Impressão, digitalização e cópia

O Serviço de Impressão de Ciências tem um funcionamento simples e fácil, baseado em carregamentos associados ao atual cartão de estudante (cartão "CGD") no caso dos alunos. Docentes e Funcionários não necessitam de realizar carregamentos.

O sistema permite a realização de cópias em self-service. Qualquer cartão de funcionário ou aluno dá acesso a um dos equipamentos disponíveis, sendo possível ao utilizador realizar cópias com várias características (preto e branco, cor, frente-e-verso, alterar qualidade e número de cópias, etc.) através das escolhas disponíveis no ecrã táctil do interface do equipamento. Também é possível realizar impressões, sendo que a impressão só sai efetivamente quando o utilizador se deslocar a um dos multifuncionais disponíveis e se identificar. Finalmente, é também possível a realização de digitalizações, sem custo para o utilizador, sendo o resultado enviado por correio eletrónico em PDF ou imagem (a escolha é do utilizador no interface do equipamento).

Utilização

Autenticação nos equipamentos

Para realizar qualquer uma das três funções (Cópia, Impressão e Digitalização) é necessário o utilizador identificar-se junto do equipamento. Há duas formas de realizar esta identificação:

  1. Passar o cartão no leitor de proximidade do equipamento. O cartão de acesso Ciências deve ser aproximado do leitor indicado para fazer login e logout no final da sessão. Consoante o equipamento, o leitor poderá variar ligeiramente de local e formato.

  2. Em alternativa o utilizador também poderá realizar o login no ecrã táctil do equipamento com a sua conta, usando apenas o seu username (ou seja, omitindo a componente @fc.ul.pt ou @alunos.fc.ul.pt)

Impressão

Para imprimir basta enviar os documentos para a impressora "Sistema de Impressão da FCUL". Esta impressora surge automaticamente configurada nos computadores dos laboratórios e pode ser adicionada aos computadores pessoais dos docentes. Os documentos são efetivamente impressos no equipamento escolhido pelo utilizador após autenticação e seleção dos documentos a imprimir. Mesmo depois do envio, no caso de não se pretender imprimir, basta apagar os trabalhos apresentados no ecrã dos equipamentos. No caso dos alunos só são pagas as folhas efetivamente impressas. Para Docentes e Funcionários a utilização é idêntica, sem necessidade de carregamentos, utilizando o cartão de Ciências ou a conta de utilizador @fc.ul.pt.

Instruções detalhadas

Após a autenticação deverá carregar na "seta" existente no canto superior direito do ecrã (o ecrã principal é sempre o da lista de impressões, associados à conta do utilizador). Carregando nesse botão o utilizador terá acesso a outras opções.

O ecrã apresentado (ver em baixo) tem várias opções no topo. Por omissão já estará no ecrã de "Copiar".

Em algumas máquinas surge um menu intermédio a solicitar a opção pretendida:

Nestes equipamentos deverá carregar no botão "Home" para voltar a este menu.

Funções Principais

 

  1. Frente e verso: seleccionando esta função surgem várias possibilidades; ex: original F/V para cópia F/V. Escolhemos a pretendida, tendo atenção que os símbolos à esquerda da seta, representam os originais, à direita será o trabalho produzido.
  2. Selecção de papel: Apesar de ser automática, também é possível programar manualmente, nomeadamente a programação do by-pass, onde se inserem os suportes de cópia/impressão não standarizados, como por exemplo cartolinas e transparências.
  3. Ampliação/Redução: Nesta função, o utilizador pode escolher as escalas fixas para ampliar/reduzir o original, ex: A4-A3 e A3-A4, ou fazê-lo manualmente.
  4. Finalização: Este item permite (com opcionais) um acabamento mais profissional. Na configuração base permite a separação de conjuntos em forma cruzada.
  5. Qualidade: Por omissão está em modo de Texto, podem ser seleccionados os modos de Foto, Mapa e Texto/Foto
  6. Cópia a Cor: Por omissão os equipamentos copiam/imprimem a Preto e Branco, na execução de cópia, utilizando a função que se encontra no topo esquerdo do visor, poderá alterar de Preto e Branco para Cor.
Funções Secundárias

Funções especiais SUB-MENU 1

  • Folheto
    • Escolher formato do original
    • Definir formato da cópia (opção de escolha da alimentação do papel entre gavetas e by-pass)
    • Dando "OK" termina a programação

    Notas adicionais:

    • Pode ainda adicionar capa
    • Escolher capas impressas ou não impressas
    • Definir tipo de papel de capa

