Inscrições - Concursos Especiais | Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

Alunos de Ciências

As matrículas/inscrições decorrem de 13 a 18 de setembro, para os alunos colocados através dos seguintes regimes:

Concurso Data de matrícula/inscrição Documentos necessários Horário Local
Maiores de 23 anos 13 a 18 de setembro

Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativa)

Titulares de Cursos Superiores 13 a 18 de setembro

Certificado de Conclusão de Licenciatura (original e 1 fotocópia)

Certificado de Disciplinas (original e 1 fotocópia)

Reingresso 13 a 18 de setembro

Mudança de Par
Instituição/Curso
13 a 18 de setembro

Alunos Externos

Comprovativo de morada, para efeitos de criação do cartão de aluno (CGD)

Ficha ENES (original e 1 fotocópia)

Declaração de inscrição do estabelecimento de ensino superior de origem (original e 1 fotocópia)

Certificado de Disciplinas (original e 1 fotocópia)

Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (original e 1 fotocópia)

Alunos FCUL

Comprovativo de morada, para efeitos de criação do cartão de aluno (CGD)

Ficha ENES (original e 1 fotocópia)

Sobre inscrições

• Após 31 de dezembro de 2018 não são aceites inscrições.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.

Sobre propinas

1.ª prestação (inclui taxa de inscrição e taxa de matrícula) 348,47€
2.ª prestação 130€
3.ª prestação 130€
4.ª prestação 130€
5.ª prestação 130€
6.ª prestação 130€
7.ª prestação 130€
  • O acesso à matrícula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • No ato da matrícula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações).
  • No final da inscrição são geradas automaticamente as referências multibanco para efetuar o pagamento das prestações da propina. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega.

• A 1.ª prestação da propina é paga no ato/dia da matrícula/inscrição, da seguinte forma:
    • O pagamento da propina é efetuado, no próprio dia, através da referência multibanco que lhe é entregue, e que é única e exclusiva para si - deve dirigir-se a um qualquer Multibanco e efetuar o pagamento através da opção “Pagamento de Serviços”, ou se preferir através do serviço de homebanking da sua instituição bancária.
    • Em casos excecionais a propina poderá ser paga por cheque ou numerário na tesouraria do Edifício C5, deverá tirar uma senha para o efeito e aguardar a sua vez. Após efetuar o pagamento, dirija-se novamente ao Edifício C1 (Espaço Estudante).

• ​​Os alunos que concorreram a Bolsa dos SASUL ou outras, devem fazer prova da candidatura nos serviços de Atendimento Geral da Direção Académica ou através de email antes das datas definidas para a inscrição. Devem proceder ao pagamento das propinas após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina nos prazos fixados poderão pagar a importância em dívida acrescida de juros, nos termos legais, de acordo com o estipulado no artigo 29.º, alínea b) da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto. Os juros são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida. Até que ocorra a regularização do pagamento da propina em dívida, fica suspensa a inscrição do estudante e, consequentemente, fica o mesmo inibido de praticar quaisquer atos curriculares, bem como de obter certificação de informação académica correspondente ao período a que a propina em dívida se refere.

Direção Académica
Informações sobre inscrições: ua@ciencias.ulisboa.pt