteca no estrangeiro.

Todos os prazos são contados após a data de receção do documento fornecido.

 

Qual o custo de um empréstimo Interbibliotecas?

O custo de um empréstimo é sempre da responsabilidade da biblioteca fornecedora. Caso a biblioteca fornecedora seja a biblioteca FCUL, o pedido de empréstimo é gratuito no caso de bibliotecas nacionais.

 

Fiz um pedido de empréstimo Interbibliotecas numa biblioteca FCUL, como sei que o documento já está disponível?

A biblioteca FCUL que fez o pedido EIB em seu nome contactá-lo-á assim que o documento chegar. Tenha em atenção que o tempo de empréstimo é fixado pela biblioteca fornecedora e começa a contar a partir da receção do documento pela biblioteca FCUL.

 

Como faço o levantamento e devolução de um documento objeto de Empréstimo Interbibliotecas?

O levantamento de um documento por parte de um leitor interno tem sempre de ser efetuada pelo próprio e presencialmente.
A devolução pode ser feita também presencialmente ou por correio registado com aviso de receção.
Tenha em atenção que o tempo de empréstimo EIB é contado a partir da data que uma biblioteca FCUL recebe o documento até à data de registo de devolução por parte da biblioteca FCUL.

 

É possível renovar um Empréstimo Interbibliotecas?

É sempre possível fazer o pedido de renovação de um EIB junto da biblioteca.
No caso de o pedido ser de um utilizador interno, a biblioteca FCUL terá de contactar a biblioteca fornecedora para confirmar essa possibilidade.
Se a biblioteca fornecedora é uma das bibliotecas FCUL, esse pedido terá de ser realizado sempre antes do fim do prazo de empréstimo e só será concedido se não existirem reservas.

Serviço de Referência e apoio à Pesquisa

 

O que é o serviço de referência?

O Serviço de atendimento de referência oferece a qualquer utilizador um apoio personalizado, por parte de um técnico habilitado, à utilização dos serviços da biblioteca, em particular na pesquisa personalizada e no apoio à pesquisa no catálogo da Faculdade, e nas bases de dados disponíveis.

 

Como posso solicitar o serviço de referência?

O serviço de referência pode ser solicitado presencialmente ou por mensagem de correio eletrónico para bibliotecafcul@ciencias.ulisboa.pt, sendo obrigatório o preenchimento do formulário disponível na página.