    Recomendações:

    • Utilizar formato de originais A4
    • Formato do booklet A3 (cópia directa)
    • Formato do booklet A4R (seleccionar by-pass na falta de cassete com este formato)
  • Originais de formato diferente: Permite a leitura, em simultâneo, de conjuntos com originais de formato diferente; ex: A3 e A4.
  • Inserção de capa / folhas
    • Permite, ao utilizador, a colocação de capas/contra-capas e capítulos/folhas em conjuntos
    • Das 3 opções apresentadas, no visor, seleccione as que quer executar
    • Defina a origem do papel, de cópia, para cada uma das opções
    • Defina, em cada uma das opções, se a deixa em branco (melhor escolha em demo) ou qual a face que quer ver impressa.
    • Seleccionar a colocação de capítulos/folhas. Escolha adicionar, seguidamente com o teclado da máquina, indique a frente de que folha onde quer que o capitulo seja inserido.
    • Repita esta operação consoante o numero de capítulos que quer inserir.
  • Separação e transparências
    • Importante: As transparências devem ser colocadas no tabuleiro by-pass.
    • Definir o formato da transparência.
    • Escolher se quer a folha intercalada impressa ou não
    • Seleccionar o local onde coloca as folhas de intercalação (qual a gaveta)
  • Cópia continua de trabalhos / Job build: Permite a leitura de conjuntos com número de folhas superior à capacidade do DADF - Basta activar. Colocar os originais no alimentador, dividindo-os em várias tranches, utilizando a tecla verde para realizar as leituras. Após todos os originais terem sido lidos, premir a tecla concluído.
  • Combinação de imagens
    • Seleccionar o formato dos originais
    • Escolher o modo de combinação; ex. 2 Em 1, 4 em 1, etc.
    • Escolha se quer activar, ou não, cópia em frente e verso e na tecla de "opção" poderá seleccionar a ordem das imagens.
    • Indique o formato de cópia.

    Notas:

    • Nesta função a deslocação para o centro é automaticamente activada. Atenção que as máquinas poderão não ter a função de "separação de imagens".
  • Aviso de trabalho concluído (Job done notification)
    • Active a função
    • Seleccione o endereço electrónico, pré-definido, para onde deseja enviar o aviso de trabalho realizado.
  • Função Deslocar
    • Active Função deslocar
    • Com as setas escolha em que sentido deseja deslocar o original

    Poderá também definir coordenadas, recorrendo as medidas (milímetros). Esta função só funciona com originais inferiores ao formato de cópia

  • Função Margem: Permite definir em milímetros o tamanho da margem a criar. Esta função é útil à furação para arquivo
  • Função Margem: Eliminação de manchas negras devido à entrada de luz no vidro de exposição.

Funções especiais SUB-MENU 2

  • Função Negativo/Positivo
  • Composição de Formulários: poderá necessitar de programação prévia do formulário a utilizar
  • Programação previa do formulário
    • Seleccionar tecla asterisco
    • Programações comuns
    • No menu 3 de 6 seleccionar a opção de "registar formulário para composição"
    • Accionar registar
      • Seleccione o formato do original
      • Opte entre imagem inteira e imagem transparente
      • Esta opção é feita em função do degrade com que irá ficar o seu formulário
      • Dê um nome ao formulário para que o possa identificar facilmente
      • Carregue na tecla verde para digitalizar e guardar o seu formulário
  • Utilização do formulário
    • Seleccione composição de formulário
    • Escolha o local onde quer impresso o formulário
    • Escolha qual o formulário a utilizar (da lista apresentada)
    • Carregue em OK
  • Memória de Modos: Permite memorizar até 9 trabalhos que regularmente sejam realizados no equipamento. Nota: Função útil em demo, preparando previamente a programação de dois ou três trabalhos.
  • Repetição de imagem: Permite repetir em dois eixos várias vezes a mesma imagem, numa única folha. Nota: Para preenchimento total aconselha-se a utilização do "auto" , na escolha da quantidade. Definir tamanho do original para o formato mais próximo das hipóteses apresentadas.
  • Numeração de páginas ou conjuntos de cópias
    • Numeração de páginas
      • Seleccione a opção desejada no canto esquerdo
      • Com as teclas seleccione a posição em que vai ficar o numero na folha
      • Salte o menu seguinte
      • Seleccione tamanho e cor do numero
    • Numeração de conjuntos de cópias
      • Com as teclas seleccione a posição de impressão desejada
      • Defina o tamanho do numero e densidade da cor
  • Marca de Água/Data de impressão
    • Marca de Água
      • Com as setas escolha a posição de impressão
      • Defina no "tipo de impressão" se quer em todas as páginas ou apenas no topo da primeira
      • Opte por uma das marcas previamente programadas ou personalize uma nova em criar
      • Seleccione o tamanho e se a quer transparente ou sobreposta
    • Data de impressão
      • Com as setas escolha em que posição a vai querer
      • Especifique qual a data que vai querer
      • Especifique qual o formato de data que vai querer (ex: dia/mês/ano)
      • Escolha o tamanho e se quer a data transparente ou sobreposta
  • Função chamar: Permite aceder aos três últimos trabalhos realizados na máquina
  • Imagem reflectida
  • Nitidez: escolha se quer aumentar o nível de nitidez das cópias executadas no equipamento

