Para visitar a qualquer hora

Nesta página poderás ter acesso a recursos  que demonstram a diversidade da investigação e do ensino em Ciências ULisboa.
Vídeos, sites, atividades, jogos, conteúdos, divididos por áreas científicas (Trilhos)... para que mergulhes no universo de Ciências ULisboa, sem necessidade de inscrição prévia, sem horários, sem limite de tempo, sem pressão, sem pressa.
Ao longo do dia, temos também atividades ao vivo, com vagas limitadas, cuja programação podes consultar aqui. 

Dia Aberto Ciências ULisboa - 5 de maio 2021

 

PONTO CENTRAL

 

VISITA VIRTUAL A CIÊNCIAS

Explora o campus da Faculdade numa visita virtual através do viewer 360

 

TRILHO DA BIOLOGIA

 

Cuidado que isto vai aquecer! Efeito das alterações climáticas no insecto Drosophila subobscura | Mini-palestra
Poderão os organismos adaptar-se e sobreviver ao cenário de alterações climáticas que se avizinham? A nossa capacidade de prever os efeitos futuros das alterações climáticas na biodiversidade é essencial para definir melhores estratégias de conservação. É, por isso, crucial sabermos como é que as populações podem adaptar-se ao aquecimento global. No nosso projecto utilizamos populações da mosca Drosophila subobscura, que estão a evoluir em diferentes cenários de alterações climáticas, no laboratório. Fazemos várias experiências de tolerância térmica para verificar a resistência destes organismos, tanto num cenário de aumento contínuo de temperatura, como noutro em que a temperatura é constante mas muito elevada. Para saberes mais sobre como os animais podem adaptar-se ao aquecimento global, vem assistir à nossa talk! :) 
Responsáveis: Grupo de investigação do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) 'Adaptação Local em Drosophila', (Margarida Matos, Pedro Simões, Marta Santos)

 

Experiências de trazer por casa | Vídeo de atividades
Jogos e experiências científicas interactivas.
Dinamizadora: Ana Rita Carlos (Ciências ULisboa / cE3c)

 

O MARE em 4 minutos | Vídeo 
 

Experiência de mergulho 360° na nossa costa​ (MARE) | Vídeo
Os investigadores do MARE têm muitas vezes de realizar estudos em mergulho, onde observam, medem, contam e recolhem organismos, desde as algas até aos peixes e invertebrados! Neste vídeo convidamos para uma experiencia de mergulho virtual em zonas de Portugal Continental. Basta clicarem no link e serão transportados para o fundo do mar, e ver algumas das espécies que nele habitam! Usando a app do YouTube no telemóvel é possível "apontar o ecrã" 360 graus à volta! No browser, podem usar o rato para arrastar a imagem, ou as teclas W A S D.
Responsáveis: Miguel Pais, Sofia Henriques, Marisa Batista (MARE ULisboa)  Projectos: AquaSig 3, ReefNets, FindRayShark

 

Projeto NEWCUMBER (MARE) | Vídeo 
Os pepinos-do-mar têm um elevado valor económico e estão a ser alvo de exploração excessiva. Este é um projecto que estuda a ecologia e reprodução de pepinos-do-mar em Portugal, para desenvolver mecanismos de conservação, e pretende também desenvolver a aquacultura destes equinodermes.                   

          

Alimentação do pepino-do-mar (MARE) | Vídeo 
Os pepinos-do-mar têm uma actividade imperceptível a olho nu e este vídeo, em time-lapse, acelera os movimentos, permitindo ver a forma como se movimentam e distinguir entre actividade de alimentação e deslocação.

 

O Siluro em 3 minutos (MARE) | Vídeo
O Siluro é o terceiro maior peixe de água doce do mundo. Originário da Europa central e Asiá, chegou a Portugal em 2006-2008. Este vídeo mostra a investigação que está a ser feita no âmbito do Projeto FRISK para conhecer melhor a sua distribuição em Portugal e avaliar os seus padrões de atividade e movimentos.

 

Pimpão-cinzento (MARE) | Vídeo 
Espécie invasora que chegou à Península Ibérica em 2014. Este peixe invasor da Prússia tem uma forma muito particular de se reproduzir: as suas populações são constituídas exclusivamente por fêmeas que produzem ovos clonais. Este vídeo foi produzido no âmbito do projeto FRISK que foi liderado pelo MARE.  

