Matrícula e Inscrição
Candidatos da 1.ª fase de candidaturas
Matrícula/inscrição de 14 de setembro a 02 de outubro.
Candidatos da 2.ª fase de candidaturas (apenas para candidatos que iniciam o Doutoramento no 2.º semestre de 2020/21)
Matrícula/inscrição de 08 a 26 de fevereiro de 2021.
Local
Horário
09h30 às 17h30
Processo
A inscrição será feita através do novo sistema de gestão académica Fénix.
- Aluno FCUL, com conta válida
- Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
- Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.
- Para os novos alunos
- Antes de iniciar o seu processo de inscrição, irá receber por email, no endereço que indicou aquando da sua candidatura, os dados respeitantes à criação da sua conta de Aluno FCUL.
- Com os dados e instruções que lhe forem enviadas deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e verificar/testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
- Para realizar a matrícula/inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.
Manual de Instruções: Para consultar o manual de apoio à sua inscrição, clique aqui.
Nota: precisa de ter instalado o Adobe Reader - para efetuar o download do Adobe Reader (gratuito), clique aqui.
Avisos
Sobre Inscrições
- Após 31 de dezembro de 2020 não são aceites inscrições. Os alunos sem inscrição até esta data deverão efetuar nova candidatura.
- A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
- O não cumprimento dos prazos fixados para a inscrição, implica a anulação da aceitação da candidatura.
- Os alunos admitidos e que concluíram cursos fora da FCUL devem apresentar obrigatoriamente, os originais dos Certificados/Diplomas enviados na candidatura, no Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha C), antes das datas das matrículas/inscrições.
Marcações para atendimento presencial por email: doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt. - As informações sobre o processo de inscrição são prestadas exclusivamente por email.
Sobre Propinas
- O acesso à matricula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
- No ato da matricula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações).
- A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online, na data indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.
- Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega. (poderá consultar o Manual de Instruções, onde obtém todas as indicações de como proceder).
- Os candidatos que tenham requerido a concessão de bolsa de doutoramento devem entregar uma declaração, emitida pela entidade financiadora, comprovativa da concessão da bolsa e data de início da mesma.
- Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas, poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.
Documentação necessária
- Declaração Compromisso de Honra (obrigatório);
- Declaração Comunicações e Notificações (obrigatório).
Declarações de matrícula para efeitos de (opcionais):
Requerimentos para efeitos de:
- Requerimento de Inscrição em Regime de Tempo Parcial;
- Requerimento Geral;
- Requerimento de atribuição de Estatuto Especial.
Atenção: As declarações e requerimentos que necessitar, devem ser devidamente preenchidos, impressos e assinados e enviados por email ou entregues na Direção Académica.
Cartão de aluno
Após efetuar a sua matrícula/inscrição, deverá solicitar o seu cartão de aluno, de acordo com as seguintes instruções:
- Portal Pessoal no Fénix: aceder ao menu lateral Área Pessoal > Cartão de Identificação;
- Neste menu, carregar na opção "Enviar Dados", para que as suas informações sejam comunicadas para os sistemas da Caixa Geral de Depósitos e de seguida carregar em "Finalizar" para ser redirecionado para o website de atendimento virtual da CGD.
Notas: sem aceder ao atendimento virtual da CGD, ou em alternativa deslocar-se presencialmente a um stand/balcão da CGD, não irá receber o seu cartão de aluno pois o processo não se encontrará finalizado.
A operação "Enviar Dados" irá apenas enviar as informações que tenha selecionado em "Área Pessoal > Autorizações". Caso pretenda a emissão de um cartão com vertente bancária, deverá verificar e se necessário alterar as "Autorizações", repetir o processo de envio e dirigir-se a um atendimento da CGD.
Contactos
Direção Académica
Informações sobre inscrições: doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt