Perguntas Frequentes

 

Qual o prazo de entrega de candidaturas para o próximo ano letivo 2019/2020?
Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?
Quais os documentos a anexar à candidatura?
Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?
Os Certificados de Conclusão de Licenciatura e de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?
Qual o teor da carta de motivação?
Qual o valor da taxa de candidatura?
Como proceder em caso de candidatos cuja Licenciatura ou equivalente seja proveniente de uma instituição estrangeira (fora da UE)?
Os alunos finalistas de Licenciatura podem candidatar-se a um curso de Pós-Graduação?
Como submeter a candidatura?
É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?
Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?
A taxa de candidatura pode ser paga depois?
A taxa de candidatura pode ser reembolsada?
Quais os procedimentos associados ao pagamento da caução?
O que acontece à caução caso o curso em que fui admitido não se inicie?
Como candidatar-se a mais do que um curso de Pós-Graduação?
Como consultar os resultados das candidaturas?
Quais as datas de inscrição?
Como obter informações e esclarecer dúvidas?

 

 

 

 

 

 

Qual o prazo de entrega de candidaturas para o próximo ano letivo 2019/2020?

A 1.ª fase de candidatura aos cursos aos cursos de 2.º Ciclo e Pós-Graduações não conferentes de grau tem início a 5 de junho e termina a 12 de julho de 2019. A 2.ª fase decorre de 12 a 26 de agosto de 2019. Alguns dos cursos têm prazos de candidatura específicos.

 

Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?

No site de Ciências consta toda a informação respeitante aos cursos disponíveis e respetivos objetivos, áreas de especialização, coordenadores científicos, habilitações de acesso, vagas, propinas, normas gerais regulamentares, contactos e entidades responsáveis. Informações disponíveis em candidaturas e oferta formativa.

 

Quais os documentos a anexar à candidatura?

As candidaturas devem ser formalizadas online com o envio obrigatório dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Conclusão / Diploma de Licenciatura  (exceto candidaturas condicionais) 1 2 3;
  • Certificado de Disciplinas de Licenciatura 1 2 3 / Suplemento ao Diploma;
  • Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos, carimbados e assinados pela instituição de ensino superior (apenas para candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição de Ensino Superior, de um país fora da União Europeia) 2 3;
  • Declaração relativa ao reconhecimento do grau superior estrangeiro e da instituição de ensino superior estrangeira, emitida pela Direção Geral de Ensino Superior - DGES em Portugal (apenas para candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição de Ensino Superior, de um país fora da União Europeia);
  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte - opcional 3;
  • Carta de Motivação.

Os candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira (fora da UE), devem enviar os Certificados / Diploma visados pelo serviço consular português do país de origem ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

Sempre que os Certificados / Diploma não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

3 Os candidatos que não foram alunos da FCUL deverão apresentar os certificados originais junto da Área de Estudos Pós-Graduados da FCUL. Poderão apresentar os Certificados logo que tenham conhecimento da sua admissão ao curso e imperativamente antes da data das matrículas/inscrições, ou seja, até ao dia 09 de setembro de 2019.

 

Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?

O candidato pode enviar versão alargada ou resumida do Curriculum Vitae, desde que o mesmo faça menção às habilitações académicas e profissionais e formação complementar.

 

Os Certificados de Conclusão de Licenciatura e a de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?

Os candidatos não entregam os Certificados originais. Contudo, os candidatos que não foram alunos da FCUL, deverão fazer prova presencial dos certificados originais, junto da Área de Estudos Pós-Graduados da FCUL, para que a mesma confirme e autentique a digitalização enviada na candidatura. Poderão apresentar os Certificados logo que tenham conhecimento da sua admissão ao curso e imperativamente antes da data das matrículas/inscrições, ou seja, até ao dia 09 de setembro de 2019.

 

Qual o teor da carta de motivação?

Deve referir de forma clara e sucinta os motivos pelos quais se candidata ao curso em questão.

 

Qual o valor da taxa de candidatura?

A taxa de candidatura encontra-se fixada em 40,00Euros para a 1.ª candidatura. Caso submeta mais do que uma candidatura, o montante por cada candidatura suplementar é de 20,00Euros.

 

Como proceder em caso de candidatos cuja Licenciatura ou equivalente seja proveniente de uma instituição estrangeira (fora da UE)?

