Parceria na Empresa

Caracteriza-se pela realização de um trabalho autónomo a realizar nas instalações da empresa, sob orientação de um profissional de informática e colaboração ao nível da co-orientação geral, por parte de um dos docentes do Departamento.

O trabalho poderá consistir na realização de um projeto ou dissertação, no âmbito da disciplina de Dissertação/Projeto de Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática, ou de outra disciplina de projeto/dissertação de um dos outros cursos de Mestrado organizados pelo Departamento de Informática.

Nesta forma de parceria, a empresa elabora uma proposta de plano de trabalhos, obrigatoriamente na área de informática, a qual, depois de aceite e enquadrada num dos dois tipos de trabalho considerados, será realizada por um ou mais alunos sob orientação de um quadro da empresa.

O orientador da empresa deverá deter formação superior em área relevante ou experiência profissional em informática (sujeito a aprovação pelo Conselho Científico). No final, poderá ser convidado a fazer parte do júri de avaliação dos alunos orientados, em provas públicas que terão lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Processo de candidatura

Independentemente de existir uma parceria, qualquer empresa ou organismo público pode submeter propostas de trabalhos autónomos a desenvolver pelos alunos de Mestrado na área de informática.

A submissão das propostas, quer seja no âmbito de parcerias ou não, é efetuada anualmente a partir de maio de acordo com o calendário estabelecido.

Submissão de propostas

Apenas as empresas com credenciais de acesso, enviadas por email às empresas registadas na nossa lista de contactos, podem submeter propostas;

As empresas que não constarem da lista de contactos e que desejarem submeter propostas devem contactar o departamento (secretariadi@ciencias.ulisboa.pt).

Elementos das Propostas

Nas propostas a submeter constam:

  • o título;
  • objetivos;
  • plano de trabalhos;
  • local de realização;
  • remuneração a atribuir ao aluno (opcional);
  • informação sobre o orientador na empresa;
  • nome do docente do departamento que acompanha o projeto (caso exista pré-acordo).

No caso de o tempo de uma parceria  comprender estágios ou projetos que se estendam para além do tempo estabelecido nos programas dos cursos (9 meses), deve ser previsto no plano a entrega de um relatório ao fim desse tempo, para ser defendido em provas públicas de Mestrado. O relatório deve descrever o trabalho até aí realizado.

Selecção de Candidatos

No caso de a proposta ser selecionada para divulgação pelos alunos e existirem manifestações de interesse de candidatos, tem lugar o processo de seleção de candidaturas pela empresa.

Se a empresa chegar a acordo com um dos candidatos tem lugar o estabelecimento de uma colaboração entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a empresa.

Formalização da colaboração

A colaboração entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a empresa é enquadrada por um protocolo de colaboração a estabelecer entre as duas partes. Este protocolo, designado por Protocolo Institucional, enquadrará todos os trabalhos que se venham a realizar no mesmo âmbito.

O Protocolo Institucional será complementado, após o início de cada trabalho, por um Acordo Específico, assinado pelos orientadores, o departamento, a empresa e o aluno.

O Acordo Específico deverá incluir obrigatoriamente um plano pormenorizado das atividades a realizar até ao final do trabalho. O plano será realizado em colaboração com o responsável pelo lado da empresa (co-orientador) e com o apoio do docente acompanhante (orientador). Só após a aprovação do plano de trabalhos pelo orientador do DI, é que este será formalmente reconhecido como trabalho da disciplina de Projeto de Engenharia Informática.

Adicionalmente, para os trabalhos que não estejam englobados numa parceria Rent-a-Team, por cada Acordo Específico, a empresa concorda em atribuir um Patrocínio ao DI, cujo valor está indexado ao valor de uma bolsa de Mestrado da FCT.

Com a submissão de uma proposta, a empresa aceita formalizar a colaboração através do Protocolo Institucional (caso não esteja um já em vigor) e, para cada trabalho, através do Acordo Específico e, para cada trabalho não englobado numa parceria Rent-a-Team, num Patrocínio ao DI.

Documentação

Apresentação do Programa de Parcerias e Submissão de Propostas

Contactos

Informação adicional pode ser obtida através do secretariado do Departamento de Informática:

E-mail: secretariadi@ciencias.ulisboa.pt
Telefone: +351 217 500 087

O responsável pela coordenação dos trabalhos autónomos no Departamento de Informática é o Prof. Luís Moniz.