Para iniciar a digitalização (tal como as cópias) deve carregar no botão verde do equipamento, ao lado do ecrã táctil.

Digitalização

A digitalização é feita selecionando a opção adequada no ecrã tátil após autenticação e permite selecionar os endereços de correio eletrónico de destino dos documentos. O botão "Enviar para mim" permite enviar o ficheiro para a conta de mail do utilizador. As digitalizações (A4 PB e Cores e A3 PB e Cores) não são sujeitas à existência de saldo no cartão.

Instruções detalhadas

Após a autenticação deverá carregar na "seta" existente no canto superior direito do ecrã (o ecrã principal é sempre o da lista de impressões, associados à conta do utilizador). Carregando nesse botão o utilizador terá acesso a outras opções.

Em alguns equipamentos deverá aparecer um menu com três opções, sendo uma delas "Ler e Enviar". Noutros equipamentos, como no ecrã apresentado em baixo, poderá ver várias opções no topo. Escolha a opção "Enviar".

Neste ecrã poderá ser digitalizado um documento (com uma ou mais páginas, de uma face ou frente-e-verso, a cores ou preto-e-branco).

O documento é enviado como ficheiro anexo numa mensagem de correio electrónico, que poderá parametrizar (nome do documento, assunto, texto no corpo da mensagem) no entanto estas alterações não são necessárias nem obrigatórias.

No centro do ecrã existe um botão que facilita o envio: "Enviar para mim" (1). Este botão preenche o campo do destinatário da mensagem de correio electrónico automaticamente com o endereço associado à conta de utilizador que se identificou junto do equipamento.

O documento lido pode ser enviado como um ficheiro JPEG, TIFF ou PDF. A escolha (2) pode ser realizada pelo utilizador antes da digitalização. Outras opções como frente-e-verso (3), p/b ou cor (4) e qualidade da digitalização (5) também podem ser escolhidas neste ecrã.

Ou em alguns equipamentos num ecrã semelhante ao seguinte:

Para iniciar a digitalização (tal como as cópias) deve carregar no botão verde do equipamento, ao lado do ecrã táctil.

A utilização do equipamento como digitalizador deve ser realizada com bom senso e sem ocupar o equipamento por mais de 5 minutos seguidos.

Custos

As digitalizações não têm qualquer custo. As impressões e cópias têm o seguinte custo:

    Simples Frente e verso
A4 P/B 0,02 € 0,04 €
  Cores 0,20 € 0,40 €
A3 P/B 0,08 € 0,16 €
  Cores 0,80 € 1,60 €

Os preços incluem IVA à taxa legal em vigor.

O valor das impressões só será descontado no acto da impressão, isto é, quando o aluno se desloca ao equipamento depois de realizar a impressão no computador.

No caso de não se deslocar ao equipamento no prazo de 30 minutos, as impressões serão automaticamente apagadas e nenhum valor é descontado ao saldo.

Carregamentos e Saldos

Os carregamentos são realizados no Noteiro localizado em frente ao atendimento de seguranças no edifício C5 (por baixo dos televisores do sistema de atendimento).

Para realizar um carregamento deverá:

  1. Passar o cartão frente ao leitor (1);
  2. Confirmar a sua identificação no display existente (2);
  3. Colocar uma nota de 5 €, 10 € ou 20 € na entrada de notas (3);
  4. Retirar o comprovativo de carregamento (4). Este documento não serve de recibo. Se desejar obter um recibo deverá deslocar-se ao Atendimento Geral de Ciências, balcão da tesouraria, 48h (úteis) depois do carregamento ter sido realizado.

O valor do carregamento será adicionado ao saldo actual do seu cartão. No caso de não ter qualquer saldo no cartão não poderá realizar Cópias nem Impressões, mas poderá realizar digitalizações.

