Oferta Formativa - Sinopse

Ecologia e Conservação de Mamíferos

Código: 465149
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 6
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

Ao concluir a disciplina os alunos deverão:
1. Compreender o significado das principais inovações evolutivas nos ancestrais dos mamíferos e compreender as suas adaptações, particularmente as que se relacionam com as interacções com o meio ambiente;
2. Conhecer a diversidade de mamíferos e as principais características identificativas dos principais grupos;
3. Identificar a maioria das espécies que habitam a região Mediterrânica;
4. Ter conhecimentos básicos sobre a biologia e ecologia da conservação de mamíferos;
5. Ter conhecimento das técnicas de estudo que permitem identificar a ocorrência das espécies, as associações que estabelecem com o habitat e a abundância a que vivem.
6. Formular hipóteses e desenhar um projecto de investigação que as permita testar.
7. Escrever um trabalho científico na forma de publicação e apresentá-lo a uma audiência de não especialistas.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

A identidade dos mamíferos: origem e diversidade dos Mammalia, adaptações anatómicas e comportamentais. 
Características importantes na classificação dos mamíferos.
Métodos de amostragem de mamíferos terrestres voadores.
Métodos de amostragem de mamíferos terrestres não-voadores.
Métodos de amostragem de mamíferos marinhos.
A problemática da conservação dos mamíferos.
História da mamalogia em Portugal.
Participação pública activa - iniciação a métodos colaborativos na resolução de conflictos.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

Inquérito aos conhecimentos acerca da biologia e ecologia dos mamíferos e visionamento e comentário ao filme ‘A vida dos mamíferos: Uma concepção vencedora’.
A identidade dos mamíferos: origem e diversidade dos Mammalia, adaptações anatómicas e comportamentais.
Características importantes na classificação dos mamíferos: i) O esqueleto craniano dos mamíferos, ii) Dentição dos mamíferos: adaptações anatómicas aos regimes alimentares e fórmulas dentárias, e iii) Sessão prática de identificação de crânios de mamíferos com base em características da dentição
Métodos de amostragem de mamíferos terrestres voadores (Ana Rainho, ICNB e CBA/FCUL): i) Diversidade e problemas de conservação dos Chiroptera, ii) Métodos de estudo, iii) O som e os detectores de ultra-sons e iv) Sessão prática de análise de registos sonoros e identificação de mega-quirópteros.
Métodos de amostragem de mamíferos terrestres não-voadores: i) Diversidade e problemas de conservação, ii) Métodos de estudo de pequenos mamíferos, carnívoros, e grandes herbívoros
Métodos de amostragem de mamíferos marinhos (Marina Sequeira, ICNB): i) Visionamento e comentário ao filme ‘Regresso à água’, ii) Diversidade e problemas de conservação, iii) Métodos de estudo, e iv) A foto-identificação como método de estudo e sessão prática de análise de registos fotográficos e identificação de golfinhos residentes no Estuário do Sado.
A problemática da conservação dos mamíferos: i) Visionamento e comentário ao filme ‘Salvar espécies em estado selvagem’, ii) Estatutos e ameaças dos mamíferos actuais, e iii) Prioridades de pesquisa.
História da mamalogia em Portugal: i) ‘Saber’ e ‘Ciência’ em história natural e biologia, ii) Transição ‘Saber – Ciência’ em Portugal, e iii) Mamalogia científica em Portugal.
Participação pública activa - iniciação a métodos colaborativos na resolução de conflictos home- vida selvagem (Lia Vasconcelos - FCT/UNL): i) Enquadramento teórico e normativo, ii) Conceitos base, e iii) Simulação de um workshop participativo.

 

Componente Prática

Sessões no laboratório para análise de material (e.g. crânios de mamíferos, análise de excrementos, necrópsias) ou de dados (e.g. vocalizações de morcegos, foto-identificação de cetáceos) e saída de campo (5 dias) para familiarização com técnicas de estudo e estratégias de amostragem de mamíferos e recolha de dados com vista a dar resposta a uma questão formulada acerca da ecologia de mamíferos numa propriedade estatal sob regimo agro-silvo-pastoral (Companhia das Lezírias, 25 Km a norte de Lisboa).

 

Bibliografia

Recomendada

Bang, P. & Dahlstrom, P. (1980). Guide to Animal Tracks and Signs. Collins Sons and Co. Ltd. Glasgow.
Boitani, L. & Fuller, T.K., Eds. (2000). Research techniques in animal ecology. Columbia University Press.
Cabral, M.J. et al. (2005). Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. ICN. Lisboa.
DeYoung, R.W. & Honeycut, RL. (2005). The molecular toolbox: genetic techniques in wildlife ecology and management. J Wildl Manag, 69: 1362-1384.
Feldhamer, G.A. et al. (2007). Mammalogy: adaptation, diversity, ecology. JHU Press, Baltimore, Maryland.
Long, R.A. et al. (2008). Non-invasive survey methods for carnivores. Island Press., Washington.
Macdonald, D. & Barret, P. (1999). Mamíferos de Portugal e Europa. INOVA. Portugal.
White, G.C. & Garrott, R.A. (1990). Analysis of wildlife radio-tracking data. Academic Press, San Diego, California.
Wilson, D.E. et al. (1996). Measuring and monitoring biological diversity: standard methods for mammals. Smithsonian Books, Washington.

 

Outros elementos de estudo

Legislação Nacional. Artigos publicados em revistas científicas. Provas de aptidão académica (Teses de Mestrado e de Doutoramento). Artigos de divulgação em revistas da área.

 

Métodos de Ensino

Sessões teóricas suportadas por apresentações elaboradas em power-point e sessões teórico-práticas, algumas das quais para análise de dados com recurso a software específico. Participação de oradores convidados de reconhecido mérito na área. Projecção de documentários seguidos de discussão. Debates sobre os temas abordados nas aulas. Saída de campo (5 dias completos, incluindo estadia). Sessões de esclarecimento de dúvidas e de apoio à realização do trabalho prático.

 

Métodos de Avaliação

Trabalho escrito (sob a forma de artigo científico) e apresentação oral (suportada por uma apresentação powerpoint) do trabalho desenvolvido em grupo num sistema agro-silvo-pastoral (Companhia das Lezírias, S.A.). Exame escrito, individual, com questões que cobrem a matéria apresentada ao longo da disciplina.

 

Língua de ensino

Português e Inglês (se necessário)