Qualidade de Software

Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática;

No final deste curso os alunos deverão conseguir:
Caracterizar qualidade em software de um modo objectivo (modelos e métricas), conhecer as componentes de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e compreender as principais técnicas de controlo de qualidade de software, com especial ênfase nas normas existentes para assegurar a qualidade em processos de desenvolvimento de software (CMM, ISO 9001 e ISO/IEC 15504).

• Projeto de Sistemas de Informação (425190)

Os objectivos e princípios associados à gestão da qualidade. Factores da qualidade de software: modelo de McCall e ISO/IEC 9126. Componentes de um sistema de gestão da qualidade. Normas e sistemas de certificação. ISO 9001, CMM, ISO/IEC 15504, IEEE/EIA 12207

Os objectivos e princípios associados à gestão da qualidade
Factores da qualidade de software: modelos McCall and ISO/IEC 9126
Componentes de um sistema de gestão da qualidade
Componentes pré-projecto
Componentes no ciclo de vida do projecto
Componentes de infraestrutura
Componentes de gestão
Componente humana
Normas e sistemas de certificação. Processo de acreditação e certificação. Organismos envolvidos no desenvolvimento de normas. Normas que contribuem para a SQA: ISO 9001, CMM, ISO/IEC 15504, IEEE/EIA 12207
Casos de estudo
Seminários com casos reais da indústria

Componente Teórica-Prática

Personal Software Process: objectivos e motivação; missão do profissional de software; processo genérico de melhoria de qualidade.
Gestão de tempo;
Planeamento de produto e de período;
Planeamento de produto e registos de tarefas.
Métricas no planeamento de produto;
Gestão de tempo;
Planeamento do tempo disponível;
Gestão de compromissos;

Daniel Galin, Software Quality Assurance, Addison Wesley, 2004, ISBN 0201709457.
Watts Humphrey, Introduction to the Personal Software Process,
Addison Wesley, 1997, ISBN 0201548097.

Sami Zahran, Software Process Improvement: Practical Guidelines for Business Success, Addison Wesley, 1998, ISBN n.º 020117782X.
Stephen H. Kan, Metrics and Models in Software Quality Engineering, Addison Wesley, 1995, ISBN n.º 0201633396.
Mark Paulk, Charles Weber e outros, The Capability Maturity Model: Guidelines for Improving the Software Process, Addison Wesley, 1995, ISBN n.º 0201546647.

As aulas teóricas são usadas para exposição e discussão da matéria, após um período de leitura da matéria por parte dos alunos (artigos ou excertos de capítulos). As aulas teóricas são usadas também para exposição de casos reais atarvés de seminários com convidados da indústria de software. As aulas teórico-práticas são usadas para a preparação, execução e apresentação de um projeto de auditoria à qualidade de processos de desenvolvimento e de produto de software.

projecto (50%) + testes/exame (40%) + participação (10%)

Português ou inglês