Oferta Formativa - Sinopse

Ciber crime e análise forense

Código: 425232
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
ECTS: 6
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática; 

Objetivos da Unidade Curricular

Proporcionar aos alunos conhecimentos tendentes a uma melhor articulação da Engenharia com o Direito, ao nível da cibercriminalidade e da segurança da informação, abordando, entre outros, tópicos sobre criminalidade informática (direito, tipologia, panorama corrente, casuística), investigação ciber criminal (recolha, preservação e análise de prova, vigilância e monitoria), prevenção e reacção ao ciber crime.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

- Segurança da Informação;

- Criminalidade Informática: dos Modus Operandi à previsão e reacção legal;

- Autotutela (direito à defesa com meios informáticos) na Criminalidade Informática;

- Análise situacional Holística;

- Direito da Análise Forense.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos


Bibliografia

Recomendada

- COSTA, Francisco Bruto e BRAVO, Rogério – Spam e Mail-bomb, Subsídios Para uma Perspectiva Criminal, QuidJuris, 2005;

- BRAVO, Rogério – Do Espectro de Conflitualidade nas Redes de Informação: por uma Reconstrução Conceptual do Terrorismo no Ciberespaço, Revista Investigação Criminal, 2011;

- BRAZ, José – Investigação Criminal, Almedina, 2009;

DINIS, José António Henriques – Guerra de Informação, 1.ª ed. Sílabo, 2005;

- LESSIG, Lawrence – Code version 2.0, Basic Books, 2006;

- CASEY, Eoghan – Digital Evidence, Academic press, 2000;(existe ed. mais recente)

- PELTIER, Thomas R. – Information Security Risk Analysis, 2nd Auerbach Publications, 2005 (existe ed. mais recente)

- SANTOS, Lino, Rogério Bravo, Paulo Viegas Nunes – Protecção do ciberespaço : visão analítica, in "Riscos, Segurança e Sustentabilidade", Edições Salamandra, 2012,

-SANTOS, Loureiro – As Guerras Que Já Aí Estão e As Que Nos Esperam, Publicações Europa América, 2009;

 

Outros elementos de estudo

 

Métodos de Ensino

 

Métodos de Avaliação

 

Língua de ensino