Outras Áreas de Atividade

Para além do campo clínico, o GAPsi intervém ainda em outras áreas, desenvolvendo várias atividades com relevância para a FCUL. De entre estas, destacamos as seguintes:

 

Implementação do projeto PAF (Programa de Adaptação à Faculdade)

PAF é um projeto de mentorado que visa o acolhimento e integração dos novos alunos na FCUL. Atualmente, o PAF está a ser desenvolvido junto do Departamento de Geologia, do Departamento de Informática e dos alunos estrangeiros em programas de mobilidade na FCUL (ex: alunos Sócrates), sendo que num futuro próximo é intenção do Conselho Diretivo da FCUL e do GAPsi alargarem a sua cobertura a todas as licenciaturas.

 

Programa “Aprender com Sucesso”  
Este programa destina-se a alunos do 1º ciclo da Faculdade de Ciências. Tem como objetivo a promoção do conhecimento dos fatores que influenciam o sucesso académico e a aquisição de estratégias mais eficazes.

 

Programa PhD - Contagem Final
O PhD - Contagem Final é um programa que procura ir de encontro às necessidades vivenciadas pelos alunos com dificuldades em concluir o doutoramento. 

 

Promoção de Palestras com temáticas relativas a questões do foro psicológico suscetíveis de afetarem os alunos do ensino superior em geral e os da FCUL em particular.

 

Realização de Palestras e Workshops  sobre temáticas que se prendem com a integração dos recém-licenciados no mercado de trabalho. Nestas formações são trabalhados aspetos ligados ao Recrutamento e Seleção e à Gestão de Recursos Humanos.

 

Colaboração com a Associação de Estudantes, nomeadamente através da elaboração de textos de informação e autoajuda, versando temáticas relevantes para os estudantes da FCUL. São ainda estabelecidas cooperações pontuais em outras questões.

 

Membro da Comissão de Acompanhamento dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais. A Comissão de Acompanhamento foca a sua atenção no desenvolvimento de iniciativas que visem a melhoria das condições educativas e de vivência dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

 

Implementação do Programa de Voluntariado que enquadra o trabalho de estudantes da FCUL no apoio a colegas com necessidades educativas especiais.

 

Participação no BAES (Biblioteca Aberta do Ensino Superior), que visa a adaptação de materiais bibliográficos em formato alternativos, que é disponibilizado na Internet para alunos com Necessidades Educativas Especiais.

 

Participação na RESAPES (Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior), no âmbito da colaboração e partilha de experiência com serviços similares, quer em instituições de ensino superior nacional, quer em universidades estrangeiras.

 

Colaboração com estruturas internas da FCUL ao nível do Recrutamento e Seleção de novos colaboradores.

 

Colaboração com os órgãos centrais da FCUL ou outras estruturas internas, tendo em vista a prestação de apoio em vertentes que se relacionam com o contexto de intervenção do GAPsi.

 

Realização de projetos de investigação aplicada, visando o estudo de temáticas relacionadas com o apoio psicopedagógico. O objetivo é o de validar e otimizar a intervenção prestada pelo serviço.

 

Psicologia Educacional: Visa o apoio e prevenção ao nível das seguintes áreas – desenvolvimento, aprendizagem, aconselhamento vocacional, relacionamento interpessoal, adaptação emocional e comportamental e a saúde em contexto educacional.