Perguntas Frequentes

Posso escolher o psicólogo?

No GAPsi existem psicólogos de ambos os sexos, pelo que, se a pessoa sentir necessidade, pode pedir para ser atendida por alguém em específico. No entanto, fica a garantia de que todos possuem a formação adequada para atender qualquer pessoa.

Quem é que fica a saber? 

Uma das principais preocupações das pessoas que trabalham no GAPsi é a garantia de confidencialidade para com os seus clientes. Queremos que este seja um espaço onde a pessoa se sinta confortável e segura.

E se o meu horário não for compatível? 

Em casos excecionais poderão ser marcadas sessões fora do horário normal, de modo a que a pessoa em questão não deixe de ser atendida.

Quem é que pode ir ao GAPsi? 

O GAPsi é um serviço da FCUL que se encontra disponível para todos os alunos (licenciatura, mestrados, doutoramentos e pós-graduações), docentes e outros funcionários da instituição que necessitem de algum tipo de apoio especializado.

Posso inscrever alguém que eu acho que precisa de ajuda? 

O GAPsi recebe apenas marcações feitas pela própria pessoa, não aceitando deste modo marcações realizadas por terceiros. O que pretende é que as pessoas venham de livre vontade e não que se sintam obrigadas por terceiros. No entanto podemos ajudar estes últimos na sensibilização da pessoa em causa para a necessidade de uma ajuda especializada.

Será que os meus problemas são grandes o suficiente para que eu possa ser acompanhado/a? 

Cada pessoa tem a sua história de vida muito particular, pelo que o impacto que certos momentos têm na vida de uma pessoa não são os mesmos que têm numa outra pessoa. Cada indivíduo é recebido como o ser humano individual que é e não em comparação com o resto do mundo.

E se for uma questão simples, como por exemplo uma tomada de decisão?

A Psicologia pode prestar outros serviços para além do acompanhamento psicoterapêutico, como na resposta a problemas ou questões pessoais relativamente delimitadas e identificadas. Como tal, o GAPsi também pode auxiliar em questões mais simples e serviços mais diretos, como por exemplo, no auxílio em tomadas de decisão.