PhD Support Programme

Vista a partir de cima de pessoas perto de uma mesa de madeira
Pexels - photo by fauxels

A Faculdade de Ciências (CIÊNCIAS) tem cerca de 500 estudantes de doutoramento que desenvolvem as suas atividades de investigação no âmbito dos Centros de I&D (CI&D) sob responsabilidade de um orientador.

Os coordenadores dos Programas Doutorais têm a responsabilidade de acompanhar a evolução dos respetivos doutorandos, aprovando o Curso de Formação Avançada (CFA) e participando nos júris dos seminários de investigação anuais.

CIÊNCIAS sente, cada vez mais, a necessidade de acompanhar esta população estudantil de forma mais integrada durante a sua passagem pela Escola. A União Europeia recomenda, aliás, que as instituições de ensino e investigação assumam esta responsabilidade com elevada prioridade.

Neste contexto, CIÊNCIAS implementou o PhD Support Programm. que, com uma periodicidade que se pretende anual, integra oferta formativa de natureza não científica em função da procura pelos estudantes.

O PhD Support Programme é constituído por seis componentes:

1. Welcome Session
  2. Career Strategy Programme
  3. PhD Countdown Programme
  4. ScienceIN2Business
  5. Personalised Support
  6. Soft Skills Programme

Todas as componentes do PhD Support Programme são de frequência opcional. Este programa não substitui os Programas Doutorais em funcionamento e apenas põe à disposição dos doutorandos componentes que já existem (com exceção da 1 e 2) em função das necessidades e interesses dos mesmos. As componentes 3 e 5 já estão disponíveis para os doutorandos de CIÊNCIAS. A componente 4 está disponível para todos os estudantes de CIÊNCIAS independentemente do ciclo de estudos. Alguns módulos da componente 6 incluem-se nalguns Programas Doutorais, mas outros módulos poderão ser criados especificamente no âmbito do PhD Support Programme.

O PhD Support Programme é essencialmente um plano anual de atividades, que complementa o acolhimento e o enquadramento científico dos estudantes nos respetivos Centros de I&D e/ou Departamentos, pretendendo responder a necessidades sentidas por alguns.

Contactos:

Gabinete de Apoio à Investigação