Oferta Formativa - Sinopse

Projeto de Investigação em Ecologia Marinha

Código: 465158
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 3
Carga horária: TP: 2:30 h; OT: 0:30 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

A UC de Projecto de Investigação em Ecologia Marinha visa auxiliar cada aluno na escolha de um tema de tese e na procura de um orientador especialista na área do tema escolhido para que, com o apoio do docente e do orientador, o aluno se envolva na elaboração de um plano de tese que possivelmente concretizará para concluir o curso de mestrado. Além desse objectivo, pretende-se ainda contribuir para a preparação dos alunos em campos que, embora não directamente relacionados com uma área científica específica, lhes proporcionarão os fundamentos necessários para uma maior facilidade na tomada de decisões e na escolha de opções durante o processo de redacção da sua tese e de preparação da respectiva apresentação.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

PIEM inclui 3 componentes com características diversas. Várias sessões serão dedicadas ao apoio na preparação dos projectos de tese. Nas sessões, reservados para as restantes componentes, dar-se-á a conhecer aos alunos (1) as características de cada um dos vários tipos de textos científicos (e.g. relatórios técnicos, teses, livros, artigos científicos), a estrutura e função das partes e secções que os compõem (incluídas no pré-texto, no texto e no pós-texto), e as principais convenções associadas à redacção de trabalhos científicos (e.g. abreviaturas padronizadas, expressões técnicas; listagem e/ou citação de bibliografia e referências bibliográficas; apresentação gráfica e tabular de resultados e respectiva legendagem); e (2) as características dos vários tipos de apresentações orais (e.g. aulas, conferências, comunicações, defesa de teses) e as estratégias usadas para melhorar a sua construção e organização, tornando-as mais agradáveis e eficazes.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica-Prática

O programa de PIEM encontra-se repartido por três componentes complementares, com a tese que os alunos deverão defender no final do segundo ano do curso como elemento de ligação e fio condutor.

1. Componente “projecto de tese” Esta componente destina-se a apoiar os alunos na escolha de um tema de tese, na associação a um orientador e na elaboração do respectivo plano de tese. É constituída por um conjunto de reuniões com carácter de debate e periodicidade mensal, durante as quais o docente acompanha os progressos na escolha do tema e do orientador, e fará sugestões no sentido de apoiar os alunos ao longo do processo de elaboração dos respectivos planos de tese. Esta componente funcionará em paralelo com as restantes duas.

2. Componente “redacção de textos científicos” (unidades 1 a 6) Esta  componente visa apresentar aos alunos vários aspectos relacionados com as questões estruturais, formais e convencionais da redacção de textos científicos.

Unidade 1 – Tipos de textos científicos – Os tipos de textos científicos e a respectiva estrutura e função no contexto a que se destinam.

Unidade 2 – Componentes dos textos científicos – Elementos que podem ou devem constar de um texto científico, características de cada um desses elementos, regras a que obedece a respectiva inclusão e redacção, e função desempenhada no texto a redigir.

Unidade 3 – Convenções da escrita científica – Principais convenções associadas aos elementos normalmente presentes num texto científico, bem como das situações mais apropriadas e a forma mais correcta para as utilizar.

Unidade 4 – Representação gráfica de conteúdos científicos – Regras a que deve obedecer a apresentação de imagens, gráficos e tabelas, como formas resumir os resultados de trabalhos científicos ou de os tornar mais facilmente compreensíveis e interpretáveis.

Unidade 5 – Referência a fontes de informação – Autoria, plágio, e as várias formas de reconhecer a autoria da informação de outras fontes (citações e referências), quer ela seja transmitida oralmente, quer seja recolhida na literatura.

Unidade 6 – Submissão de textos técnicos e científicos – Processo de divulgação dos trabalhos realizados, desde a preparação do manuscrito até à publicação, e analise da importância dos passos do percurso.