 

A Grande Caça aos Ovos (MARE) | Aplicação | Vídeo de apresentação
Trata-se de uma aplicação para telemóvel que vai ajudar a encontrar e identificar ovos de tubarão e raia na praia. Colabore neste projeto de ciência cidadã, no âmbito do projeto Shark Attract.

 

Projeto RESTAURA2020 (MARE) | Vídeo de apresentação 
O projeto estuda o papel ecológico e socioeconómico dos sapais, e os impactos de uma espécie não-indígena na fauna dependente do ecossistema sapal, nomeadamente nas espécies de peixe e invertebrados com elevado valor ecológico e económico.   

                                                                                               

Laboratório BIOTOX (MARE) | Mini-palestra 
Projetos de investigação em ecotoxicologia e biomonitorização marinha  desenvolvidos no Laboratório BIOTOX
Oradores: Bernardo Duarte e Vanessa Fonseca (Ciências ULisboa / MARE)

 

Do laboratório para o público | Notas de campo
Estas “Field Notes” da National Geographic têm o objetivo de sensibilizar o público de todas as idades para a necessidade da conservação do ambiente marinho e de como a investigação realizada no “RRosa Lab” (MARE / Ciências ULisboa) pode contribuir nesse sentido. 

 

Sensibilização dos jovens para consequências das alterações climáticas | Vídeo 
Trocar a sala de aula pelo Laboratório Marítimo da Guia para aprender mais sobre alterações climáticas no meio marinho (com a Câmara Municipal de Cascais).

 

Alterações Climáticas: Relações Entre Peixes Já Não São o que Eram | Reportagem da National Geographic

 

A FCUL como entidade parceira em projetos sobre Maçã de Alcobaça (PDR2020) | Apresentação em vídeo 
Os projetos têm como objetivo otimizar a fileira da Maçã de Alcobaça em termos de práticas agrícolas que permitam obter pomares de elevado rendimento com frutos de qualidade, e valorizar os resíduos das centrais de hortofrutícolas através da formação de novos produtos de valor acrescentado e da conversão bioenergética.

 

Projecto Hg-Planktartic (MARE) | Vídeo 

 

Projecto Ocean Sampling Day 2018 (MARE) | Vídeo 

 

Como é que os lípidos nos podem ajudar a resolver doenças da vinha? | Mini-palestra / Testemunho
Oradora: Ana Rita Cavaco, aluna de doutoramento em Biologia de Sistemas do programa doutoral BioSys - membro do Grapevine Pathogen Systems Lab, BioISI-DBV, Ciências ULisboa.

 

Compreender o sistema de defesa das plantas através de genómica funcional | Mini-palestra / Testemunho 
Oradora: Catarina Gouveia, aluna de doutoramento em Biologia de Sistemas do programa doutoral BioSys - membro do Grapevine Pathogen Systems Lab, BioISI-DBV, Ciências ULisboa

 

Da licenciatura ao doutoramento: a escolha de ficar e crescer na FCUL | Testemunho 
Oradora: Marisa Maia, aluna de doutoramento em Bioquímica, membro do FTICR-MS Lab e do Grapevine Pathogen Systems Lab, BioISI-DBV, Ciências ULisboa.

 

Segredos do mel | Mini-palestra 
Oradora: Alexandra Machado - aluna de doutoramento em Biologia, especialização em Biotecnologia, bolseira FCT (Refª. bolsa: SFRH/BD/117013/2016), Departamento de Biologia Vegetal, Grupo CESAM Lisboa, Ciências ULisboa.

 

The importance of forest biomass valorisation | Mini-palestra
Oradora: Cláudia Tavares - aluna de doutoramento em Biologia, especialização em Biotecnologia, bolseira FCT (Refª. bolsa: SFRH/BDE/110279/2015), Grupo CESAM Lisboa, DBV Ciências / ULisboa

 

Acacia longifolia: um anfitrião para vários convidados na simbiose | Mini-palestra 
Oradora: Joana Jesus, mestre em Microbiologia Aplicada. “Na minha dissertação de mestrado, investiguei o papel do fogo na diversidade das comunidades bacterianas presentes no interior dos nódulos da espécie invasora Acacia longifolia. Atualmente sou bolseira de investigação do cE3c no projeto R3forest”.

