Free Movers

Para além dos Programas de Intercâmbio e dos Acordos de Cooperação, também é possível estudar na Faculdade de Ciências como um Free Mover (inscrição em Unidades Curriculares Isoladas).

Caso haja vagas disponíveis, a Faculdade de Ciências aceita candidaturas para inscrição em unidades curriculares (UCs) até o máximo de 30 ECTS (por ano letivo).

Procedimentos: 

As candidaturas poderão ser submetidas pessoalmente nos nossos Serviços Académicos ou via e-mail para um dos seguintes endereços:

Documentos necessários:

  • Curriculum Vitae;
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações/Diploma;
  • Fotocópia do documento de identificação (Cartão de Identidade ou Passaporte).
    No caso da candidatura ser direcionada apenas a UCs de Mestrado ou Doutoramento deverá também entregar o Certificado de Conclusão de Licenciatura e/ou Mestrado.
    Dependendo das UC's do ciclo de estudos às quais se candidata será ainda necessária a apresentação da documentação original, devidamente autenticada.
Prazos de candidatura
Prazos  
Até 31 de outubro para inscrição em UCs lecionadas no 1º Semestre
Até 31 de janeiro para inscrição em UCs lecionadas no 2º Semestre

Emolumentos:

Os candidatos a Unidades Curriculares Isoladas terão de pagar uma taxa de inscrição (a qual inclui o seguro escolar) bem como um valor correspondente à proporção entre o nº. de ECTS das UCs e a propina anual em vigor no ano letivo da inscrição.

Esta informação não dispensa a leitura da legislação em vigor sobre inscrição em unidades curriculares isoladas (Despacho nº. 6937/2020 - Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).