Oferta Formativa - Sinopse

Ecologia e Conservação de Aves

Código: 465202
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 6
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

Dar bases metodológicas para o estudo da Ecologia e Conservação de Aves, incluindo a caracterização das comunidades, a quantificação das populações, estudo da dieta e dos movimentos populacionais.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

1. Inventários de Diversidade de Aves

2. Quantificação das populações de aves

3. Análise da dieta de aves

4. Rádio marcação (radio-tagging)

5. Conservação e gestão de espécies ameaçadas

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

1. Inventários de Diversidade de Aves

1.1 Introdução, 1.2 Planear a recolha de dados, 1.3 Encontrar as aves, 1.4 Estandardizar o esforço por tempo e espaço, 1.5 Estandardizar o esforço usando o método “McKinnon’s list”, 1.6 Atlas de distribuição. 1.7 Estimar e comparar a riqueza em espécies de comunidades.

2. Quantificação das populações de aves

2.1 Introdução, 2.2 Técnicas de amostragem, 2.3 Métodos de Contagem, Método dos mapas, Métodos de transectos lineares, Métodos de transectos pontuais (pontos). Registo de observações, Diferenças de detectabilidade, Transectos vs Pontos, Estimativas de densidade usando pontos e transectos. Técnicas baseadas na captura de aves (incluindo captura/recaptura), Técnicas específicas.  2.4 Conclusões.

3. Análise da dieta de aves

4. Rádio marcação (radio-tagging)

4.1 Introdução, 4.2 Sistema tradicional VHF, 4.3 Por satélite (Argos Data Collection System), utilizando o efeito Doppler, 4.4 Com utilização de GPS, 4.5 Limitações gerais da rádio-marcação, 4.6 A alternativa dos Datallogers.

5. Conservação e gestão de espécies ameaçadas

5.1 Processo de recuperação de espécies, 5.2 Tipos de acções de gestão.
(Nota: esta parte da matéria será ministrada principalmente através de conferencias de especialistas convidados)

 

Componente Teórica-Prática

N/A

 

Componente Prática


Na componente prática da disciplina os alunos têm oportunidade de aplicar técnicas de estudo das aves apresentadas nas aulas teóricas, e tomam contacto com projectos de investigação e conservação de aves. Este trabalho é desenvolvido no laboratório e durante uma saída de campo com vários dias de duração. É realizado por objectivos, que vão sendo apresentados aos alunos ao longo do curso.

 

Bibliografia

Recomendada

Sutherland, W.J., Newton, I., Green, R.H. 2004. Bird Ecology and Conservation: a handbook of techniques. Oxford Univ. Press. 386 pp.


Gill, F.B. 2007. Ornithology, 3rd Edition. W.H.Freeman & Co. 758 pp.

 

Outros elementos de estudo

São entregues aos alunos artigos científicos sobre alguns dos temas abordados no curso.

The students will receive scientific papers on some of the topics presented in the course.

 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas sobre metodologias utilizadas para estudar aves e obter dados importantes para a sua conservação. Os fundamentos teóricos dos métodos são explicados e discutidas as limitações e vantagens de cada. Metodologias descritas são ilustradas com projectos apresentados pelo professor e por conferencistas convidados. Nas práticas são apresentados aos alunos objectivos específicos, que eles atingem com técnicas abordadas no curso, trabalhando no laboratório e no campo.

 

Métodos de Avaliação

A avaliação é feita através de um exame teórico (70%) e de relatórios que os alunos vão entregando ao longo do curso (30%), focados nos objectivos que lhes são apresentados.



 

 

Língua de ensino

Português