Oferta Formativa - Sinopse

Carga horária: TP: 2:30 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Ciências do Ambiente;

Objetivos da Unidade Curricular

O curso tem como objectivo fornecer aos alunos os conceitos e ferramentas analíticas necessárias para o desenvolvimento e análise crítica de programas de mitigação e adaptação às alterações globais e uso sustentável de recursos naturais. Após conclusão desta disciplina os alunos terão (i) conhecimentos avançados sobre as causas, dimensões, mecanismos e tendências dos processos de alteração climática relevantes para a gestão de recursos naturais, e (ii) capacidade para aplicar conceitos e abordagens de planeamento científico no desenvolvimento de estratégias de adaptação e mitigação dos riscos associados às alterações globais.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

A questão energética à escala global e a dependência atual dos combustíveis fósseis. A questão energética e as alterações climáticas.O sistema climático e os seus subsistemas. Causas da variabilidade climática. Mitigação e adaptação às alterações climáticas. Eficiência energética e energias renováveis à escala global, Europeia e Nacional. Quadro internacional de mitigação e mitigação às alterações climáticas. O mercado do Carbono. Vulnerabilidades, impactos e medidas de adaptação às alterações climáticas à escala global,  na Europa e em Portugal. Cenários socioeconómicos e climáticos futuros.

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica-Prática

Recomendada