Estudos Avançados em Biologia da Conservação II: Métodos Integrados da Biologia da Conservação

Departamento: Biologia Animal
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;

Nesta disciplina os alunos integrarão a informação lecionada em disciplinas anteriores e resolverão problemas aplicados a diferentes situações comumente apresentadas aos profissionais em Biologia da Conservação. Os alunos completarão pelo menos três trabalhos de natureza interdisciplinar e integrativa, focando: i) a gestão de populações na natureza; ii) a gestão de populações em cativeiro; iii) o desenho e ordenamento de áreas protegidas.

Sem pré-requisitos

Gestão de populações ameaçadas na natureza – elaboração de uma Análise de Viabilidade Populacional.

Gestão de populações em cativeiro – Definição da gestão genética de uma população ameaçada.

Estabelecimento e gestão de áreas protegidas – Análise “GAP”; identificação de corredores ecológicos com recurso a SIGs.

1.    Noções de demografia e de estrutura populacional. Noções de genética da conservação. Impacto de factores de ameaça. Impacto de factores estocásticos. O vórtice de extinção. População mínima viável – importância de factores demográficos, genéticos e ambientais para o risco de extinção.

2.    Gestão genética de populações ameaçadas. Análise de pedigrees. Número e características genéticas dos fundadores. Definição de estratégias para a conservação de populações que tenha em conta a variabilidade genética.

3.    População mínima viável e área mínima necessária para a manutenção de uma população. Diferentes arranjos populacionais: metapopulações, “source/sink”, etc. Tipologias de área protegida. Fragmentação e efeitos de orla. Gestão de habitats para a conservação de espécies e comunidades.

Componente Prática

Realizar uma análise de viabilidade populacional (PVA): software VORTEX. Aprendizagem de softwares que realizam estimativas da variabilidade genética a partir de Studbooks – GENES (Software package for genetic analysis of studbook data) e PM2000 (Population Management 2000) - treino com uma população definida pelos alunos. Definição de planos de gestão para a geração seguinte.

Realizar uma análise GAP (identificação de falhas numa rede de áreas protegidas) com recurso a instrumentos SIG.

Lacy, R. C., and Ballou, J.D. 2002. Population Management 2000. Chicago Zoological Society, Brookfield, IL.

Lacy, R.C., and Pollack, J.P. 2014. VORTEX: a Stochastic Simulation of the Extinction Process. Version 10.0. Chicago Zoological Society. Brookfield, Illinois, USA.

Primack, R.B. 2014. Essentials of Conservation Biology. 6th Edition. Sinauer Associates. Sunderland, MA U.S.A.

Apresentação dos conteúdos com exposição aberta e projeções ilustrativas.

As aulas práticas incluem a realização de trabalhos sobre dados fornecidos pelos docentes e sua apresentação final em forma de relatório.

A U.C. é avaliada pela realização de três trabalhos, com igual peso na nota final.

Português e inglês