O Centro de Informática não recebe carregamentos em dinheiro no Atendimento. No caso de indisponibilidade do noteiro, pode realizar carregamentos no balcão da tesouraria do Atendimento Geral de Ciências.

Consulta de Saldo e Movimentos

A opção "Sistema de Impressão" da página pessoal do Portal de Ciências permite verificar o Saldo e Movimentos associados ao cartão.

Equipamentos de Utilização Genérica

Equipamento Local
Canon iR-ADV C5235i Espaço Estudante (Sala 1.2.25)
Canon iR-ADV C2230i Espaço Estudante (Sala 1.2.25)
Canon iR-ADV C2030i Biblioteca das Biologias (Sala 2.2.20)
Canon iR C2380 Biblioteca C4 - (Sala 4.2.10)
Canon iR C2380 Biblioteca C4 - (Sala 4.2.10)
Canon IRC1028 Biblioteca da Geologia (Sala 6.4.42)
Canon iR-ADV C2230i DEGGE (Ao pé do segurança no C8 Piso 2)

Equipamentos Disponíveis para Docentes, Funcionários e Investigadores

Local Equipamento
Espaço Estudante (Sala 1.2.25) Canon iR-ADV C5235i
Espaço Estudante (Sala 1.2.25) Canon iR-ADV C2230i
Biblioteca das Biologias (Sala 2.2.20) Canon iR-ADV C2030i
DBV - Edifício C2 Piso 3 Corredor Canon iR-ADV C2030i
DBA - Edifício C2 Piso 4 Corredor Canon iR-ADV C2030i
Giat (Sala 4.1.38) Canon IR2270 (apenas P/B)
Biblioteca C4 - (Sala 4.2.10) Canon iR C2380
Biblioteca C4 - (Sala 4.2.10) Canon iR C2380
Corredor da URFP (Sala 5.1.28) Canon iR-ADV C2030i
Corredor da URH (Sala 5.1.15) Canon IR2270 (apenas P/B)
Corredor da UA (Sala 5.3.5) (Pós-Graduados) Canon iR-ADV C2030i
Unidade Académica (sala 5.3.10) (Atendimento UA/ Gab. Comunicação / Gab. Controlo de Gestão) Canon iR-ADV C2230i
Direção (Sala 5.4.14) Canon iR-ADV C2230i
Biblioteca da Matemática (Sala 6.2.33) Canon iR-ADV C2030i
Biblioteca do DEIO (Sala 6.4.29) Canon IR3235N
Biblioteca da Geologia (Sala 6.4.42) Canon IRC1028
Secretaria da Geologia (Sala 6.4.47) Canon iR-ADV C2030i
DEGGE (Junto à segurança no C8 Piso 2) Canon iR-ADV C2230i
Vários (Corredor do C8 Piso 3) Canon iR-ADV C2230i
Departamento de Física (Corredor C8 Piso 6 lado direito) Canon iR-ADV C2230i
Departamento de Química (Corredor C8 Piso 6 lado esquerdo) Canon iR-ADV C2230i
Instituto de Oceanografia Canon IRC1028

 

Configuração do Sistema em Portáteis e Postos de Trabalho

Nota 1: Caso o driver não seja compatível com o seu sistema operativo deverá transferir o driver correcto através do seguinte endereço. O driver para Windows 7 x64 é Canon PCL5e/5c v8.70 Printer Driver for x64 Edition (PCL5e/5c v8.70) )

Nota 2: No caso dos portáteis poderá utilizar a rede Eduroam (em Ciências) para poder imprimir.

Sistema Operativo Windows

A configuração da impressora terá de ser feita sempre que ligar/reiniciar o computador. Para proceder a esta configuração deverá seguir os seguintes passos:

  1. Menu "Iniciar" e abrir a opção "Executar" (Em Windows XP) ou "Pesquisar" (Em Windows 7)
  2. Escrever \\printserver.fc.ul.pt\Canon_IN e carregar na tecla "Enter" (ver imagem seguinte)

    Para DEIO, URFP e URH: Para alguns equipamentos mais antigos a impressora é a Canon_IN_PB (equipamentos a preto e branco do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, IDL e GIAT).
  3. Preencher a informação de autenticação (se solicitada) com a sua password do domínio @fc.ul.pt, colocando FC\o_seu_username, e em baixo a sua password e carregar no "OK"

