Sistemas Hipermédia
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
Carga horária:
Área Científica: Informática;
Objetivos da Unidade Curricular
A cadeira pretende transmitir conhecimentos sobre as áreas designadas Hipertexto e Hipermédia, com um foco especial sobre o maior Sistema Hipermédia da atualidada: a Internet. A gama de problemas e desafios conceptuais/teóricos que se abordam na cadeira, e assim a justificam em termos científicos, inclui três áreas principais, todas elas complementares: Arquitectura de Informação, Usabilidade e Experiência de Utilização, e Acessibilidade. Todas as áreas são abordadas do ponto de vista dos fundamentos teóricos que as sustentam, complementados pela apresentação da sua aplicação prática, concretizada em técnicas, metodologias e ferramentas que os implementam e permitem validar, sempre orientado pelo conceito de Desenho Centrado no Utilizador. A cadeira oferece assim um conjunto de conhecimentos aglutinadores das bases científicas e técnicas obtidas em cadeiras de licenciatura.
Pré-requisitos
- Interfaces Pessoa-Máquina (26363)
- Análise e Design de Sistemas de Informação (26416)
- Interação com Computadores (26708)
- Conceção de Produto (26713)
Conteúdos
Introdução e História dos Sistemas Hipermédia.
Arquitectura de Informação.
Usabilidade e Experiência de Utilização.
Acessibilidade e Desenho Inclusivo.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Introdução e História dos Sistemas Hipermédia. Engenharia de Requisitos aplicada aos Sistemas Hipermédia. Conceitos de Experiência de Utilização e Desenho Centrado no Utilizador.
Arquitectura de Informação. Organização de conteúdos. Etiquetagem de Conteúdos. Sistemas de Navegação. Interfaces de Pesquisa. Vocabulários controlados e Metadados. Design e documentação da arquitectura de informação.
Usabilidade e Experiência de Utilização. Técnicas e ferramentas para avaliação de usabilidade.
Acessibilidade e Desenho Inclusivo. Acessibilidade Web. Standards. Ferramentas de avaliação.
Componente Teórica-Prática
Projecto e desenvolvimento de um sistema Hipermédia, de acordo com as metodologias aprendidas. O sistema deve ser caracterizado por uma estrutura de informação complexa e heterogénea, aplicada a uma tarefa, um contexto de utilização e um grupo de utilizadores específicos.
Bibliografia
Recomendada
Information Architecture for the World Wide Web, Peter Morville, Louis Rosenfeld, 3rd edition, OReilly Media, 2006
Dont Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability, Steve Krug, 2nd edition, New Riders Press, 2009
Web Engineering, Edited by Gerti Kappel,Birgit Pröll, Siegfried Reich, Werner Retschitzegger, 1st edition, Wiley, 2006
Designing Web Usability, Jakob Nielsen, New Riders Publishing, 2000
Hypermedia & the Web, David Lowe, Wendy Hall, Wiley, 1999
Multimedia and Hypertext - The Internet and Beyond, Jakob Nielsen, Morgan Kaufmann, 1995
Outros elementos de estudo
Apresentações das aulas teóricas
Selecção de artigos científicos e artigos de opinião de especialistas nas áreas de interesse da disciplina.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com: 1) exposição oral dos temas por parte do docente; 2) apresentações orais pelos alunos de tópicos selecionados pelo corpo docente; 3) debate entre os alunos no seguimento das apresentações
Aulas teórico-práticas para aplicação prática dos conceitos discutidos nas aulas teóricas, utilizando exemplos do mundo real.
Trabalho prático para aplicação dos conceitos apreendidos nas aulas.
Métodos de Avaliação
Realização de um trabalho prático.
Realização de 2 ensaios sobre temas de interesse da disciplina.
Estudo, apresentação e argumentação de artigos relevantes.
Língua de ensino
Português ou Inglês (materias usados na aula disponíveis nas duas línguas)