Cálculo Estocástico em Finanças II

Departamento: Matemática
Carga horária: T: 1:20 h; TP: 1:00 h;
Área Científica: Matemática;

Conhecimento dos principais modelos matemáticos para a avaliação de derivados financeiros.

Sem pré-requisitos

Modelos com tempo discreto. O modelo de Cox-Ross-Rubinstein. O problema da paragem óptima e as opções americanas. O modelo de Black-Scholes.

Exercícios e problemas sobre os conteúdos da componente teórica.

[1] D. Lamberton and B. Lapeyre, Stochastic Calculus Applied to Finance, Chapman and Hall/CRC, 1996.
[2] Isabel Simão, Cálculo Estocástico em Finanças, Texto de apoio às aulas, 2006.

[3] T. Björk, Arbitrage Theory in Continuous Time, Oxford University Press, 1998.
[4] A. Etheridge, A Course in Financial Calculus, Cambridge University Press, 2002.
[5] M. Musiela e M. Rutkowski, Martingale Methods in Financial Modelling, Springer-Verlag, 1998.

Exposição da matéria nas aulas teóricas; resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas.

Exame escrito final, sem consulta.