 

Edição Genética de Plantas na FCUL | Vídeo
Oradora: Catarina Neves, aluna de mestrado orientado por Ana Margarida Fortes; Francesco D'Agostino, Mestre e aluno Erasmus orientado por Ana Margarida Fortes (Ciências ULisboa / BioISI)

 

Acacia longifolia: nem tudo o que é bonito é bom... | Mini-palestra
Oradora: Sara Vicente, aluna do Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, especialidade em Ecologia e Biodiversidade Funcional, Bolseira FCT (PD/BD/135536/2018); Departamento de Biologia Vegetal; Grupo CESAM Lisboa; Ciências ULisboa.

 

Como planear a floresta do futuro​ (PT) | Mini-palestra 
How to plan tomorrow’s forest (ENG)​ | Mini-palestra
A cobertura florestal em zonas semiáridas fornece importantes serviços de ecossistema como a diminuição da erosão, o aumento da retenção de água, a formação de solo e ainda a produção de produtos florestais lenhosos e não lenhosos. Contudo estas florestas estão ameaçadas. Estando localizadas em áreas limitadas pela disponibilidade de água, as alterações climáticas e as mudanças de uso do solo, têm levado ao seu declínio e à falta de regeneração natural.
Este vídeo é um ponto de partida à reflexão sobre a importância de avaliar as características à escala local (micro). A quantificação da influência dos fatores locais a diferentes escalas e com continuidade espacial pode contribuir para uma melhor gestão de precisão das florestas destes ecossistemas. Utilizando este conhecimento podemos planear melhor o restauro ecológico, com maior probabilidade de sobrevivência das árvores plantadas, e regenerar, com êxito, a floresta do futuro.

 

As duas faces do nitrogénio | Vídeo
O nitrogénio é um elemento essencial à vida. Desde a descoberta da fixação do nitrogénio, para produzir fertilizantes, fomos capazes de aumentar muito a produtividade agrícola. Mas, usamos demasiado fertilizante na agricultura, e ainda libertamos mais nitrogénio através da queima de combustíveis fósseis. Todo este nitrogénio, extra, escapa para o ambiente causando problemas na Água, Ar, Gases com Efeito-de-Estufa, Ecossistemas e Solo.

 

NitroPortugal | A história do Azoto: bom em pequenino e mau em grande | Vídeo
O projeto europeu NitroPortugal promoveu uma reflexão pública sobre as duas faces do azoto – o seu papel crítico para a vida e as consequências do seu excesso no ambiente – através de diversas iniciativas, entre elas destaque para o lançamento do livro infantil “A história do azoto, bom em pequenino e mau em grande”, da autoria de Vanda Brotas, professora do Departamento de Biologia Vegetal de Ciências ULisboa e investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), com ilustrações de Rui Sousa.

 

Beagle de Darwin | Site / Histórias de investigadores
Um fórum da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva que divulga o mais recente trabalho de investigação em Biologia Evolutiva desenvolvido em Portugal, ou por investigadores Portugueses, pelo mundo fora.

 

Aves Iimícolas dos Bijagós Vídeo 
O arquipélado dos Bijagós, na Guiné-Bissau, é internacionalmente reconhecido pela sua riqueza biológica. As vastas áreas intertidais são o habitat de milhares de aves limícolas durante o período não reprodutor, aves que aqui chegam oriundas das longínquas zonas árcticas. Este projecto, visa obter um conhecimento profundo sobre a estrutura e funcionamento dos ecossistemas costeiros dos Bijagós, crucial para assegurar a conservação das aves limícolas e da biodiversidade a longo termo. O projecto reúne uma comunidade internacional de cientistas, conservacionistas, ONGs e organizações governamentais locais visando contribuir para a conscientização pública global e para o desenvolvimento de capacidades locais.

 

Caravana Agroecológica
A Caravana Agroecológica é um projeto participativo, facilitado pelo CE3C, que através de um conjunto de iniciativas estreita as relações entre produtores, consumidores e investigadores através da Agroecologia.

