Financiamento

Programas Nacionais e Internacionais

Ao longo dos anos têm sido inúmeros os programas de financiamento à investigação e desenvolvimento.

As relações entre uns e outros são por vezes confusas, pois os grandes programas articulam-se por eixos, medidas, sub-programas, etc., com abrangências distintas consoante a sua origem. Por outro lado, existem inúmeros programas - designadamente comunitários - que financiam outros programas de I&D, os quais podem ser geridos nacionalmente por entidades gestoras (tais como a FCT, a Agência Nacional de Inovação ou o IAPMEI) e que aplicam regras (designadamente de justificação orçamental) distintas consoante as origens efetivas do financiamento.

Com o objetivo de sistematizar a informação, considera-se que os programas de financiamento podem ser agregados nos grandes grupos seguintes:

  1. QCA II (1994-1999)
  2. QCA III (2000-2006)
  3. QREN (2007-2013)
  4. PORTUGAL 2020 (COMPETE 2020, POISE, POCH, POSEUR, etc.)
  5. 6PQ / FP6 (6º PROGRAMA QUADRO)
  6. 7PQ / FP7 (7º PROGRAMA QUADRO)
  7. HORIZON 2020
  8. COMISSÃO EUROPEIA (LIFE+, ERASMUS+, etc.)
  9. FCT
  10. OUTROS INTERNACIONAIS (ESA, ESO, EDA, CERN, EEAGrants, NATO, CYTED, etc.)
  11. OUTROS NACIONAIS (FCG, Ciência Viva, etc.)

Disponibiliza-se num ficheiro Excel uma classificação hierárquica de Programas de Financiamento. Este ficheiro será atualizado sempre que se justifique. Foi gerado internamente para facilitar a classificação dos projetos e programas e sua correspondência com os critérios estatísticos, não revestindo qualquer natureza oficial.