Sou um novo Estudante Internacional

Licenciatura e Mestrado Integrado

 

Matrícula/inscrição a decorrer de 09 a 30 de setembro.

 

Documentos necessários

  • Passaporte / Bilhete de Identidade Estrangeiro (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativo).
  • Autorização / Título de Residência (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativo).
  • Documentos entregues na altura da candidatura (originais e 1 fotocópia).

 

Local

Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha A).

Ao chegar ao balcão de atendimento, deve identificar-se como sendo “Estudante Internacional”, para receber as informações e o apoio necessários para outros procedimentos que terá que efetuar.

 

Horário

10h00 às 13h00 (dias úteis)

 

 

Mestrado 

 

Matrícula/inscrição a decorrer de 09 a 11 de setembro.

 

Documentos necessários

  • Passaporte / Bilhete de Identidade Estrangeiro (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativo).
  • Autorização / Título de Residência (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativo).
  • Documentos entregues na altura da candidatura (originais e 1 fotocópia).

 

Local

Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha B).

 

Horário

10h00 às 13h00 (dias úteis)

 

 

Doutoramento

 

Candidatos da 1.ª fase de candidaturas
A matrícula/inscrição decorre de 14 de setembro a 02 de outubro.

Candidatos da 2.ª fase de candidaturas (apenas para candidatos que iniciam o Doutoramento no 2.º semestre de 2020/21)
A matrícula/inscrição decorre de 08 a 26 de de fevereiro de 2021.

 

Documentos necessários

  • Passaporte / Bilhete de Identidade Estrangeiro (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativo).
  • Autorização / Título de Residência (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativo).
  • Documentos entregues na altura da candidatura (originais e 1 fotocópia).

 

Local

Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha C).

 

Horário

10h00 às 13h00 (dias úteis)

 

 

Avisos

Sobre Inscrições

  • Após 31 de dezembro de 2020 não são aceites inscrições.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.

 

Sobre Propinas

  • O acesso à matrícula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • No ato da matrícula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações).
  • No final da inscrição são geradas automaticamente as referências multibanco para efetuar o pagamento das restantes prestações da propina. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega.
     
  • A 1.ª prestação da propina é paga no ato da matrícula/inscrição, da seguinte forma:
    • O pagamento da propina é efetuado, no próprio dia, através da referência multibanco que lhe é entregue, e que é única e exclusiva para si - deve dirigir-se a um qualquer Multibanco e efetuar o pagamento através da opção “Pagamento de Serviços”, ou se preferir através do serviço de homebanking da sua instituição bancária.
    • Em casos excecionais a propina poderá ser paga por cheque ou numerário na tesouraria do Edifício C5, deverá tirar uma senha para o efeito e aguardar a sua vez. 
       
  • Os alunos que concorreram a bolsas, devem fazer prova da candidatura nos serviços de Atendimento Geral da Direção Académica ou através de email antes das datas definidas para a inscrição. Devem proceder ao pagamento das propinas após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • ​Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas, poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.

Cartão de aluno

Após efetuar a sua matrícula/inscrição, deverá solicitar o seu cartão de aluno, de acordo com as seguintes instruções:

  1. Portal Pessoal no Fénix: aceder ao menu lateral Área Pessoal > Cartão de Identificação;
  2. Neste menu, carregar na opção "Enviar Dados", para que as suas informações sejam comunicadas para os sistemas da Caixa Geral de Depósitos e de seguida carregar em "Finalizar" para ser redirecionado para o website de atendimento virtual da CGD. 

Notas: sem aceder ao atendimento virtual da CGD, ou em alternativa deslocar-se presencialmente a um stand/balcão da CGD, não irá receber o seu cartão de aluno pois o processo não se encontrará finalizado.

A operação "Enviar Dados" irá apenas enviar as informações que tenha selecionado em "Área Pessoal > Autorizações". Caso pretenda a emissão de um cartão com vertente bancária, deverá verificar e se necessário alterar as "Autorizações", repetir o processo de envio e dirigir-se a um atendimento da CGD.

 

Contactos 

Direção Académica