 

Ciências sem fronteiras
Ricardo Lima é investigador do Tropical and Mediterranean Biodiversity research group do Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o seu trabalho de investigação foca-se no estudo do impacto das atividades humanas na biodiversidade das ilhas endémicas de São Tomé e Príncipe. A primeira viagem até às ilhas verdes - onde impera o lema “leve leve” -, aconteceu há 12 anos. Desde aí, a aprendizagem tem sido contínua, assim como as descobertas. Outros estudantes e investigadores da Faculdade voaram e continuam a voar até lá, para vivenciar o fascínio das florestas tropicais com espécies únicas e muitos mistérios por revelar. No vídeo, fique a conhecer o seu trabalho.
 

Ana Rita Cavaco - Aluna de Doutoramento em Biologia de Sistemas do Programa Doutoral BioSys (membro do Grapevine Pathogen Systems Lab, BioISI-DBV) | Vídeo

Joana Frazão Figueiredo - aluna de doutoramento em Bioquímica - (membro do Grapevine Pathogen Systems Lab, BioISI-DBV) | Vídeo | VER

Gonçalo Laureano - aluno de doutoramento em Biologia - (membro do Grapevine Pathogen Systems Lab, BioISI-DBV) | Vídeo

MITE2: Multidisciplinary Investigation Targeting Ecology and Evolution
 

Unidade de Microscopia da Faculdade de Ciências da ULisboa

 

Silvana Munzi and Lourdes Morillas

Bandeira da União Europeia, com alusão ao projeto MED-N-CHANGE

 

 

 

OUTROS SITES:

CE3C | MARE | BIOISI | CESAM-CIÊNCIASCESAM - Adaptation Biology & Ecological Processes Research Group (ABEP)Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva

 

TRILHO DA ENG. GEOESPACIAL, ENERGIA E AMBIENTE E GEOFÍSICA

 

Testa o teu Conhecimento - Ciclones Tropicais e Fogos Rurais | Quizz
Terás 10 perguntas de escolha múltipla distribuídas por três níveis de dificuldade: iniciante, intermédio e avançado. Responde e vê até onde chega o teu conhecimento! Saberás se acertaste cada vez que escolheres uma resposta.
Oradores: Alexandra Hurduc, Joana Freire, Sílvia Nunes
10h00 às 17h00 | Duração: Em permanência das 10h00 às 17h00
 

Visita Virtual 3D | Aplicação | Vídeo
Apresenta o campus Ciências ULisboa em 3D com opção de localização de salas, visualização por Edifício/Pisos, além de ser possível utilizar percurso do Google StreetView, (feito apenas no Edifício C8). Conhecer a galeria de aplicações Smart Campus.  

 

Dashboard FCUL | Aplicação
Este apresenta Ciências ULisboa em números no estilo Dashboard. Conhecer a galeria de aplicações Smart Campus.

 

Conversas Energéticas
A transição energética é um dos maiores desafios da atualidade, e também um dos mais interessantes. A urgência de mudar hábitos e tecnologias leva diariamente a inovações impressionantes.
Este podcast foi criado por duas alunas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para divulgar algumas destas inovações - as dos nossos professores, no curso de Engenharia da Energia e do Ambiente.
O nosso objetivo é não só dar a conhecer estes projetos ao público, mas também ajudar a criar uma ponte entre professores e alunos, ajudando estes últimos a avaliar as suas opções futuras.

 

TRILHO DA FÍSICA

 

Atividades propostas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço:
Para saberes mais sobre este Instituto: http://www.iastro.pt

Atividades propostas pelo Centro de Física Teórica e Computacional:

Atividades propostas pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica:

 

TRILHO DA GEOLOGIA

 

Ciências na Hora H
O Professor Carlos Marques da Silva apresenta-te a Licenciatura em Geologia e as suas principais caraterísticas.

