Existem diversas atividades decorrentes do envolvimento direto dos investigadores, algumas de natureza científica dircta, outras de dinamização do funcionamento da própria comunidade científica nacional e internacional. Refiram-se, por exemplo:
-
a organização de congressos, conferências e workshops, escolas de verão, etc;
-
a gestão dos financiamentos decorrentes de prémios científicos;
-
a gestão de financiamentos decorrentes de mecenato científico;
-
os financiamentos oriundos do Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC) da FCT;
-
os financiamentos associadas à cooperação bilateral organizada pela FCT.
Com exceção dos projetos financiados por mecenato - que devem ser obrigatoriamente apresentados e geridos pela FCUL, através da Unidade de I&D e Inovação - todos os outros podem ser geridos pela FFCUL, através do seu Núcleo de Prestação de Serviços.
Mecenato
A Fundação da FCUL não pode ainda aceitar qualquer financiamento ao abrigo da Lei do Mecenato, estando em curso iniciativas neste sentido junto da FCT.
Organização de Conferências
A organização de congressos, reuniões científicas ou eventos do mesmo tipo faz parte da vida científica das equipas de investigação da FCUL. O número, dimensão e complexidade deste tipo de eventos tem aumentado, pelo que a Fundação reforçou a sua intervenção para apoiar as equipas organizadoras, melhorar a qualidade do serviço e fazer face a uma cada vez maior variedade de solicitações.
Antes de ser enviada para os participantes qualquer informação sobre um evento, o investigador responsável deverá reunir com o Núcleo de Prestação de Serviços da Fundação de modo a esclarecer e ver esclarecidas todas as dúvidas que a FFCUL e Investigador Responsável possam ter. É entregue ao IR uma ficha Registration Form modelo, que poderá ser adaptada às especificidades do evento.
As Registration Form, à medida que forem sendo rececionadas pelos organizadores, devem ser entregues à FFCUL, com o respetivo comprovativo de pagamento (quando aplicável), sob pena da mesma poder não ser considerada. A Fundação garante a atualização contínua do ficheiro de participantes e montantes pagos por cada um.
Nos casos em que seja necessária a emissão prévia de uma fatura, os participantes devem fazer o pedido junto dos organizadores, que o devem reencaminhar para a Fundação, com os dados completos que pretendem ver refletidos na referida fatura, tais como a designação social, morada e número de contribuinte.
Nas restantes situações, as venda-a-dinheiro serão emitidas após o pagamento de cada inscrição, sendo as mesmas, em regra, entregues no decorrer do evento.
Certificados de Participação
A FFCUL pode proceder à emissão de certificados de participação. É necessário que, atempadamente, o respetivo formato e marcas gráficas sejam especificados pela comissão organizadora.
Meios de Pagamento
A FFCUL não aceita pagamentos por PayPal.
Os meios de pagamento, através dos quais poderão ser efetuadas as inscrições, são os seguintes:
-
Transferência bancária: (se houver qualquer custo associado a esta operação, o mesmo será suportado pelo respetivo Centro de Custo)
-
Cartão de Crédito: A Fundação apenas aceita Visa ou Master Card (não aceita American Express). Para pagar por cartão de crédito, cada participante deve facultar a seguinte informação:
-
Nome do titular do cartão;
-
Número do cartão;
-
Código de segurança CVV (constante no verso do cartão)
-
Quantia que pretende que seja debitada no seu cartão;
-
Data de expiração do cartão
Qualquer custo associado a uma operação deste tipo será suportado pelo Centro de Custo associado à organização do evento.
-
Cheque: terá, obrigatoriamente, que ser emitido à ordem de Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ser enviado ao cuidado de Humberto Coito.
-
Pagamentos em numerário: acontece com alguma frequência, que nos dias em que decorre o evento, a inscrição seja paga, localmente, em numerário. Nestes casos, a totalidade da verba deve ser entregue à FFCUL para que seja possível emitir as respetivas venda-a-dinheiro e/ou fatura.
Complementaridade de financiamentos
Pode acontecer que o financiamento dos eventos seja garantido, além das inscrições, por patrocínios ou donativos:
-
Patrocínios: Nos termos do Código do IVA, os patrocínios são atos comerciais (intenção comercial ou promocional por parte do doador) com contrapartidas substanciais, e são operações faturadas e tributadas em sede de IVA à taxa legal em vigor.
-
Donativos (não ao abrigo da Lei do Mecenato) Tratando-se da atribuição de uma verba por um doador sem quaisquer contrapartidas, não haverá lugar a tributação em sede de IVA. Para o efeito, a FFCUL emite apenas um recibo pró-forma para formalizar a respetiva operação.
Deve ser a entidade financiadora e definir claramente a natureza do apoio que atribui.
Fundo de Apoio à Comunidade Científica
No caso de se beneficiar do Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC), gerido pela FCT, a Fundação tem 60 dias depois do final do evento para enviar o relatório financeiro discriminando a utilização de todo o financiamento recebido e todas as despesas pagas.
Todas as faturas pedidas por participantes durante as inscrições terão de ser liquidadas, ou em último caso, o respetivo custo assumido para o projeto, antes dos 60 dias concedidos pela FCT. Só perante estes requisitos, o relatório poderá ser enviado.
É importante referir que o financiamento do FACC pode ter de ser devolvido total ou parcialmente se a FCT assim o exigir, depois de analisar o relatório financeiro.
Certificados de Participação
A pedido do Investigador, a FFCUL pode proceder à emissão de certificados de participação. Para isso, deve o investigador responsável definir atempadamente o formato e simbologia que deve constar do documento.
Prémios
Os prémios podem ser livremente geridos pelo investigador premiado.
A abertura de um centro de custo está apenas dependente da entrega do documento que atribui o prémio.
Não há nestes casos lugar à retenção de gastos gerais.