    Atenção: O valor das impressões irão ser descontadas no username que introduzir nesta autenticação
  4. O driver da impressora será instalado no seu portátil ou posto de trabalho.
  5. Finalmente irá aparecer a impressora no seu computador (na secção das impressoras)

Sistema Operativo MAC (Snow Leopard 10.6 ou posterior)

  1. Ir à maçã e escolher Preferências do Sistema
  2. Escolher a opção Impressão e Fax
  3. Clicar em adicionar impressora (símbolo de + )
  4. Clicar com o botão direito ( Ctrl + Click) na barra de opções. Seleccionar Personalizar barra de ferramentas
  5. Arrastar o símbolo de opções avançadas para a barra de opções (1). Seleccionar Terminado (2).
  6. Colocar as opções como na figura abaixo. No tipo seleccione Janelas (Windows). No URL colocar o endereço do printserver. Imprimir como impressora laser genérica. Seleccionar Adicionar.

    Para DEIO, URFP e URH: Para alguns equipamentos mais antigos a impressora é a Canon_IN_PB (equipamentos a preto e branco do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, IDL e GIAT).

    Nota: Para impressão a preto e branco selecionar Generic PCL Laser Printer, para impressão a cores selecionar Generic PostScript
     

  7. Seleccionar Continuar.
  8. Ao imprimir, seleccione printserver.fc.ul.pt (ou o nome que atribuiu).
  9. Ao enviar o trabalho para o printserver, o mesmo fica a aguardar autenticação. Para efectuar a mesma seleccione "Retomar".
  10. Efectuar a autenticação com "fc\o_seu_username" ou "alunosfc\fc12345" (como exemplificado abaixo).

Sistema Operativo Linux Ubuntu 11.10

  1. No ecrã principal abrir as Definições de Sistema
  2. Após abrir a janela das Definições de Sistema selecionar o item "Impressão"
  3. Na nova janela selecionar o botão Adicionar de modo a adicionar uma nova impressora.
  4. Na nova janela de dialogo abrir o item que diz "Impressora de rede" e após isto selecionar "impressora Windows via Samba"
  5. Nas novas opções que aparecem à direita após a seleção introduzir na caixa de texto precedida por "smb://" o seguinte: "printserver.fc.ul.pt/CANON_IN".
    Para DEIO, URFP e URH: Para alguns equipamentos mais antigos a impressora é a Canon_IN_PB (equipamentos a preto e branco do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, IDL e GIAT).
  6. Selecionar a opção "Definir detalhes de autenticação agora" e introduzir
    • Nome de utilizador: FC\o_seu_username
    • Numero de aluno: ALUNOSFC\o_seu_username
    • Senha: "senha_da_sua_conta"

    Por fim selecionar avançar.

  7. Esperar enquanto o Ubuntu faz a lista de drivers até aparecer a seguinte janela e selecionar seguinte com a primeira opção da lista selecionada.
  8. Nesta janela selecionar na lista da esquerda "PCL Laser" e na direita "Generic PCL Laser Printer" e selecionar avançar.
  9. Neste ecrã temos um item para selecionar. Caso se selecione este item a impressora vai imprimir frente e verso caso contrário vai apenas imprimir de um lado. No caso de querer disponível as duas opções devera após terminar este tutorial repetir o mesmo com a opção contrária à selecionada.
  10. Por fim basta apenas dar um nome à impressora, uma descrição e a localização clicando avançar para finalizar.

Sistema Operativo Linux Fedora 16

  1. No menu aplicações ir a "Outros" e de de seguida "Impressão"
  2. Nesta janela selecionar o botão "Adicionar" de modo a adicionar uma nova impressora.
  3. Após isto vai aparecer uma janela a pedir a "Password" da conta do utilizador atual.
  4. De seguida aparece uma caixa de dialogo a pedir para configurar a firewall de modo ao sistema de impressão poder funcionar. Selecionar "Ajustar firewall".
  5. Na nova janela de dialogo abrir o item que diz "Impressora de rede" e após isto selecionar "impressora Windows via Samba"
  6. Nas novas opções que aparecem à direita após a seleção introduzir na caixa de texto precedida por "smb://" o seguinte: "printserver.fc.ul.pt/CANON_IN".
    Para DEIO, URFP e URH: Para alguns equipamentos mais antigos a impressora é a Canon_IN_PB (equipamentos a preto e branco do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, IDL e GIAT).
  7. Selecionar a opção "Definir detalhes de autenticação agora" e introduzir:
    • Nome de utilizador: FC\o_seu_username
    • Senha: "senha_da_sua_conta"

    Por fim selecionar avançar.