Estudos Avançados em Biologia da Conservação I: Ecologia Tropical

Departamento: Biologia Animal
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;

O curso tem como objectivo introduzir os alunos aos processos fundamentais e aos grupos de organismos mais importantes dos ecossistemas tropicais, com particular ênfase nas florestas tropicais. O curso visa explorar a diversidade de vida e complexidade das interacções entre plantas e animais nos ambientes tropicais. Além disso, o curso pretende fornecer aos alunos um bom conhecimento das ameaças atuais aos ecossistemas tropicais. Através de um seminário de literatura os alunos podem adquirir uma boa visão geral sobre tópicos atuais na área de ecologia tropical e através de trabalhos escritos podem ganhar prática em trabalhar com a literatura e no desenvolvimento de uma proposta para um projecto de investigação.

Sem pré-requisitos

(1) distribuição e características mais importantes dos diferentes ecossistemas tropicais

(2) teorias existentes relativamente à origem e manutenção da diversidade tropical

(3) diversidade de plantas e animais tropicais e das suas adaptações ao ambiente

(4) factores ecológicos que influenciam a distribuição de organismos tropicais

(5) história de vida de animais tropicais e de interacções animal-planta (herbivoria, dispersão de sementes, polinização)

(6) funcionamento de uma floresta tropical (dinâmica florestal, ciclagem de nutrientes etc.)

(7) ameaças antropogênicas à biodiversidade tropical, como as espécies tropicais são afectadas por elas, e implicações para a sua conservação; impacto de alterações no uso de solo no funcionamento do ecosisstema

O curso é dado em forma de uma série de aulas teóricas onde os alunos vão ganhar conhecimento:

(1) da distribuição e das características mais importantes dos diferentes ecossistemas tropicais

(2) das teorias existentes relativamente à origem e manutenção da diversidade tropical

(3) da riqueza e diversidade de plantas e animais tropicais e das suas adaptações ao ambiente

(4) dos factores ecológicos que influenciam a distribuição de organismos tropicais

(5) da historia de vida de animais tropicais e de interacções animal-planta (herbivoria, dispersão de sementes, polinização)

(6) do funcionamento de uma floresta tropical (dinâmica florestal, regeneração, ciclagem de nutrientes, resposta à perturbação etc.)

(7) das ameaças antropogênicas à biodiversidade tropical (perda de habitat, fragmentação, intensificação de agricultura, urbanização, alterações climáticas), como as espécies tropicais são afectadas por elas, e implicações para a sua conservação; impacto de alterações no uso de solo no funcionamento do ecosisstema.

As aulas teóricas são complementadas por um seminário de literatura onde são discutidos artigos recentes dentro da área de ecologia tropical.

Os alunos terão de fazer dois trabalhos escritos, uma revisão de literatura relativamente a um tópico da sua escolha dentro da área de ecologia tropical, e uma proposta de investigação onde aprendem a desenvolver um projecto.

Kricher, J. (2011) Tropical Ecology. Princeton University Press.

Ghazoul, J., Sheil, D. (2010) Tropical rain forest ecology, diversity, and conservation. Oxford University Press, New York.

Primack, R.B., Corlett, R.T. (2011) Tropical Rain Forests: An Ecological and Biogeographical Comparison. 2ndedition. New York: Blackwell.

Sodhi, N.S., B.W. Brook & C.J.A. Bradshaw. (2007) Tropical Conservation Biology. Blackwell, Oxford, UK. 332 pp.

Carson, W.P. and S.A. Schnitzer, Editors (2008) Tropical Forest Community Ecology. Blackwell Publishing, Oxford. 517 pp.

Whitmore, T. C. (1998) An introduction to tropical rain forests. 2nd ed. Oxford University Press.

Aulas teóricas, seminários, apresentações de investigadores convidados

Exame escrito no final do curso e dois trabalhos escritos (proposta de projecto e revisão de literatura)