Instruções

Submissão da candidatura

 

1. Criação de conta

Candidato aluno FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato aluno FCUL, sem conta válida - deverá requerer novas credenciais de acesso pela(s) seguinte(s) forma(s):

  1. Através do e-mail: suporte@ciencias.ulisboa.pt indicando o seu número e nome de Aluno;
  2. Diretamente no balcão de atendimento da Unidade de Informática – Ed. C1, Sala 1.2.10 e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato que não é aluno FCUL - deverá criar uma conta diretamente em
https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/accountCreation.
Posteriormente irá receber as credenciais (formato: Utilizador bennuXXX ) e poderá aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.
Caso não receba o e-mail ou se esqueça da password, poderá solicitar o seu reenvio em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/passwordResetRequest.

 

2. Escolher o curso a que se pretende candidatar.

 

3. Preencher/validar todos os campos dos “separadores” de candidatura. 

 

4. Reunir os documentos necessários e de entrega obrigatória, nomeadamente:

  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Conclusão / Diploma de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3 ou equivalente legal 4;
  • Certificado de Disciplinas de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3;
  • Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (apenas para candidatos cujo Mestrado e/ou Licenciatura ou equivalente legal seja de uma Instituição Estrangeira) 2 3;
  • Declaração relativa ao registo do grau Superior Estrangeiro e da Instituição de Ensino Superior (apenas para candidatos cuja Mestrado e/ou Licenciatura seja de uma Instituição Estrangeira);
  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte (facultativo) 3;
  • Carta de Motivação;
  • Plano de trabalho com indicação dos objetivos gerais a alcançar;
  • Declaração de aceitação de orientação do(s) orientador(es) - caso o candidato pretenda propor os orientadores antes do registo da tese (facultativo).

1 Os candidatos cuja Licenciatura e/ou Mestrado ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira (fora da UE), devem enviar os Certificados / Diploma visados pelo serviço consular português do país de origem ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
2 Sempre que os Certificados / Diploma não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.
3 Os candidatos que não foram alunos da FCUL deverão trazer os documentos originais na altura da matrícula/inscrição.
4 Consideram-se como equivalências legais aos graus de licenciado e mestre, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro.

 

5. Digitalizar e anexar ao formulário de candidatura todos os documentos de entrega obrigatória. Solicita-se o envio preferencial de documentos digitalizados em Word, PDF ou formatos de imagem (ex: jpeg, gif, png, etc.).

As candidaturas que não anexem todos os documentos obrigatórios não serão aceites/validadas.

 

6. Submeter a candidatura.

 

7. Aguardar pela receção de um e-mail para efetuar o pagamento da respetiva taxa de candidatura.

Pagamento da taxa de candidatura no valor de 50,00Euros.

O pagamento deverá ser efetuado após submissão da candidatura e após receção do e-mail enviado pelo Gabinete de Estudos Pós-Graduados, através das seguintes formas:

  • Referência multibanco;
  • Transferência bancária pelas ATM's, Internet ou em qualquer Agência Bancária.

Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase).

 

8. Apenas no caso de ter efetuado transferência bancária, deverá submeter o respetivo comprovativo na candidatura efetuando o upload no separador TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA. 

 

Ao longo do processo de candidatura os candidatos receberão notificações por e-mail e poderão consultar o estado da mesma.