 

Desvendando o Passado da Terra - Histórias e Curiosidades (2.ª Parte)​
Uma intervenção de Carlos Marques Silva (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), no Fórum Nacional Clubes Ciência Viva na Escola (23 de janeiro de 2021)

 

Geologia de Trazer por Casa
Vídeos da autoria de Mário Cachão (Departamento de Geologia de Ciências ULisboa), no âmbito do Programa Rocha Amiga:

 

Temas de Paleontologia: 1. O que é um fóssil? | Mini-palestra
Introdução ao conceito de fóssil. O que é um fóssil? Que critérios se usam para definir um objecto geológico como sendo um fóssil? Exemplos variados.
Orador: Carlos Marques da Silva (Departamento de Geologia / Ciências ULisboa)

 

Temas de Paleontologia: 2. Somatofóssil e Icnofóssil | Mini-palestra 
Tipos de fósseis: Somatofóssil e Icnofóssil. O que são? Que informações nos dão? Exemplos de somatofósseis e de icnofósseis.
Orador: Carlos Marques da Silva (Departamento de Geologia / Ciências ULisboa)

 

Temas de Paleontologia: 3. Discutindo o conceito de Fóssil 1 | Mini-palestra
Fóssil? Sim, não e... talvez! Discutindo aspectos decorrentes do conceito de fóssil adoptado em investigação científica e na prática pedagógica no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Alguns exemplos variados em discussão.
Orador: Carlos Marques da Silva (Departamento de Geologia / Ciências ULisboa)

 

Temas de Paleontologia: 4. Discutindo o conceito de Fóssil 2 | Mini-palestra
Fóssil? Sim, não e... talvez! Discutindo aspectos decorrentes do conceito de fóssil adoptado em investigação científica e na prática pedagógica no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Alguns exemplos variados em discussão.
Orador: Carlos Marques da Silva (Departamento de Geologia / Ciências ULisboa)

 

Temas de Paleontologia: 5. O que é a Paleontologia?Mini-palestra
Paleontologia, o que é? Será apenas o estudo dos fósseis? Em que domínio científico se enquadra a Paleontologia? Na Geologia? Na Biologia? Estes são os tópicos aqui discutidos.
Orador: Carlos Marques da Silva (Departamento de Geologia / Ciências ULisboa)

 

Temas de Paleontologia: 6. Quais as suas subdivisões conceptuais? | Mini-palestra
Paleontologia, em que disciplinas se subdivide? Será apenas Paleozoologia e Paleobotânica? O que é a Tafonomia? E a Micropaleontologia e Paleoicnologia? Estes são alguns dos tópicos aqui discutidos.

 

Temas de Paleontologia: 7. História e evolução dos conceitos (1) | Mini-palestra 
Desde cedo os fósseis despertaram a curiosidade dos humanos. Será que na Antiguidade, originalmente, os “fossilis” eram vistos e entendidos do mesmo modo que hoje? Como se chegou à conclusão de que as Glossopetrae, as línguas de São Paulo, eram dentes petrificados de tubarão? Qual a contribuição dessa conclusão – de Nicolau Steno – para o estabelecimento da Geologia como disciplina científica e histórica?

 

Temas de Paleontologia: 08. Moldes internos e externos | Mini-palestra 
Em Paleontologia (fósseis) o que é um molde interno? E um molde externo? Que aspecto têm. Como se caracterizam? Curto vídeo explicativo.
 

 

TRILHO DA INFORMÁTICA

 

How Computational Semantics can Bridge Scientific Disciplines | Mini-palestra / Demonstração
Uma palestra sobre como as ciências computacionais são hoje em dia essenciais à investigação multidisciplinar nas ciências naturais.
Originalmente realizada no Ciências Research Day 2020.
Responsável: Cátia Pesquita

 

Evoluir um agente para o Super-Mario com o algoritmo M2GP | Mini-palestra / Demonstração
Esta apresentação tem como objetivo dar uma breve explicação do que é um algoritmo evolutivo e mostrar os resultados de usar o algoritmo M2GP no treino de agentes capazes de concluir níveis do jogo Super-Mario.
Responsável: João Batista (aluno de Doutoramento do Departamento de Informática)

 

PacMan Inteligente | Mini-palestra / Demonstração
Um jogo do Pacman em que foi utilizada inteligência artificial de forma ao Pacman e os Fantasmas tomarem decisões sozinhos e tentar obter o máximo de pontos possível.
Responsáveis: CADI; Projeto - Rafael Ramires, Pedro Silva, Lívio Rodrigues (Engenharia Informática);  Vídeo - Rafael Ramires, Bernardo Cabrita (Emgenharia Informática)