3. Componente “apresentação oral de trabalhos científicos” (unidades 7 a 11) Esta componente tem como objectivo chamar a atenção dos alunos para vários aspectos relacionados com a construção de uma apresentação científica, desde a fase de planificação até à sua apresentação formal em público.

Unidade 7 – Tipos de apresentações orais – Principais tipos de apresentações e as respectivas características e funções.

Unidade 8 – Adequação da apresentação ao orador, ao auditório e à assistência – Os meios audiovisuais devem ser encarados como formas de apoio à apresentação e não como uma materialização da própria apresentação que está a ser feita. A eficácia de uma apresentação está dependente da sua adequação aos vários elementos que constituem o contexto em que decorre.

Unidade 9 – Planificação e construção de uma apresentação oral – Sugestões sobre a planificação e a estruturação de apresentações orais para que cumpram a sua função de complemento ao que está a ser referido oralmente, para que possam ser interpretadas pela audiência com facilidade e sem esforço e de modo a não desviar a atenção do que está a ser dito ou das interpretações que estão a ser feitas. A esse respeito, a velocidade com que o orador desenvolve o seu raciocínio deve ser igual àquela com que a assistência o consegue acompanhar.

Unidade 10 – Temporização e ensaio de uma apresentação oral – Quanto à temporização e ensaio de uma apresentação oral, cada orador possui o seu estilo próprio, aquele com que se sente mais confortável. Para estes aspectos não existem fórmulas milagrosas nem receitas únicas. Assim, esta unidade centra-se na apresentação comentada de exemplos que apontem aos alunos caminhos possíveis para realizarem eles próprios as suas experiências e encontrarem o modelo que a cada um melhor se adequa.

Unidade 11 – O posicionamento, a postura e o discurso durante uma apresentação – Durante uma apresentação oral a atenção da audiência divide-se entre dois focos de interesse: o orador, emissor de conteúdos orais, e o conteúdo dos diapositivos, que fornece o suporte visual para o que o orador refere. Nenhum destes dois focos de interesse deve monopolizar a atenção da audiência, principalmente nos momentos em que o outro assume uma maior relevância para a compreensão do conjunto. Nesta unidade serão exemplificados vários tipos de procedimento que devem ser adoptados ou evitados durante uma apresentação oral com carácter científico.

 

Bibliografia

Recomendada

Azevedo, M. 2011. Teses relatórios e trabalhos escolares. Universidade Católica Editora, Lisboa, 214 págs.

Estrela, E.; Soares, M.A. & Leitão, M.J. 2008. Saber escrever uma tese e outros textos. Dom Quixote, Lisboa, 131 págs.

Madeira, A.C. & Abreu, M.M. 2004. Comunicar em ciência – como redigir e apresentar trabalhos científicos. Escolar Editora, Lisboa, 155 págs.

Pereira, A. & Poupa, C. 2008. Como escrever uma tese monografia ou livro científico. Edições Sílabo, Lisboa, 224 págs.

Pereira, A. & Poupa, C. 2008. Como apresentar em público teses, relatórios, comunicações. Edições Sílabo, Lisboa, 191 págs.

 

Outros elementos de estudo

Informação divulgada através da plataforma Moodle

Apontamentos das aulas

 

Métodos de Ensino

Componente 1: Uma sessão expositiva seguida de várias sessões com periodicidade mensal destinadas a fazer o acompanhamento dos progressos dos alunos na elaboração do respectivo plano de tese.

Componentes 2 e 3: Método expositivo informal com participação dos alunos e esclarecimento de dúvidas, complementadas com análise de exemplos e realização de exercícios práticos.

 

Métodos de Avaliação

A avaliação dos alunos será levada a cabo através da apreciação de um trabalho escrito individual (50%) (plano de tese) e a respectiva apresentação oral (50%). A classificação final poderá ser modulada (arredondada) de acordo com a informação do desempenho e participação dos alunos.

 

Língua de ensino

Português