Competências Transversais para a Empregabilidade

Departamento: Outro
Carga horária: TP: 3:00 h;
Área Científica: Formação Cultural, Social e Ética;

As competências transversais são uma componente fundamental da formação, com o mercado de trabalho a identificar componentes do “saber ser” como fundamentais à integração e sucesso profissional. O objetivo desta disciplina é o de promover o desenvolvimento de competências transversais relevantes para a empregabilidade, colocando os estudantes em contacto com a abordagem aos temas dada por docentes convidados, na sua maioria quadros de empresas associados à SHARE- Associação para a Partilha do Conhecimento.

Sem pré-requisitos

Os conteúdos são compostos por diferentes temáticas da área das competências transversais consideradas pelo mundo empresarial como relevantes para a adaptabilidade, produtividade e sucesso laboral. Neste sentido, os tópicos abordados são apresentados numa lógica sequencial, iniciando-se com a preparação para o processo de seleção, passando posteriormente para aspetos relevantes para a integração profissional e terminando na abordagem de competências de negócio.

Componente Teórica-Prática

1-      O que pensam os empregadores e a importância das soft-skills na empregabilidade.

2-      Como valorizar o CV e a carta de apresentação.

3-      A importância das entrevistas no primeiro emprego.

4-      Marketing pessoal.

5-      Melhorar a Comunicação pela Assertividade.

6-      Gestão do Tempo.

7-      Estratégias negociais.

8-      Direção de reuniões e de atividades de grupo.

9-      Falar em público e preparação de apresentações eficazes.

10-   Os sistemas de informação na otimização das atividades de gestão.

11-   Aspetos importantes dum plano de investimento e da sua implementabilidade.

12-   Atividade comercial: O que significa, como aprender e o que pode proporcionar a um(a) aluno(a) com licenciatura/mestrado esta atividade profissional.

13-   Mesa redonda sobre a área comercial e histórias profissionais de sucesso.

Componente Prática

Não se aplica

São facultados aos alunos artigos ou outro tipo de textos relevantes para as temáticas abordadas.

As aulas funcionam como uma oficina, onde cada temática curricular é abordada de uma forma teórica e prática. Pretende-se, com esta metodologia, elevar a participação de todos, gerar um debate alargado sobre temas e promover a implementação de um trabalho de colaboração no contexto de sala de aula.

1-        Realização dos trabalhos propostos ao longo do semestre. Para obter aprovação, todos os trabalhos têm que ser entregues e a média ponderada dos mesmos deverá ser superior a 10 valores.

2-        Para obterem aprovação, os alunos têm que estar presentes em cerca de 80% das aulas (o que corresponde à possibilidade de faltarem a 3 aulas).