Os candidatos cuja Licenciatura ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira (fora da UE) devem digitalizar na candidatura os Certificados visados pelo serviço consular português do país de origem ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas. A tradução deve ser certificada.

 

Os alunos finalistas de Licenciatura podem candidatar-se a um curso de Pós-Graduação?

Alunos finalistas de licenciatura podem candidatar-se a cursos de 2.º ciclo e cursos não conferentes de grau, de acordo com as indicações descritas em Candidaturas condicionais.

 

Como submeter a candidatura?

O processo é efetuado online. Deve preencher todos os campos obrigatórios dos vários separadores da candidatura, digitalizar e anexar os documentos de entrega obrigatória (só serão considerados ficheiros legíveis). No final do processo, submeter a candidatura.

 

É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?

Não são aceites candidaturas cujos documentos de entrega obrigatória estejam em falta. Exceção para candidaturas condicionais em que os finalistas cuja Licenciatura esteja ainda em conclusão, têm prazos específicos para submeter o Certificado ou documento comprovativo da conclusão do grau.

 

Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?

O pagamento deverá ser efetuado após receção de um e-mail enviado da plataforma Fénix pela Área de Estudos Pós-Graduados, através das seguintes formas:

  • Referência multibanco;
  • Transferência bancária pelas ATM's, Internet ou em qualquer Agência Bancária.

Apenas no caso de ter efetuado transferência bancária, deverá submeter o respetivo comprovativo na candidatura, efetuando upload do mesmo no respetivo separador. 

Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura e imediatamente após submissão da mesma (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para candidaturas submetidas na 2.ª fase).

A taxa de candidatura pode ser paga depois?

Não são aceites candidaturas sem pagamento da taxa, nos prazos definidos, no valor de 40,00Euros para a 1.ª candidatura. Caso submeta mais do que uma candidatura, o montante por cada candidatura suplementar será de 20,00Euros. 

 

A taxa de candidatura pode ser reembolsada?

A taxa de candidatura não é reembolsável. É devolvida apenas no caso do curso não se realizar, devido a número insuficiente de candidatos.

 

Quais os procedimentos associados ao pagamento da caução?

Conforme estipulado no Despacho 7686/2014, após terem conhecimento da sua admissão, os candidatos admitidos na 1.ª fase ficam sujeitos ao pagamento de uma caução no valor de 40,00Euros, sob pena de perderem a vaga no curso a que foram admitidos.

Efetuado este pagamento, considera-se liquidada a taxa de matrícula aquando da realização da inscrição no curso.

Prazos:

Candidatos admitidos na 1.ª fase: 5 dias úteis após a publicação dos resultados do curso.

 

O que acontece à caução caso o curso em que fui admitido não se inicie?

Na eventualidade do curso em que o candidato foi admitido não se iniciar, a caução paga será devolvida na sua totalidade.

 

Como candidatar-se a mais do que um curso de Pós-Graduação?

A taxa de candidatura encontra-se fixada em 40,00Euros para a 1.ª candidatura. Caso submeta mais do que uma candidatura, o montante por cada candidatura suplementar é de 20,00Euros. Os candidatos que submeterem mais do que uma candidatura e forem admitidos a mais do que um curso, impreterivelmente e sob pena de não ficarem colocados, terão de informar a Área de Estudos Pós-Graduados da FCUL (candidatura-pg@ciencias.ulisboa.pt) sobre o curso que pretendem ingressar/inscrever.

Prazos:

Candidatos da 1.ª fase: até 07 de agosto de 2019
Candidatos da 2.ª fase: até 09 de setembro de 2019

 

Como consultar os resultados das candidaturas?

Os resultados serão disponibilizados online, na página web da FCUL.

 

Quais as datas de inscrição?

As datas de matrícula/inscrição para os candidatos admitidos serão divulgadas em www.ciencias.ulisboa.pt.

 

Como obter informações e esclarecer dúvidas?

Consultando o site de Ciências, onde consta toda a informação respeitante a cursos de 2.º Ciclo e Pós-Graduações não conferentes de grau.

Enviando um e-mail para a Área de Estudos Pós-Graduados, candidatura-pg@ciencias.ulisboa.pt, ou dirigindo-se às instalações da AEPG na FCUL, Edifício C5, Piso 3, Atendimento da Direção Académica, horários: 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feira das 10h00 às 13h00 e  4.ª feira das 13h30 às 18h30.