Ecologia e Conservação de Répteis e Anfíbios
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;
Objetivos da Unidade Curricular
No fim desta unidade curricular, espero que os alunos:
Consigam identificar todos os anfíbios e répteis de Portugal, assim como todos os anuros pelo seu canto;
Consigam planificar e realizar trabalho de campo relacionado com a ecologia e conservação de animais destes grupos;
Consigam fazer uma abordagem crítica a planos de conservação antigos e em curso, assim como planear e desenhar um plano de conservação para uma espécie de anfíbio ou réptil.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Anfíbios e Répteis:
Filogenia, biogeografia e diversidade.
Anatomia e morfologia gerais.
Ecologia e conservação de grupos específicos – anuros, urodelos, lacertídeos, geconídeos, serpentes, tartarugas terrestres e marinhas.
A conservação da herpetofauna em Portugal e no Mundo
Identificação visual e acústica. Ensaios de metodologias. Análise de casos de estudo de planos de conservação
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Filogenia, biogeografia e diversidade mundial e nacional de anfíbios e répteis. Anatomia e morfologia gerais dos dois grupos. Especificidades ecológicas e da história vital dos anfíbios e dos répteis e sua repercussão na definição de metodologias de captura, manutenção e monitorização. Caracterização dos habitats de anfíbios e répteis. Comunidades herpetológicas. Ecologia e conservação de grupos específicos – anuros, urodelos, lacertídeos, geconídeos, serpentes, tartarugas terrestres e marinhas. A conservação da herpetofauna em Portugal e no Mundo. Conservação da herpetofauna insular. Conservação ex-situ de anfíbios e répteis.
Componente Prática
Identificação visual e acústica (quando possível) das espécies nacionais de anfíbios e répteis. Manutenção de animais em aquário/ terrário. Ensaios de metodologias: saídas de campo e manutenção/ experimentação em laboratório. Análise de casos de estudo de planos de conservação a nível nacional e internacional.
Bibliografia
Recomendada
Pough, Andrews, Cadle, Crump, Savitzky and Wells, 2003. Herpetology.
Prentice Hall
Heyer et al., 2001. Medición y Monitoreo de la Diversidad Biológica – Métodos
Estandarizados para Anfíbios. Editorial Universidad de la Patagonia.
Barbadillo, 1987 La guia de INCAFO de los anfibios y reptiles de la Peninsula
Iberica, Islas Baleares y Canarias, Madrid. INCAFO (há outra edição mais
recente)
Rubio, 2003 La conservación de los anfibios en Europa, Donostia. Sociedad
de Ciencias Aranzadi Zientzi Elkartea.
Salvador e Pleguezuelos, 2002. Reptiles españoles. Canseco Editores
Almeida et al., 2001. Guia Fapas Anfíbios e Répteis de Portugal. Fapas e
Câmara Municipal do Porto.
Outros elementos de estudo
São disponibilizados vários elementos de estudo adicionais, como vídeos e pequenos filmes demonstrativos de temas da matéria da disciplina, assim como vários sites de Internet onde os alunos podem explorar mais a fundo determinadas questões relacionadas com a matéria. São também fornecidos artigos científicos e planos de conservação de algumas espécies da herpetofauna.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas, mas incluem também a análise de vários artigos fornecidos e a realização de alguns exercíos de análise de dados.
As aulas práticas baseiam-se numa saída de campo de 3 dias, envolvendo trabalho de campo com recolha de dados.
Métodos de Avaliação
Exame final (70%) e apresentação escrita e oral do trabalho de grupo resultante da saída de campo (30%).
Para aprovação na disciplina, os alunos têm de participar na saída de campo e no trabalho de grupo.
Língua de ensino
Português