Bem-vindos ao Departamento de Informática

A área de Informática existe na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa há mais de 3 décadas, com o lançamento pioneiro da Licenciatura em Computação em 1982. O departamento foi criado em 1989 sendo hoje responsável por cursos de elevada especialização nos três ciclos do ensino superior: licenciatura, mestrado e doutoramento.

Anualmente são admitidos mais de 170 novos alunos de 1.º Ciclo, na Licenciatura em Engenharia Informática e na Licenciatura em Tecnologias de Informação. O Mestrado em Engenharia Informática assegura a formação avançada em Engenharia Informática acreditada com o título profissional de Engenheiro. O Mestrado em Informática destina-se a uma formação complementar em informática para não engenheiros. Os Mestrados em Segurança Informática, Ciências de Dados, e Bioinformática e Biologia Computacional são pioneiros no país e situam-se na vanguarda de áreas de elevada especialização e em expansão. No 3.º Ciclo, o curso de Doutoramento em Informática é o principal meio de formação em investigação avançada. O departamento está também envolvido em diversos outros cursos interdisciplinares de 2.º e 3.º Ciclo, oferecidos no âmbito da ULisboa. Todos estes cursos são lecionados na Cidade Universitária, um dos melhores lugares para fazer um percurso académico com os seus espaços amplos, as suas instalações desportivas e localização ímpar, com acessibilidade fácil a toda a Lisboa.

A ação do departamento ao longo dos anos tem-se pautado por uma colaboração intensa com empresas e outras organizações externas, com resultados proveitosos para ambas as partes. De acordo com os números mais recentes, fornecidos por entidades independentes, os nossos alunos têm níveis de empregabilidade próximos dos 100%, chegando ao emprego pleno em alguns casos. Tem havido consistentemente um número de ofertas de estágios muito superior ao número dos nossos finalistas dos mestrados, assegurando uma porta de entrada privilegiada para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Recentemente, foi instituído a atribuição de diversos prémios para os melhores alunos nas licenciaturas e mestrados, em cooperação com empresas como a Accenture e a MAXDATA, incentivando a procura e premiando a obtenção de resultados de excelência.

Estamos em duas unidades de investigação científica acreditadas na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e um grupo de investigação autónomo, com uma forte ligação à formação de alunos de pós-graduação. Essas unidades promovem iniciativas interdisciplinares que resultam das nossas parcerias com as mais reputadas empresas de tecnologias de informação e das ligações estreitas com outras escolas e departamentos, tanto dentro da universidade como a nível internacional.

Em suma, o departamento proporciona aos seus mais de 1000 alunos uma formação sólida na área da Informática com um currículo de vanguarda suportado por investigação científica de elevada qualidade e colaborações estreitas com o tecido empresarial.

Francisco Couto