Perguntas Frequentes

 

Qual o prazo de entrega de candidaturas para o próximo ano letivo 2017/2018?
Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?
Quais os documentos a anexar à candidatura?
Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?
Os Certificados de Conclusão de Licenciatura e de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?
Qual o teor da carta de motivação?
Qual o valor da taxa de candidatura?
Como proceder em caso de candidatos cuja Licenciatura ou equivalente seja proveniente de uma instituição estrangeira (fora da UE)?
Os alunos finalistas de Licenciatura podem candidatar-se a um curso de Pós-Graduação?
Como submeter a candidatura?
É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?
Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?
A taxa de candidatura pode ser paga depois?
A taxa de candidatura pode ser reembolsada?
Quais os procedimentos associados ao pagamento da caução?
O que acontece à caução caso o curso em que fui admitido não se inicie?
Como candidatar-se a mais do que um curso de Pós-Graduação?
Como consultar os resultados das candidaturas?
Quais as datas de inscrição?
Como obter informações e esclarecer dúvidas?

 

 

 

 

 

 

Qual o prazo de entrega de candidaturas para o próximo ano letivo 2017/2018?

A 1.ª fase de candidatura aos cursos aos cursos de 2.º Ciclo e Pós-Graduações não conferentes de grau tem início a 6 de junho e termina a 14 de julho de 2017. A 2.ª fase decorre de 18 a 31 de agosto de 2017. Alguns dos cursos têm prazos de candidatura específicos.

 

Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?

No site de Ciências consta toda a informação respeitante aos cursos disponíveis em 2017/2018 e respetivos objetivos, áreas de especialização, coordenadores científicos, habilitações de acesso, vagas, propinas, normas gerais regulamentares, contactos e entidades responsáveis.

 

Quais os documentos a anexar à candidatura?

As candidaturas devem ser formalizadas online com o envio obrigatório dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Conclusão / Diploma de Licenciatura (exceto para alunos finalistas de Licenciatura, que terão datas especificas para entregar o documento comprovativo da conclusão do grau – candidaturas condicionais) 1 2 3 4;
  • Certificado de Disciplinas de Licenciatura 1 2 3;
  • Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (apenas para candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira) 2 3;
  • Declaração relativa ao reconhecimento do grau superior estrangeiro e da instituição de ensino superior estrangeira, emitida pela Direção Geral de Ensino Superior - DGES (apenas para candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira, fora da UE); 
  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte (facultativo) 3;
  • Carta de Motivação.

Os candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira (fora da UE), devem enviar os Certificados / Diploma visados pelo serviço consular português do país de origem ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

Sempre que os Certificados / Diploma não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

3 Os candidatos que não foram alunos da FCUL deverão trazer os documentos originais na altura da matrícula/inscrição.

 

Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?

O candidato pode enviar versão alargada ou resumida do Curriculum Vitae, desde que o mesmo faça menção às habilitações académicas e profissionais e formação complementar.

 

Os Certificados de Conclusão de Licenciatura e a de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?

Os candidatos não entregam os Certificados originais. Contudo, no ato da matrícula/inscrição devem fazer prova presencial do documentos originais, junto da Área de Estudos Pós-Graduados da FCUL, por forma a que o mesmo confirme e autentique a digitalização enviada na candidatura.

 

Qual o teor da carta de motivação?

Deve referir de forma clara e sucinta os motivos pelos quais se candidata ao curso em questão.

 

Qual o valor da taxa de candidatura?

A taxa de candidatura encontra-se fixada em 40,00Euros para a 1.ª candidatura. Caso submeta mais do que uma candidatura, o montante por cada candidatura suplementar é de 20,00Euros.

 

Como proceder em caso de candidatos cuja Licenciatura ou equivalente seja proveniente de uma instituição estrangeira (fora da UE)?

Os candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira (fora da UE) devem enviar os Certificados visados pelo serviço consular português do país de origem ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

 

Os alunos finalistas de Licenciatura podem candidatar-se a um curso de Pós-Graduação?

À 1.ª fase de candidaturas, podem candidatar-se todos os que queiram frequentar os cursos, desde concluam a Licenciatura até dia 21 de julho de 2017. Serão consideradas candidaturas condicionais de alunos finalistas de Licenciatura, desde que os mesmos concluam ou comprovem que concluíram a Licenciatura, até dia 21 de julho de 2017 e apenas aguardem a emissão do respetivo Certificado. Estes candidatos, finalistas de Licenciatura, terão de entregar/enviar na AEPG, o Certificado ou documento comprovativo da conclusão do grau até dia 21 de julho de 2017.

