Perguntas Frequentes

Qual o prazo de entrega de candidaturas para o próximo ano letivo 2017/2018?
Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?
Quem pode candidatar-se a Doutoramento?
Quais os documentos a anexar à candidatura?
Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?
Os Certificados de Conclusão de Mestrado e/ou Licenciatura e de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?
Quantos orientadores pode ter?
Qual o valor da taxa de candidatura?
Como submeter a candidatura?
É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?
Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?
A taxa de candidatura pode ser paga depois?
A taxa de candidatura pode ser reembolsada?
Como consultar os resultados das candidaturas?
Quais as datas de inscrição?
Como obter informações e esclarecer dúvidas?

 

 

 

 

 

 

Qual o prazo de entrega de candidaturas para o próximo ano letivo 2017/2018?

A 1.ª fase de candidatura aos cursos tem início a 3 de julho e termina a 14 de agosto de 2017. A 2.ª fase decorre de 1 de dezembro de 2017 a 16 de janeiro de 2018. Alguns dos cursos têm prazos de candidatura específicos.

 

Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?

No site de Ciências consta toda a informação respeitante aos cursos disponíveis em 2017/2018 e respetivos objetivos, áreas de especialização, coordenadores científicos, habilitações de acesso, vagas, propinas, normas gerais regulamentares, contactos e entidades responsáveis.

 

Quem pode candidatar-se a Doutoramento?

De acordo com o Regulamento de Estudos de Pós-Graduação, podem candidatar-se a Doutoramento:

a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL;
c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL.

Nota: O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ou o reconhecimento ao grau de licenciado ou mestre.

 

Quais os documentos a anexar à candidatura?

As candidaturas devem ser formalizadas online com o envio obrigatório dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Conclusão / Diploma de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3 ou equivalente legal 4;
  • Certificado de Disciplinas de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3;
  • Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (apenas para candidatos cujo Mestrado e/ou Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira) 2 3;
  • Declaração relativa ao registo do grau Superior Estrangeiro e da Instituição de Ensino Superior (apenas para candidatos cuja Mestrado e/ou Licenciatura seja de uma Instituição Estrangeira);
  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte (facultativo) 3;
  • Carta de Motivação;
  • Plano de trabalho com indicação dos objetivos gerais a alcançar;
  • Declaração de aceitação de orientação do(s) orientador(es) – caso o candidato pretenda propor os orientadores antes do registo da tese (facultativo).

Os candidatos cuja Licenciatura e/ou Mestrado ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira (fora da UE), devem enviar os Certificados / Diploma visados pelo serviço consular português do país de origem ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

Sempre que os Certificados / Diploma não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

3 Os candidatos que não foram alunos da FCUL deverão trazer os documentos originais na altura da matrícula/inscrição.

Consideram-se como equivalências legais aos graus de licenciado e mestre, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro.

 

Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?

O candidato pode enviar versão alargada ou resumida do Curriculum Vitae, desde que o mesmo faça menção às habilitações académicas e profissionais e formação complementar.

 

Os Certificados de Conclusão de Mestrado e/ou Licenciatura e de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?

Os candidatos não entregam os Certificados originais. Contudo, no ato da matrícula/inscrição, devem fazer prova presencial do documentos originais, junto da Área de Estudos Pós-Graduados da FCUL, por forma a que o mesmo confirme e autentique a digitalização enviada na candidatura.

 

Quantos orientadores posso ter?

A orientação tem de ser realizada por um professor ou investigador doutorado da FCUL. Adicionalmente, e em casos devidamente justificados, podem ser designados um máximo de dois coorientadores. Os coorientadores podem ser professores ou investigadores doutorados de outras instituições de ensino superior e/ou de investigação científica, nacionais ou estrangeiras.

 

Qual o valor da taxa de candidatura?

A taxa de candidatura encontra-se fixada em 50,00Euros

 

Como submeter a candidatura?

O processo é efetuado online. Deve digitalizar e anexar os documentos de entrega obrigatória (só serão considerados ficheiros legíveis). No final do processo, submeter a candidatura.

 

É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?

Não são aceites candidaturas cujos documentos de entrega obrigatória estejam em falta.

 

Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?

O pagamento deverá ser efetuado após submissão da candidatura e após receção de um e-mail enviado pela Área de Estudos Pós-Graduados, através das seguintes formas:

  • Referência multibanco;
  • Transferência bancária pelas ATM's, Internet ou em qualquer Agência Bancária.

Apenas no caso de ter efetuado transferência bancária, deverá submeter o respetivo comprovativo na candidatura. 

Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura e após a submissão da mesma (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase).

A taxa de candidatura pode ser paga depois?

Não são aceites candidaturas sem pagamento da taxa, no valor de 50,00Euros. 

 

A taxa de candidatura pode ser reembolsada?

A taxa de candidatura não é reembolsável. 

 

Como consultar os resultados das candidaturas?

Os resultados serão disponibilizados online.

 

Quais as datas de inscrição?

As datas de matrícula/inscrição para os candidatos admitidos serão divulgadas em www.ciencias.ulisboa.pt.

 

Como obter informações e esclarecer dúvidas?

Consultando o site de Ciências, onde consta toda a informação respeitante a cursos de Doutoramento.

Enviando um e-mail para a Área de Estudos Pós-Graduados, doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt, ou dirigindo-se às instalações da AEPG na FCUL, Edifício C5, Piso 3, Atendimento da Direção Académica, de 2.ª a 6.ª feira das 10h00 às 13h00, 3.ª e 5.ª feira das 17h00 às 18h30.