Oferta Formativa - Sinopse

Computação Móvel

Código: 425113
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
ECTS: 6
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática; 

Objetivos da Unidade Curricular

A disciplina aborda as características e os processos de desenvolvimento para os sistemas computacionais móveis, examinando-os numa perspectiva de sistemas de informação. O objectivo principal é dotar os alunos da capacidade de desenvolver aplicações e serviços para dispositivos móveis. Abordam-se metodologias e tecnologias de desenvolvimento, prototipagem e avaliação de aplicações e serviços para aqueles dispositivos, bem como: características tecnológicas dos mesmos (e.g. tablets, telemóveis e smartphones); sistemas operativos disponíveis (e.g Android e WindowsPhone); tecnologias de rede e informação subjacentes; capacidades e limitações tecnológicas das interfaces e modos de interacção; e características dos contextos cognitivos e sociais em que se usam. Para além dos princípios, técnicas e metodologias os alunos desenvolverão aplicações distribuídas, com necessidades de gestão partilhada de dados e multimodais, sobre os sistemas Android e WindowsPhone.


Pré-requisitos

  • Redes de Computadores (26704)
  • Sistemas de Informação e Bases de Dados (26726)
  • Desenvolvimento Centrado em Objetos (26727)
  • Interfaces Pessoa-Máquina (26728)
  • Sistemas Distribuídos (26730)

Conteúdos

Introdução à computação móvel

Desafios e cenários de uso das aplicações ubíquas

As tecnologias emergentes e os sistemas de suporte

Metodologias de desenho, prototipagem e avaliação 

A interacção: modos de entrada e saída e o contexto de uso

A gestão de dados: modos conectados e desconectados; replicação e transacções

Os aspectos de distribuição, comunicação e o suporte de rede

Os sistemas operativos (Android e Window Phone)

Visões de futuro

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

O que é a computação móvel ou ubíqua: perspectivas e pressupostos. Cenários de utilização e domínios de aplicação: identificação de requisitos genéricos. Desafios das aplicações, serviços e dispositivos móveis: as limitações e as capacidades tecnologias e a importância do contexto de uso.

Desenho e desenvolvimento de aplicações móveis: metodologias e técnicas de desenho, prototipagem e avaliação; a centralidade do uso e a diversidade do contexto; os processos de desenvolvimento desde as ideias ao mercado; o levantamento de requisitos e a avaliação em aproximações etnográficas, em experiências de larga escala e com utilizadores diversificados; padrões, heurísticas e orientações de desenho e desenvolvimento; métodos e ferramentas; o que é o contexto; o desenho de aplicações persuasivas

Aplicações, domínios e interacção móvel: aplicações e técnicas de navegação em interiores e no exterior; redes sociais e as aplicações móveis; as oportunidades da interacção multimodal; projecção, vídeo e visualização em dispositivos móveis; interacção com RFIDs e NFCs; sensores e interacção móvel com diversas partes do corpo; teclados e a entrada de texto em movimento; gestos, toques e fala na interacção móvel; o som e o tacto como forma de transmitir informação em contextos móveis; interacção móvel futurística – cheiros, calor e humidade.

A gestão de informação em dispositivos móveis: as bases de dados móveis; a replicação de dados e transacções entre sistemas fracamente ligados; a interoperabilidade; a procura de dados; a colaboração no acesso aos dados; dados e eficiência energética; computação em nuvem; a web como suporte à gestão de dados móveis.

Aspectos de sistema: os diversos tipos de rede sem fios; visão geral dos protocolos e as redes ad-hoc e infra-estruturadas; aspectos da segurança em redes sem fios.

 

Componente Teórica-Prática

O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis: os três componentes base de uma aplicação e a articulação com os guiões das aulas. Definição dos requisitos dos projectos e discussão de desafios. Apresentação das plataformas e equipamentos.

Android: apresentações dos guiões das componentes de interacção, gestão de dados e comunicações; avaliação e suporte à correcção dos exercícios.

Windows Phone 7 e 8: apresentações dos guiões das componentes de interacção, gestão de dados e comunicações; avaliação e suporte à correcção dos exercícios.

Suporte, apresentação, discussão e avaliação dos projectos desenvolvidos.

 

Bibliografia

Recomendada

Uma compilação de capítulos e artigos incluindo:

A compilation of lectures and papers including:

Marco de Sá and Luís Carriço. 2010. "Designing and Evaluating Mobile Interaction: Challenges and Trends". Foundations and Trends in Human-Computer Interaction, Vol. 4: No 3, pp 175-243.

Tricia Wang and Barry Brown. 2011. "Ethnography of the telephone: changing uses of communication technology in village life". In Proceedings of the 13th International Conference on Human Computer Interaction with Mobile Devices and Services (MobileHCI '11). ACM, New York, NY, USA, 37-46.

Niels Henze, Enrico Rukzio, Susanne Boll (2011). "100,000,000 Taps: Analysis and Improvement of Touch Performance in the Large". Proceedings of the 13th International Conference on Human Computer Interaction with Mobile Devices and Services (MobileHCI '11). ACM, New York, NY, USA;

 

Outros elementos de estudo

Clemens Holzmann and Manuela Vogler. 2012. "Building interactive prototypes of mobile user interfaces with a digital pen". Proceedings of the 10th asia pacific conference on Computer human interaction (APCHI '12). ACM, New York, NY, USA, 159-168.

James Lin and James A. Landay. 2008. "Employing patterns and layers for early-stage design and prototyping of cross-device user interfaces". Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '08). ACM, New York, NY, USA, 1313-1322.

Brian Lim, Anind Dey (2011).  "Design of an Intelligible Mobile Context-Aware Application". Proceedings of the 13th International Conference on Human Computer Interaction with Mobile Devices and Services (MobileHCI '11). ACM, New York, NY, USA, 385-394.

BJ Fogg. 2009. "Creating persuasive technologies: an eight-step design process". Proceedings of the 4th International Conference on Persuasive Technology (Persuasive '09). ACM, New York, NY, USA, , Article 44 , 6 pages.

 

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas: exposição e discussão de matéria; apresentação e discussão de tópicos por parte dos alunos, moderada pelo professor. Nas aulas teórico-práticas: apresentação da matéria prática e acompanhamento e discussão dos exercícios e guiões; acompanhamento e discussão do projecto.

Os alunos são ainda confrontados com a elaboração de um projecto prático, em equipa, e ao desenho conceptual de uma aplicação, sendo em ambos incentivada a criatividade e a inovação.

 

Métodos de Avaliação

1) Projecto prático, em grupo, que resulte numa aplicação móvel incluindo interacção multimodal, gestão de dados e comunicação; o tema é aberto, refinado pelos docentes.

2) Exercícios a efectuar e apresentar em grupo nas aulas teórico práticas;

3) Apresentação e discussão, individual, de 2 a 3 tópicos, na aula teórica, com entrega de artigo crítico;

4) Apresentação oral e escrita de dois artigos, escritos individualmente, sobre dois temas de desenho apresentados sob a forma de competição.

 

Língua de ensino

Português ou Inglês