Os candidatos finalistas que não concluírem a Licenciatura até dia 21 de julho de 2017, não serão admitidos na 1.ª fase. Caso ainda estejam em condições de concluir a Licenciatura e entregar na AEPG o comprovativo até dia 31 de agosto de 2017, poderão candidatar-se à 2.ª fase, para os cursos com vagas disponíveis.

Não serão admitidos na 2.ª fase, os candidatos finalistas que não concluírem a Licenciatura até dia 31 de agosto de 2017.
 

Como submeter a candidatura?

O processo é efetuado online. Deve digitalizar e anexar os documentos de entrega obrigatória (só serão considerados ficheiros legíveis). No final do processo, submeter a candidatura.

 

É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?

Não são aceites candidaturas cujos documentos de entrega obrigatória estejam em falta. Exceção para os finalistas cuja Licenciatura esteja ainda em conclusão, os quais têm prazos específicos para submeter o Certificado ou documento comprovativo da conclusão do grau.

 

Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?

O pagamento deverá ser efetuado após receção de um e-mail enviado pela Área de Estudos Pós-Graduados, através das seguintes formas:

  • Referência multibanco;
  • Transferência bancária pelas ATM's, Internet ou em qualquer Agência Bancária.

Apenas no caso de ter efetuado transferência bancária, deverá submeter o respetivo comprovativo na candidatura. 

Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura e imediatamente após submissão da mesma (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase).

A taxa de candidatura pode ser paga depois?

Não são aceites candidaturas sem pagamento da taxa, no valor de 40,00Euros para a 1.ª candidatura. Caso submeta mais do que uma candidatura, o montante por cada candidatura suplementar será de 20,00Euros. 

 

A taxa de candidatura pode ser reembolsada?

A taxa de candidatura não é reembolsável. É devolvida apenas no caso do curso não se realizar, devido a número insuficiente de candidatos.

 

Quais os procedimentos associados ao pagamento da caução?

Conforme estipulado no Despacho 7686/2014, após terem conhecimento da sua admissão, os candidatos admitidos na 1.ª e 2.ª fase ficam sujeitos ao pagamento de uma caução no valor de 40,00Euros, sob pena de perderem a vaga no curso a que foram admitidos.

Efetuado este pagamento, considera-se liquidada a taxa de matrícula aquando da realização da inscrição no curso.

Prazos:

Candidatos admitidos na 1.ª fase: 5 dias úteis após a publicação dos resultados do curso.
Candidatos admitidos na 2.ª fase: 2 dias úteis após a publicação dos resultados do curso.

 

O que acontece à caução caso o curso em que fui admitido não se inicie?

Na eventualidade do curso em que o candidato foi admitido não se iniciar, a caução paga será devolvida na sua totalidade.

 

Como candidatar-se a mais do que um curso de Pós-Graduação?

A taxa de candidatura encontra-se fixada em 40,00Euros para a 1.ª candidatura. Caso submeta mais do que uma candidatura, o montante por cada candidatura suplementar é de 20,00Euros. Os candidatos que submeterem mais do que uma candidatura e forem admitidos para mais do que um curso, impreterivelmente e sob pena de não ficarem colocados, terão de informar a Área de Estudos Pós-Graduados da FCUL (candidatura-pg@ciencias.ulisboa.pt) sobre qual o curso em que se pretendem inscrever.

Prazos:

Candidatos da 1.ª fase: até dia 04 de agosto de 2017;
Candidatos da 2.ª fase: até dia 08 de setembro de 2017.

 

Como consultar os resultados das candidaturas?

Os resultados serão disponibilizados online.

 

Quais as datas de inscrição?

As datas de matrícula/inscrição para os candidatos admitidos serão divulgadas em www.ciencias.ulisboa.pt.

 

Como obter informações e esclarecer dúvidas?

Consultando o site de Ciências, onde consta toda a informação respeitante a cursos de 2.º Ciclo e Pós-Graduações não conferentes de grau.

Enviando um e-mail para a Área de Estudos Pós-Graduados, candidatura-pg@ciencias.ulisboa.pt, ou dirigindo-se às instalações da AEPG na FCUL, Edifício C5, Piso 3, Atendimento da Direção Académica, de 2.ª a 6.ª feira das 10h00 às 13h00, 3.ª e 5.ª feira das 17h00 às 18h30.