 

Cartas Interactiva | Mini-palestra / Demonstração
Aplicação web que permite vários utilizadores registados possam iniciar coleções diversas de cartas tendo a aplicação de suportar várias formas de angariação das mesmas como troca, leilão, sorteios ou batalha.
Responsáveis: CADI; Projeto e Vídeo: Cristiano Matias, Alexandre Ramos (Tecnologias de Informação)

 

Aplicações Móveis Android
Descritivo: "No âmbito da disciplina de Computação Móvel, do Mestrado em Engenharia Informática do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da ULisboa, os alunos desenvolvem aplicações para dispositivos Android. Nesta atividade podes visualizar várias aplicações realizadas pelos alunos, desde jogos, até aplicações didáticas sobre sustentabilidade e ambiente."
Responsáveis: Ana Paula Afonso e Tiago Guerreiro
Link dos vídeos das várias aplicações Android:

 

 

TRILHO DA MATEMÁTICA E DA ESTATÍSTICA E INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL

 

Bem-vindos ao Departamento de Matemática | Vídeo
Quem chega ao Departamento de Matemática no caminho de uma vocação, o gosto pela descoberta e  a resolução de problemas, encontra um ambiente de labor em que convergem professores, alunos e colaboradores a vários níveis.

 

Bem-vindos ao Departamento de Estatística e Investigação Operacional | Vídeo
Quem chega ao Departamento de Matemática no caminho de uma vocação, o gosto pela descoberta e  a resolução de problemas, encontra um ambiente de labor em que convergem professores, alunos e colaboradores a vários níveis.

 

Geometria Intuitiva e Interativa (Gi2) | Site com atividades
Site com secção é dedicada a atividades envolvendo a exploração de conceitos geométricos. Compreende propostas de desafios geométricos com sugestões de resolução e a descrição de experiências em aula.

 

Os azulejos e a geometria  | Vídeo
Neste filme, através da observação de padrões de azulejos e da identificação das isometrias envolvidas na sua composição, ilustram-se ligações naturais entre geometria e arte. É uma abordagem estimulante das isometrias no plano.

 

Exposição "O cálculo de ontem e de hoje" Catálogo
A exposição “O Cálculo de Ontem e de Hoje” proporciona uma viagem no tempo, mostrando uma série de ferramentas de cálculo que foram sendo concebidas, desde a antiguidade até aos nossos dias.

 

Exposição "Formas e Fórmulas" | Catálogo 
Esta exposição é uma ilustração da interação entre a Geometria e a Álgebra, disciplinas que se completam, ligando fórmulas matemáticas e modelos geométricos, objectos de uso comum e arquitetura.

 

A Geometria da arquitectura | Filme
Através de obras de arquitetos de renome como Antoni Gaudí, Felix Candela e Oscar Niemeyer, este filme pretende evidenciar a forma natural como se entrelaçam as fórmulas matemáticas, a geometria das formas e a sua concretização.

 

Curvaturas, conexidades e deformações topológicas | Filme
Neste filme pode ver-se de que modo a deformação de superfícies, através de alterações das suas curvaturas, provoca alterações das suas formas e propriedades topológicas nos espaços a várias dimensões.

 

Mappae Mundi | Site
Uma projeção cartográfica é uma representação plana da superfície da Terra que serve para desenhar mapas. Existem infinitas maneiras de representar a Terra num plano, mas todas elas distorcem a sua imagem de alguma forma. Não existe uma projeção perfeita, e a escolha de uma depende da finalidade do mapa. Com este programa é possível comparar diferentes projeções cartográficas e explorar as suas propriedades geométricas.

 

Biologia - Matemática sem fronteiras | Painéis da exposição
Esta mostra surge como um breve olhar sobre algumas das aplicações da Matemática à Biologia, exemplos de como, eliminando fronteiras, se consegue ir mais longe.

 

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa | Atividades com a RTP 
Dias Contados: 3 episódios (1º. Frio dentro de casa em Portugal e na Europa; 2º. Turismo e Cultura depois da pandemia; 3.º Quantos somos na União Europeia?)

