Pan-European Seal Programme: Inscrições 2021-2022

Fotografia e testemunho de participante

Quer ser um dos candidatos de CIÊNCIAS ULISBOA ao Pan European Seal Professional Traineeship Programme (PES)?

Em que consiste:

O programa oferece estágios remunerados no EPO e no EUIPO. A experiência tem a duração de 12 meses, de 16 de setembro de 2021 a 15 de outubro de 2022.

Os estagiários são integrados nos departamentos do EUIPO, de Alicante, ou do EPO, de Munique, desenvolvem trabalho de equipa e contam com um sistema de supervisão.

Para além disso têm ainda a oportunidade de exposição a uma experiência de trabalho multicultural e acesso a:

• Formação online:
  1. Cursos de PI e outros temas disponíveis;
  2. Portal de aprendizagem;
  3. Cursos de idiomas online;
  4. Webinars e eventos.
  • Outras atividades:
  1. Programa de orientação dos estagiários;
  2. Cursos presenciais de idiomas;
  3. Conferências e eventos.

A quem se destina:

O programa está aberto aos estudantes finalistas de Licenciatura, Mestrado e estudantes regularmente inscritos em Doutoramentos (EUIPO), e a estudantes que tenham obtido algum destes graus, no máximo até há 2 anos (EPO), desde que propostos pelas instituições parceiras do Programa.

Áreas técnicas:

As áreas de formação são variadas, e enquadram-se nas principais valências de CIÊNCIAS ULISBOA.

Consulte a lista de áreas de formação do EPO em EPO Pan-European Seal-General Instructions Guidelines 2021 e do EUIPO em EUIPO Pan-European Seal-General Instructions Gudelines 2021.

Quais os critérios de elegibilidade:

1. Ser nacional de um Estado-Membro da União Europeia ou estados candidatos a membros (requisito EPO e EUIPO). O EUIPO aceita candidatos de outras nacionalidades, mas dará preferência a candidatos da União Europeia;
  2. Ser estudante de uma das áreas de estudo referidas;
  3. Ser detentor de comprovativo de aluno finalista de licenciatura ou mestrado do ano letivo 2020/21 (requisito EPO e EUIPO); ou, se recém-graduado, ser detentor de certificado de conclusão de licenciatura ou de mestrado, com data de conclusão igual ou inferior a 2 anos à data desta pré-seleção (requisito EPO). No caso de ser estudante de Doutoramento, ser detentor de comprovativo de inscrição no ano letivo 2020/2021 (requisito EPO);
  4. Nível mínimo de B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, numa das seguintes línguas: Alemão, Inglês ou Francês (requisito EPO e EUIPO);

5. Ser detentor de uma carta de recomendação de um docente do ciclo de estudos respectivo.

Como pode participar:

Entre 12 e 26 de fevereiro pode inscrever-se aqui (formulário) para participar no processo de pré-seleção de CIÊNCIAS.

Os resultados do processo de pré-seleção serão comunicados aos candidatos até 4 de março.

Os candidatos pré-selecionados por CIÊNCIAS ULISBOA terão entre 9 e 31 de Março para submeterem a sua candidatura nos site do EPO e do EUIPO

Documentos úteis:

EPO Pan-European Seal - General Instructions Guidelines 2021