Seminários em Ecologia Marinha

Departamento: Biologia Animal
Carga horária: TP: 2:30 h; OT: 0:30 h;
Área Científica: Biologia;

O objectivo do curso é contribuir para que os alunos possam aprofundar conhecimento na área da Ecologia Marinha e desenvolver competências para comunicar ciência para diferentes públicos, incluindo a apresentação de seminários para pares e elaboração de diferentes formas de divulgação científica para audiências sem formação científica específica.

No final, os alunos devem ter a capacidade de apresentar e discutir publicamente um tema no âmbito da Ecologia Marinha. Para isso terão que seleccionar e sintetizar os tópicos mais importantes sobre o tema escolhido, apresentá-los de forma clara e integrada, e contribuir para a discussão dos temas apresentados pelos colegas. Devem ainda ser capazes de elaborar conteúdos de divulgação científica sobre Ecologia Marinha, adequados a públicos-alvo seleccionados.

Sem pré-requisitos

A disciplina foca-se em questões relevantes no âmbito da Ecologia Marinha, preferencialmente temas da actualidade que sejam preocupações ambientais/temas de fronteira e, necessariamente, alvo de investigação relevante.

A discussão dos temas basear-se-á nas apresentações efectuadas por docentes e investigadores da faculdade, que irão falar sobre a investigação que estão a desenvolver, e por cientistas convidados, externos à faculdade. Diferentes formas de comunicação apresentadas pelos alunos, tendo como suporte leituras prévias, também farão parte do curso.

Os temas seleccionados para o ano letivo de 2015-2016 incluem:

O mar português na perspetiva da ciência e da estratégia
-  Estratégia científica-desafios.
-  O nosso mar e a extensão da plataforma continental – questões económicas versus soberania.
-  A economia do mar e a integridade dos ecossistemas.

Conflitos entre conservação e exploração de recursos
-  O corvo-marinho-de-faces-brancas.
-  Conflitos entre as pescas e a conservação.
-  Panorâmica internacional e medidas de gestão.

Efeitos das alterações climáticas nos ecossistemas marinhos
-  Alterações da fisiologia dos organismos.
-  Impactos nos ecossistemas.
-  A lula-de-humboldt como caso de estudo.

´Migrações em meio marinho
-  Causas e tipos.
-  Mecanismos de migração e orientação.
-  Ameaças à migração.

Ecologia de peixes intertidais
-  Estratégias reprodutivas e comportamentais de Lipophrys pholis.
-  Efeitos de alterações climáticas em espécies não residentes,
-  A importância das espécies residentes como sentinelas de alterações climáticas.

O papel das ONGs na gestão sustentável das pescas
-  Redução de impactos
-  Reciclagem de redes de pesca.
-  Valorizar produtos da pesca.

Os alunos poderão, no entanto, sugerir temas adicionais no início do ano, mas estes terão de ser sujeitos a aprovação pelos docentes.

As aulas teórico-práticas constarão de:

Sessões de debate na sequência dos seminários temáticos apresentados. Aprendizagem de diversas formas de divulgação e comunicação científica, incluindo folhetos de divulgação, comunicados de imprensa, artigos para blogue, comunicações científicas orais e em forma de painel, etc.

Anónimo. (s/data). Beyond scientific publication: strategies for disseminating research findings. Yale Center for Clinical Investigation, 22 pages.

Lange, P. 2008. How to write a scientific paper for a peer reviewed journal. In T.F. Babor, K. Stenius, S. Savva & J. O’Reilly (eds.). Publishing addiction science: a guide for the perplexed. International Society of Addiction Journal Editors, ISAFE, 69-81.

As apresentações dos seminários são colocadas na plataforma Moodle.

Serão fornecidos artigos científicos e outros documentos em formato pdf, de acordo com os tópicos seleccionados.

Aulas teóricas – Seminários para apresentação dos conteúdos programáticos.

Aulas Teórico-Práticas – Debates sobre os conteúdos programáticos, moderados pelos docentes; Pesquisa bibliográfica, leitura de documentação científica sobre diversos tópicos na área da Ecologia Marinha, realização de vários trabalhos de grupo e preparação dos seminários individuais.

Os alunos serão apoiados pelos docentes durante a execução dos seus trabalhos individuais e de grupo.

Trabalhos de grupo (folheto de divulgação, comunicado de imprensa, artigo para blog, comunicações orais e em forma de painel, entre outros) - organização, conteúdo, clareza e originalidade do meio de comunicação (50%);

Seminário final (apresentação em Powerpoint) – Seleção do tema, realização de sinopse, organização, conteúdo, clareza e fluência da exposição, capacidade de discutir o tema, bem como a participação em outras discussões (50%);

A língua de ensino será o português. No entanto, a maioria dos artigos científicos estão escritos em inglês.