Estatística e Investigação Operacional

Bem-vindos ao Departamento de Estatística e Investigação Operacional

O Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tem como objetivos fundamentais o ensino, o desenvolvimento de atividades de investigação e a transferência de conhecimento e inovação, focando-se essencialmente em dois domínios na área das ciências matemáticas, a Estatística e a Investigação Operacional.

O DEIO oferece formação variada e actualizada de 1.º Ciclo (Licenciatura), 2.º Ciclo (Mestrado) e 3.º Ciclo (Doutoramento), pretendendo garantir uma base sólida de conhecimentos e as competências adequadas ao exercício de diferentes funções profissionais.

O DEIO possui um corpo docente altamente qualificado, com larga experiência no ensino e na inovação, e capacidade de obtenção de fundos para investigação a nível nacional e internacional. As competências científicas e pedagógicas dos seus docentes permitem resolver, e ensinar a resolver, problemas reais que aparecem em domínios muito diferentes, como biologia, medicina, farmácia, saúde, redes de transportes ou telecomunicações, seguros, banca, serviços públicos, empresas do sector produtivo e, em geral, economia e gestão.

A investigação científica desenvolvida no DEIO e a transferência de conhecimento para as empresas, as Instituiçoes públicas ou privadas e para a Sociedade em geral, são conduzidas em estreita ligação com centros de investigação, de excelente qualidade, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O DEIO tem já uma longa tradição e é uma referência no ensino e na investigação nas áreas da Estatística e da Investigação Operacional em Portugal.

Maria Eugénia Captivo
Presidente