Oferta Formativa - Sinopse

Ecoturismo

Código: 465120
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 3
Carga horária: TP: 2:30 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

I - Resultados expectáveis

1.        Percepção da importância do turismo na economia mundial e nacional e sua compatibilização numa estratégia de desenvolvimento sustentável.

2.        Compreensão da noção do ecoturismo, do seu mercado e sua integração em áreas sensíveis num contexto global e nacional.

3.        Compreensão da importância do ecoturismo na sensibilização da opinião pública para a conservação da natureza e no financiamento da mesma.

4.        Aquisição de técnicas e métodos básicos de concepção de um produto ecoturístico, em particular percursos de visitação.

5.        Percepção da aplicabilidade do ecoturismo em Portugal, em particular no Sistema Nacional de Áreas Classificadas.

 


II – Competências

1.        Compreensão da natureza do ecoturismo e turismo de natureza e sua aplicabilidade a áreas classificadas.

2.        Compreensão do papel do ecoturismo na sensibilização pública e financiamento da conservação da natureza.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

A origem do turismo da antiguidade clássica até aos tempos modernos. Noção de Ecoturismo e Turismo de Natureza. Aspectos socioeconómicos do Ecoturismo. Ecoturismo e Áreas protegidas: modelos de aplicação e gestão. O Turismo de natureza em Portugal e a Rede Fundamental da Conservação da Natureza: conceitos e modelos de aplicação. Experiências em ecoturismo à escala global. A valorização económica da biodiversidade.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

1.        Introdução ao Turismo: história, teoria e conceitos do turismo A indústria do turismo: noções básicas, estrutura e padrões de mercado. A economia do turismo.

2.        Introdução ao ambiente e o desenvolvimento sustentável: os impactos da actividade humana no ambiente. O caso particular da actividade turística: principais impactos gerados, medidas de minimização/compensação e turismo responsável

3.        A conservação da natureza à escala global: A CBD e a rede mundial de áreas protegidas. Portugal e a Rede Fundamental da Conservação da Natureza.

4.        Ecoturismo: origem e noções básicas. A evolução do “padrão verde” no turismo.  A indústria global do ecoturismo: do alojamento à visitação.

5.        O Ecoturismo e a conservação da natureza. A integração do ecoturismo em áreas protegidas O ecoturismo, o financiamento  e gestão da conservação da natureza.

6.        Concepção e planeamento um produto ecoturístico . O alojamento e a noção de “ecolodge”.

7.        Compatibilização da visitação em áreas sensíveis com a preservação do património natural. Noção de capacidade de carga e métodos de cálculo. Classificação de percursos.

8.        Casos de estudo em ecoturismo: dos “big five” em África à Patagónia. O caso particular do ecoturismo em meio marinho  en do “birdwatching”.

9.        O Ecoturismo e a sensibilização pública. A certificação em ecoturismo e os “rótulos verdes”. O marketing, o “merchandising” ecoturístico, os consumidores e os grupos de interesse.

10.    O Programa Nacional de Turismo de Natureza: enquadramento legal e operacional.  O Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT).

11.    A valorização económica da biodiversidade: o Projecto TEEB e métodos de valorização dos bens e serviços de ecossistema aplicados ao ecoturismo.

 

Componente Teórica-Prática

É realizada uma visita de campo a uma área protegida, sobre a qual os alunos deverão construir um exercício de turismo sustentável.

 

Bibliografia

Recomendada

Ecotourism. David Weaver. 2nd Ed. 2008  Ed. John Wiley& Sons Australia ISBN 978 0 470 813041

Ecotorism David Fenell 3rd Ed. 2008

Routledge Ed.

ISBN 978-0-415-42930-6

 

Sustainable Tourism in Protected Areas

Paul Eagles, Stephen McCool and Cristopher Haynes

Ed. IUCN

ISBN 2 8317 0648 3

The Challenge of Tourism Carrying Capacity Assessment

Ed Harry Coccossis & Alexandra Mexa

Ed. Ashgate

ISBN 0 7546 3569 4

Case Studies in Ecotourism

Ralf Buckley

CABI Publishing

ISBN 0 85199 665 5

Ecotourism & certification

Ed Martha Honey

Island Press

ISBN 1 55963 951 2

 

Outros elementos de estudo

Journal of Ecotourism

ISSN: 1747-7638 (electronic) 1472-4049 (paper)

Publication Frequency: 3 issues per year

Publisher: Routledge

Plano Nacional de Turismo de Natureza

Plano Estratégico Nacional para o Turismo

Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Regime Jurídico da Conservação da Natureza e Biodiversidade

 

Métodos de Ensino

A disciplina envolve uma componente teórica na qual serão ensinadas as noções básicas de ecoturismo e debatidos os modelos de gestão em áreas protegidas.

Complementarmente será realizada uma visita de estudo a uma área protegida campo simulando produtos ecoturísticos.

 

Métodos de Avaliação

Exame escrito  e trabalho prático de grupo.

 

Língua de ensino

Português