Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

Em destaque

As Edições Colibri, o Instituito Dom Luiz e o coordenador José Almeida Silva vão apresentar o livro "As Alterações Climáticas os Desafios para Portugal depois do Acordo de Paris".

A sessão de apresentação do livro irá realizar-se na sexta-feira, dia 10 de dezembro e contará com a presença do coordenador do livro José Almeida Silva (IDL / Ciências ULisboa) e dos oradores ​Júlia Seixas (CENSE / FCT-NOVA), Sandro Mendonça (ISCTE / ANACOM) e Miguel Brito (IDL / Ciências ULisboa).

Mais informações.

Os “Clubes Ciência Viva na Escola” são uma iniciativa da Direção Geral de Educação e da Ciência Viva, que funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências.  Os 237 Clubes em todo o território nacional são o resultado de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomenta a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade.

Ciências, através de alguns projetos abraçados pelo Laboratório Vivo, como o +Biodiversidade @Ciências e a FCULresta estão a participar em debates online, promovidos pelos “Clubes Ciência Viva na Escola” e irão apoiar iniciativas desenvolvidas por diversas escolas para a implementação de práticas relacionadas com a ciência e a biodiversidade.

Estas parcerias são fundamentais para divulgar os mais recentes avanços científicos desenvolvidos por investigadores portugueses, em contextos reais de investigação.

Para mais informações.

A FCT e a Fundação "La Caixa" renovaram o acordo de colaboração que dá continuidade ao Programa Promove e lançaram a 4ª edição do concurso de projetos ao abrigo deste programa. As candidaturas ao Promove 2022 já estão abertas e decorrem até ao dia 19 de janeiro do próximo ano.

O Programa Promove visa estimular iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal. Este programa pretende apostar na gestão de recursos naturais, na criação de novos polos de desenvolvimento e na atração de turistas e novos residentes.

Logótipo do Concurso de Ideias HidroDinâmic@s

Tem uma ideia Hidrodinâmic@ guardada no fundo da garrafa que pode resolver a escassez de água? Um projeto na sua freguesia que precisa de um caudal maior? Ou uma horta hidroamiga com falta de gota? Então, este Concurso de Ideias Hidrodinâmic@s é para si!

O Concurso de Ideias HidroDinâmic@s destina-se a pessoas maiores de idade com projetos relacionados com a utilização, consumo, preservação e escassez de água, realizados a título individual desde que sem fins lucrativos ou através de estruturas sem fins lucrativos (Associação, Fundação, ONG).

Em cada uma das três categorias serão premiados dois projetos através de um Primeiro Prémio (2.500€) e de um Prémio Especial (1.000€), num total de 10.500€.

Candidaturas Abertas de 25 de novembro a 23 de janeiro 2022

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.