Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

Em destaque

A 7 de outubro de 2021 é lançado o livro de banda desenhada “O jogo das alterações climáticas”, com autoria de Bruno Pinto, Quico Nogueira e Nuno Duarte.

A sessão tem início às 18h00, no auditório 3.2.14 de Ciências ULisboa. A participação é gratuita, mediante registo prévio obrigatório.

Contando já com tradução em várias línguas, "O jogo das alterações climáticas " surge no âmbito do projeto europeu BEACON - Bridging European and Local Climate Action, coordenado em Portugal pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c (Ciências ULisboa) e pelo Instituto de Ciências Sociais - ICS.

O livro, editado em Portugal pela editora Polvo, poderá ser adquirido no local. Após intervenções dos autores, representantes do projeto, da editora e de Ciências ULisboa, a sessão encerra com uma sessão de autógrafos.

A iniciativa Noite Europeia dos Investigadores de 2021 está marcada a nível europeu para o dia 24 de setembro. Em Portugal a NEI está alinhada com o Pacto Ecológico Europeu que propõe que o impacto no clima seja neutro até 2050, através da promoção de iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição.

A NEI 2021 irá basear-se nas dimensões social, económica e ambiental para a sustentabilidade, promovendo a relevância da ciência e da investigação para contribuírem para a neutralidade climática no futuro.

Consulte o programa completo na página https://noitedosinvestigadores.org/.

Tem uma história para contar? O tema está relacionado com a Sustentabilidade? Acha que a sua história merece um prémio?

A Esri-Portugal apresenta o Desafio EUE 2021, um concurso de Storymaps com o tema "Criar um Futuro Sustentável". Submeta o Storymap mais inovador, apelativo e criativo e ganhe um prémio de 500€!

Data limite de submissão: 13 de Outubro de 2021.

Mais informações aqui!

As Bolsas Novos Talentos Científicos da Fundação Calouste Gulbenkian apoiam anualmente a vocação, a capacidade de investigação e a inovação científica de estudantes em instituições de ensino superior portuguesas.

Em 2021, são apoiadas as seguintes áreas: Física, Inteligência Artificial, Matemática, Sustentabilidade Ambiental e Tecnologias Quânticas.

Encerramento das candidaturas: 8 de outubro de 2021.

Mais informação aqui.

Vão iniciar-se os Cursos Avançados cE3c de 2021/2022!

CANDIDATA-TE JÁ! AS VAGAS SÃO LIMITADAS E PODES AUMENTAR A PROBABILIDADE DE TER UMA!

Mais detalhes sobre estes e outros cursos (incluindo programas, preços e procedimentos para inscrição) podem ser consultados em https://ce3c.ciencias.ulisboa.pt/training/?cat=16.

As gerações mais jovens desempenham um papel essencial na formação do futuro comum, e reconhecer seu potencial é uma obrigação. Para encorajar a próxima geração de inventores, o Instituto Europeu de Patentes estabeleceu o prémio Young Inventors Prize. De estudantes a empreendedores, o prémio está aberto a inovadores com até 30 anos e reconhecerá iniciativas em todas as áreas técnicas. Qualquer ideia, projeto ou produto em qualquer campo da tecnologia pode ser proposto, desde que essas iniciativas utilizem tecnologia para resolver um problema no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

As propostas podem ser feitas até 1 de outubro de 2021. O vencedor receberá um prémio em dinheiro no valor de €20.000, o segundo e terceiro finalistas receberão €10.000 e €5.000, respectivamente.

Para obter mais informações, entre em contato com a equipe do European Inventor Award em: European-inventor@epo.org

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.