Passar para o conteúdo principal

Ciências ULisboa

Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

 

Em destaque

A Circular Cities Week 2021 (25-31 outubro de 2021) será a 3ª Edição de um evento mundial anual e organizado descentralizadamente por cada núcleo do CEC, a acontecer em sintonia com o dia Mundial das Cidades (31 outubro) criado pela ONU. O objetivo da Circular Cities Week 2021 é ajudar a aumentar o compromisso na implementação de ações para acelerar a transição para cidades circulares.

O CEC de Lisboa organizará dois eventos, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O primeiro será uma sessão de cinema presencial do filme "Closing the Loop", seguida de um debate sobre o mesmo, na quarta-feira, dia 25 de Outubro de 2021 das 18h às 23h. O segundo será uma roda de conversa presencial e online sobre a transição de Lisboa para uma economia circular, no sábado dia 30 de Outubro de 2021 das 15h às 16h30.

Faça já a sua inscrição.

 

Com o tema “A Revolução da Sustentabilidade – Estamos preparados?”, este evento em parceria com a NOVA SBE, irá realizar-se no próximo dia 26 de Outubro e contará com oradores dos mais variados sectores nacionais. Além dos convidados presenciais, existirá também transmissão integral em direto no website da Green Savers e nas redes sociais.

Há muito que a sustentabilidade deixou de ser uma buzzword. As vozes a favor de promover medidas de estímulo verdes alinhadas com os objetivos climáticos surgem de múltiplos sectores da sociedade e das mais variadas áreas de atuação. Não se trata apenas de salvar o planeta. É também salvar o nosso modo de vida. Este será o mote para a primeira conferência da Green Savers.

 

A 3.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2021) é um evento promovido pela Rede Campus Sustentável, Portugal, organizado pelo Politécnico de Lisboa e que terá lugar nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, em regime online.



A CCS2021 constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

Sob o tema “CAMPUS SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES” este evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantesacadémicosinvestigadores especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.



 

"O conhecimento ao serviço das áreas classificadas"

De 1 a 4 de Dezembro o 20º Encontro Nacional de Ecologia (20º ENE) volta ao seu formato presencial e quer levar os ecólogos nacionais a um dos locais mais belos de Portugal, Ponte de Lima. Depois de uma pandemia que parou o mundo, o conhecimento científico provou ser a melhor forma de gerir situações de crise. Urge relembrar que o conhecimento em ecologia é a base para a protecção ambiental e salvaguarda da saúde humana. A Organização deste congresso convida todos os ecólogos a partilhar o seu conhecimento e mostrar como o seu papel é essencial para uma sociedade em mudança

Com o tema “Conhecimento ao serviço das áreas classificadas” a comissão científica convida a submissão de trabalhos em todas as áreas da Ecologia até dia 22 de Outubro de 2021 (nova data).

 

A Rede de Bibliotecas de Lisboa lançou o Laboratório de Cidadãos “Peças de Jardim”. O grupo eChanges do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais participa nesta iniciativa.

Envie a sua ideia até dia 24 de outubro 2021.

Serão selecionados até dois projetos no âmbito da sustentabilidade para os espaços da futura Biblioteca Jardim da Estrela, para serem desenvolvidos num laboratório colaborativo no Espaço Ripas - Oficina Criativa durante 10 dias no mês de novembro de 2021.

Os projetos devem ter uma forte componente de reutilização de materiais e de promoção da inclusão na perspetiva da diversidade, integração e respeito pelo outro.

Há espaço para qualquer ideia que possa ser desenhada, construída ou desenvolvida, em primeira versão ou enquanto protótipo, que seja realizada de forma colaborativa.

Mais informações

 

 

O Projeto RotasZer0 tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a importância das práticas agroecológicas. Este projeto pretende informar sobre a importância da circularidade e da biodiversidade nos sistemas agrícolas, nomeadamente no contexto de práticas de gestão de resíduos como a compostagem.

Serão realizadas cerca de 20 Rotas, desde Ponte de Lima a Castro Marim onde, em cada uma, um pequeno grupo de consumidores locais visitará entre 2 a 3 produções agrícolas.

Nas visitas, os participantes terão oportunidade de conhecer os produtores, as suas práticas e produção, registando em vídeo alguns momentos da sua Rota. As imagens captadas serão editadas pela equipa do projeto, resultando na realização de:

  • vídeos de curta duração, sobre cada uma das rotas realizadas;
  • um documentário final, compilando toda a informação recolhida nas rotas realizadas.

O Projeto RotasZer0, resulta de uma parceria entre o TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e a Caravana AgroEcológica, e é financiado pelo Fundo Ambiental.

Inscrições em https://caravanaagroecologica.weebly.com/rotas-zero.html.

 

Tem uma história para contar? O tema está relacionado com a Sustentabilidade? Acha que a sua história merece um prémio?

A Esri-Portugal apresenta o Desafio EUE 2021, um concurso de Storymaps com o tema "Criar um Futuro Sustentável". Submeta o Storymap mais inovador, apelativo e criativo e ganhe um prémio de 500€!

Data limite de submissão: 13 de Outubro de 2021.

Mais informações aqui!

 

Vão iniciar-se os Cursos Avançados cE3c de 2021/2022!

CANDIDATA-TE JÁ! AS VAGAS SÃO LIMITADAS E PODES AUMENTAR A PROBABILIDADE DE TER UMA!

Mais detalhes sobre estes e outros cursos (incluindo programas, preços e procedimentos para inscrição) podem ser consultados em https://ce3c.ciencias.ulisboa.pt/training/?cat=16.

 

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.