Passo 7 - Pagamento da 1.ª prestação de propinas

O valor total da propina pode ser liquidado de uma única vez no momento da matrícula ou em prestações de acordo com o calendário apresentado no documento recebido aquando do preenchimento de dados online e que fica permanentemente acessível aos alunos no Fénix.

A 1.ª prestação da propina é paga no dia da matrícula/inscrição, e tem o valor de 348.47€, que inclui a taxa de matrícula (40€), a taxa de inscrição e seguro escolar (25€). Deve ser paga preferencialmente utilizando a referência multibanco obtida, no Fénix, após a realização da matrícula/inscrição. Para tal deve dirigir-se a um qualquer Multibanco e efetuar o pagamento através da opção “Pagamento de Serviços”, ou se preferir através do serviço de homebanking da sua instituição bancária.

Pagamentos por cheque ou numerário, deverão ser efetuados na tesouraria do Edifício C5, piso 3, de Ciências durante a deslocação à Faculdade. A opção pelo pagamento integral da propina deve ser comunicada aos serviços académicos aquando da visita a Ciências (ver passo 8). Independentemente da forma de pagamento, os documentos contabilísticos ficarão disponíveis posteriormente na área pessoal do sistema académico Fénix.

Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina nos prazos fixados poderão pagar a importância em dívida acrescida de juros, nos termos legais, de acordo com o estipulado no artigo 29.º, alínea b) da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto. Os juros são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida. Até que ocorra a regularização do pagamento da propina em dívida, fica suspensa a inscrição do estudante e, consequentemente, fica o mesmo inibido de praticar quaisquer atos curriculares, bem como de obter certificação de informação académica correspondente ao período a que a propina em dívida se refere.

Os alunos que solicitaram bolsa terão apenas que pagar neste momento as taxas de inscrição e matrícula. Mais informações em Bolsas e alojamento.

Tabela de propinas

Concurso Nacional de Acesso: Montante de propina para alunos de 1.º ano/1.ª vez
1.ª prestação (inclui taxa de inscrição, seguro escolar e taxa de matrícula) 348,47€
2.ª prestação 130€
3.ª prestação 130€
4.ª prestação 130€
5.ª prestação 130€
6.ª prestação 130€
7.ª prestação 130€

Mais informações sobre propinas (valores, prazos e modalidades de pagamento) disponíveis aqui.

Dirija-se a Ciências (Passo 8) >>>