Produção Primária Marinha

Departamento: Biologia Vegetal
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Biologia;

Fornecer as bases para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas marinhos.
Dar conhecimento aos alunos das principais metodologias utilizadas neste domínio científico, desde as tecnologias clássicas até às mais recentes.
Contribuir para a formação de técnicos habilitados a responder às necessidades de Portugal nas directivas comunitárias em relação ao meio costeiro e marinho.
Estabelecer a ligação à realidade portuguesa, em termos da investigação na Àrea de Produção Primária Marinha, assim como conhecimento dos principais problemas ambientais, tais como a implementação da Directiva Quadro da Água, a eutrofização, o florescimentos de algas nocivas, as alterações climáticas.
O programa adoptado segue uma abordagem feita sob a perspectiva do funcionamento dos ecossistemas, focando os processos ecológicos e o papel dos produtores primários nos ciclos biogeoquímicos.

Sem pré-requisitos

O programa pretende transmitir aos alunos conhecimentos sobre Produção Primária Marinha, com ênfase no Fitoplâncton. Pretende-se que os alunos ganhem competências nas metodologias de estudo do Fitoplâncton, focando com particular atenção as que se prendem com monitorização do Fitoplâncton. Dá-se particular atenção às principais questões da investigação actual, tais como papel do Fitoplancton no ciclo de carbono e possíveis alterações na sua biomassa, composição e fenologia devido às alterações globais.

O programa das aulas teórico-práticas consiste em 1) saídas de campo para recolher material, e a sua análise no laboratório, 2) análise e exercícios sobre bases de dados, 3) discussão de artigos cientificos.

Tanto o programa teórico como o teórico-prático podem ser modificados de modo a se adaptarem aos conhecimentos prévios dos alunos.

• História do estudo da Produção Primária oceânica. Principais produtores primários marinhos. O papel do Fitoplâncton nos  ciclos biogeoquímicos do oceano.

• Biologia e Ecologia do Fitoplâncton. Caracterização dos principais grupos taxonómicos.

• Revisões da matéria da disciplina de Botânica Marinha: Uptake de nutrientes, relação superfície/volume das células e taxa de crescimento. Processos de crescimento e morte. Sucessão e sazonalidade das comunidades de Fitoplancton. Teoria de Sverdrup, Mandala de Margalef. Pigmentos fotossintéticos: clorofilas e carotenóides. Complexos captadores de radiação fotossintética.

·      Sucessão sazonal das comunidades. Fenologia.

·       Florescimentos de algas nocivas (HABs), ocorrência, monitorização, casos de estudo na costa portuguesa

·      Produção Primária marinha. Curvas Fotossintese-Radiação.  Modelos de produção primária. Espectros de Absorvancia do Fitoplancton in vivo.  Pigmentos fotossintéticos

·      Detecção Remota de Fitoplancton: cor do oceano.

·      Distribuição espacial do Fitoplâncton á escala global. Implicações ecológicas sobre o tamanho das células.

• Papel do Fitoplancton como regulador do clima. Acidificação do oceano.

Programa para o ano lectivo 2014/15

Utilização da detecção remota como ferramenta para estudar a cor do oceano – exercícios.

Utilização de bases de dados. Aprendizagem de softwares usados em oceanografia: ODV e MatLab

Indicadores Ecológicos de qualidade ambiental. Casos de estudo. Exercícios.

Preparação da apresentação de um artigo cientifico de interesse para os alunos, em grupo.  Os alunos fazem  a apresentação oral do artigo e de um sumário alargado.

O conteúdo das TPs é ajustado anualmente face aos interesses dos alunos.

Behrenfeld, M. J. & Falkowski, P. G., 1997. A consumer\\\\\\\'s guide to phytoplankton primary productivity models. Limnology & Oceanography 42(7): 1479-1491.
Gameiro, C., P. Cartaxana and V. Brotas, 2007. Environmental Drivers of Phytoplankton Distribution and Composition in Tagus Estuary. Estuarine and Coastal Shelf Science, 75 (1/2): 21-34. DOI:10.1016/j.ecss.2007.05.014.
Graham, L. E. & Wilcox, L. W., 2000. Algae. Prentice Hall. 640 pp.
Jeffrey S.W., Mantoura R.F.C., & Wright S.W., 1997. Phytoplankton pigments in oceanography, Unesco Publishing, Paris, 661 pp.
Platt, T. & S. Sathyendranath, 2002. Modelling Marine Primary Production. Halifax, Nova Scotia, 275 pp

Sarmiento, J. L.  and Gruber, N., 2004. Ocean Biogeochemical Dynamics. Princeton University Press

Williams, P.J. de B., Thomas D.N. & Reynolds, A.C., 2002. Phytoplankton Productivity; carbon assimilation in marine and freshwater ecosystems. Blackwell Science, 386 pp.

Outras páginas da web
Artigos selecionados pelo docente, de acordo com o nível e o interesse dos alunos, colocados no moodle

Aulas expositivas com apoio de material audiovisual. Aulas com participação dos estudantes. Aulas onde os alunos usam os equipamentos e experimentam metodologias. Aulas onde se discutem artigos cientificos

Exame individual, 70%

Entrega dos relatórios semanais, (trabalho de grupo, 3 alunos). No final de cada semana é entregue um relatório sobre o trabalho-prático realizado. Este relatório é feito em grupo e preferencialmente realizado durante as aulas, 30%.

Em portugues, mas com a maior parte da bibliografia em inglês