 

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa - Entrevista dada pelo Tiago Marques (CEAUL) aos alunos da Biologia a falar sobre a Bioestatística e a Biologia
 

 

 

TRILHO DA QUÍMICA E BIOQUÍMICA

 

Imagem promocional - Trilho da química e bioquímica

 

Luzes, Câmara, Ação!
Descobre a investigação que se realiza no DQB através de pequenos vídeos

Canal de Youtube do DQB

 

 

  • A Agregação das Proteínas e o Efeito Hidrofóbico
  • A Importância dos Halogéneos nos Fármacos
  • A Polaridade Celular, a Formação dos Cílios e o Movimento das Células
  • A Química Analítica e os seus Desafios
  • A Química e os Produtos Naturais
  • Como os Seres Vivos Obtêm Energia?
  • Como podemos Desenvolver Fármacos Mais Eficazes controlando a sua Forma Cristalina?
  • Determinação das Propriedades dos Fluidos para Aplicação a nível Industrial
  • Epilepsia - Estudo das Membranas Lipídicas
  • Fibrose Quística sob o Microscópio
  • Materiais Porosos para Aplicação em Cicatrização
  • Modelação Molecular de Proteínas
  • Nanomateriais Ativados pela Luz Solar na Degradação de Poluentes
  • Novas Substâncias Psicoativas
  • Novos Fármacos para Tratamento da Fibrose Quística
  • O que são Carvões Ativados?
  • Os Metalofármacos serão a aposta para a Terapia do Cancro?
  • Podemos utilizar a Biomassa para produzir Materiais Úteis?
  • Propriedades Termofísicas de Líquidos Iónicos para Aplicação em Refrigeração
  • Qual a Importância dos Açúcares na Atividade Imunológica?
  • Química Computacional como Contributo para a Química Verde
  • Sabias que podes Ser um Investigador?
  • Uma Química Tecnológica Investigadora
  • Ups! Como Desapareceu o Corante?

Disponibilização de diversos conteúdos relativos à investigação no departamento podem ser vistos no canal de Youtube do DQB. Estes conteúdos podem ser visitados em qualquer momento pelos interessados.

 

DESAFIA-TE! MUDA o MUNDO!
Vem conhecer a Licenciatura em Química Tecnológica e ouvir os testemunhos dos alunos atuais e dos antigos.| Vídeo
 

A Química Tecnológia em Ciências | Vídeo
Sabia que o curso de Química Tecnológica de Ciências é único no país há mais de 35 anos? O sucesso desta área de formação tem sido a forte base científica e as capacidades tecnológicas adequadas ao desempenho de uma atividade profissional dirigida fundamentalmente para a indústria química e associadas.  No vídeo a seguir apresentado fique a conhecer mais pormenores do curso

 

Flash Mob Ciências | Ano Internacional da Tabela Periódica 2019 | Vídeo
No dia 29 de janeiro várias instituições portuguesas comemoram os 150 anos da Tabela Periódica com a formação de tabelas periódicas humanas no Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Aveiro, Vila Real, Évora, Tomar, Funchal, Covilhã e Faro. Em Ciências ULisboa realizou-se uma flash mob no exterior do edifício C8, envolvendo alunos, professores e outros funcionários, uma verdadeira Tabela Periódica Humana, com filmagem aérea e térrea, ao som da música de Los Manitos e Mastiksoul e com coreografia de Iza da Costa e Neusa Santiago.

 

Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019) YPT2019 @ Ciências ULisboa | Mini-palestra
Oradora: Ana Mourato (Departamento de Química e Bioquímica), no âmbito do Congresso de Comunicação de Ciência SciComPT 2020 (Online).

 

 

TRILHO DA HISTÓRIA E DA CIÊNCIA

 

The ERC RUTTER project | Site
Funded by the European Research Council, aims at using nautical rutters (sailing directions) and ship’s logbooks of the Early Modern period to write  a narrative of the scaling up of a scientific description of the earth in the sixteenth and seventeenth centuries, from the lived experience of  traveling and observing the earth in long-distance sea voyages.
Here we present interviews, talks and other dissemination activities recorded during the first 18 months of duration of the project.