Seminários em Biologia da Conservação
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
Carga horária: TP: 2:30 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;
Objetivos da Unidade Curricular
Pretende-se que os alunos façam a apresentação pública de um tema escolhido no âmbito da área da Biologia da Conservação, com o apoio do “Power Point”. Neste âmbito terão de desenvolver capacidades de selecção e síntese do que é importante realçar no tema que escolheram, apresentar o mesmo claramente e contribuir para a sua discussão com os colegas de disciplina.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Os alunos são convidados a presenciar e a participar em conferências e debates (pelo menos 5) cujos temas caiam claramente na área da Biologia da Conservação, ao longo do semestre. Os alunos têm então de seleccionar um tema, fazer pesquisa bibliográfica e escrever um relatório sobre o mesmo.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Bibliografia
Recomendada
Em virtude de ser uma disciplina em que os alunos seleccionam o seu próprio tema de trabalho, cabe-lhes pesquisar sobre qual a bibliografia mais apropriada para o mesmo. Contudo, podem sempre solicitar a colaboração do docente sobre esta matéria.
Outros elementos de estudo
Métodos de Ensino
Os alunos são convidados a presenciar e a participar em conferências e debates (pelo menos 5) cujos temas caiam claramente na área da Biologia da Conservação, ao longo do semestre. Os alunos têm então de seleccionar um tema, fazer pesquisa bibliográfica e escrever um relatório sobre o mesmo.
Métodos de Avaliação
Parte da classificação terá em conta a organização e o conteúdo da apresentação, a naturalidade e fluência com que é feita, a capacidade de resposta às questões dos elementos do júri e colegas de turma, bem como o interesse demonstrado (perguntas, comentários, sugestões) perante as comunicações dos colegas. A classificação final será a média aritmética das notas atribuídas ao relatório escrito e à exposição oral.
Língua de ensino
Português (os estudantes estrangeiros são incentivados a discutir com o professor todos os temas apresentados)