Desenvolvimento Centrado em Objetos
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática;
Objetivos da Unidade Curricular
Pré-requisitos
- Introdução à Programação (26722)
- Algoritmos e Estruturas de Dados (26723)
- Laboratórios de Programação (26724)
Conteúdos
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Análise e Desenho OO: Análise de requisitos e modelação do domínio. Desenho de sistemas de classes orientado pela atribuição de responsabilidades. Padrões de desenho. (A linguagem adoptada é o UML). Programação OO: herança, redefinição, sobrecarga, polimorfismo, ligação dinâmica, verificação de tipos, abstracção, reflexão, carregamento de classes, etc. Reutilização através do uso de APIs (Application User Interface).
Bibliografia
Recomendada
Applying UML and Patterns - An Introduction to Object-oriented Analysis and Design (3rd edition) , Craig Larman, Prentice-Hall, 2005, ISBN 0-13-148906-2.
The JAVA Programming Language, Fourth Edition, K. Arnold, J.Gosling, D.Holmes, Addison-Wesley 2005, ISBN 0-321-34980-6.
Outros elementos de estudo
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos são apresentados nas aulas teóricas apelando sempre à capacidade crítica e de discussão dos alunos e são postos em prática em aulas de sala de aula (papel e lápis) e em laboratório (computador) onde são propostos e resolvidos exercícios. Um projecto faseado contribui ainda para a consolidação das matérias aplicadas à criação de uma aplicação de maior fôlego.
Métodos de Avaliação
Língua de ensino
Português