Sou novo aluno de Doutoramento

Matrícula e Inscrição

Candidatos da 1.ª fase de candidaturas
Matrícula/inscrição de 17 de setembro a 04 de outubro (apenas dias úteis).

Candidatos da 2.ª fase de candidaturas (apenas para candidatos que iniciam o Doutoramento no 2.º semestre de 2018/19)
Matrícula/inscrição de 11 de fevereiro a 04 de março de 2019 (apenas dias úteis).

 

Local

Online

 

Horário

09h30 às 17h30

 

Processo

A inscrição será feita através do novo sistema de gestão académica Fénix.

  • Aluno FCUL, com conta válida
    • Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
    • Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.
       
  • Para os novos alunos
    • Antes de iniciar o seu processo de inscrição, irá receber por email, no endereço que indicou aquando da sua candidatura, os dados respeitantes à criação da sua conta de Aluno FCUL.
    • Com os dados e instruções que lhe forem enviadas deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e verificar/testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
    • Para realizar a matrícula/inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.

Manual de Instruções: Para consultar  o manual de apoio à sua inscrição, clique aqui.
Nota: precisa de ter instalado o Adobe Reader - para efetuar o download do Adobe Reader (gratuito), clique aqui.

 

Avisos

Sobre Inscrições

  • Após 31 de dezembro de 2018 não são aceites inscrições. Os alunos sem inscrição até esta data deverão efetuar nova candidatura em 2019/2020.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
  • O não cumprimento dos prazos fixados para a inscrição, implica a anulação da aceitação da candidatura.
     
  • ​​​Os alunos que concluíram cursos fora da FCUL devem apresentar obrigatoriamente, o original do Certificado de Conclusão e de Disciplinas, no Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha C), entre os dias 10 e 21 de setembro de 2018 (candidatos da 1.ª fase) e 04 e 15 de fevereiro de 2019 (candidatos da 2.ª fase).
     
  • As informações sobre o processo de inscrição são prestadas exclusivamente por email.

 

Sobre Propinas

  • O acesso à matricula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • No ato da matricula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações com intrevalos de 3 meses). 
  • A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online, na data indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.​​
  • Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega. (poderá consultar o Manual de Instruções onde obtém todas as indicações de como proceder).
  • Os candidatos que tenham requerido a concessão de bolsa de doutoramento devem entregar uma declaração, emitida pela entidade financiadora, comprovativa da concessão da bolsa e data de início da mesma.​
  • Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina nos prazos fixados poderão pagar a importância em dívida acrescida de juros, nos termos legais, de acordo com o estipulado no artigo 29.º, alínea b) da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto. Os juros são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida. Até que ocorra a regularização do pagamento da propina em dívida, fica suspensa a inscrição do estudante e, consequentemente, fica o mesmo inibido de praticar quaisquer atos curriculares, bem como de obter certificação de informação académica correspondente ao período a que a propina em dívida se refere.

 

Documentação necessária

Declarações de matrícula para efeitos de (opcionais):

Requerimentos para efeitos de:

Atenção: Deve trazer as declarações e requerimentos que necessita devidamente preenchidos, impressos e assinados e entregá-los na Direção Académica.

 

Contactos

Direção Académica
Informações sobre inscrições: doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt