Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

 

Em destaque

Nas férias, a ciência sai à rua em todo o país com centenas de ações de participação gratuita, organizadas por centros Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.

Este ano as inscrições nas ações do Ciência Viva no Verão são diferentes: para participar deverá registar-se no MyCiencia Viva, o passaporte para todas as iniciativas da Ciência Viva. Depois do registo poderá inscrever-se nas atividades.

 

Estão abertas as candidaturas à 12.ª edição do concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge!

Com o tema “Tecnologias Inovadoras para a Sustentabilidade”, este ano o Fraunhofer Portugal Challenge volta a premiar as melhores ideias, baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas, que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021.

Este ano, o Fraunhofer Portugal Challenge vai distinguir as ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos. A importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável, são desafios urgentes. A ciência e a tecnologia são os principais aliados dos candidatos ao Fraunhofer Portugal Challenge na procura de contributos para estes desafios.

As candidaturas podem ser submetidas em www.challenge.fraunhofer.pt até 31 de julho de 2021.

 

 

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.