Festival da Ciência: da Terra ao Sol 2016

IDL

Culinária Solar 2016

O objetivo específico do concurso de culinária solar é demonstrar que os fornos solares são uma alternativa fácil e económica, que permite aproveitar um recurso tão abundante como a energia solar para a cocção de alimentos.

Na edição de 2016, seis equipas participaram, tendo ao seu dispor ingredientes com os quais preparam um “prato solar”. Os participantes puderam também aprender a construir um forno solar, com a ajuda da organização.

A avaliação dos pratos confecionados foi feita por um grupo de jurados, através de uma degustação. Os critérios principais de avaliação de cada equipa foram a originalidade, sabor e criatividade do prato. Os vencedores receberam um forno solar e, além disso, um segundo forno solar foi sorteado entre os participantes. Nem só os jurados tiveram oportunidade de provar as iguarias confecionadas, mas também todos os participantes no evento.

 

Avaliação & Prémios
Os critérios principais de avaliação de cada equipa serão a originalidade, sabor e criatividade do prato confecionado e a qualidade da construção do forno solar.
A avaliação dos “pratos solares” será feita pela Cozinha Popular da Mouraria, entidade parceira deste projeto e a avaliação dos fornos solares, por um grupo de alunos especialistas.
Os vencedores recebem um forno solar e a disponibilidade dos organizadores para realização de workshops nas suas escolas ou universidades.

 

Trivial Pursuit do Planeta Terra
Neste concurso existirão 4 bancas distintas (Tsunamis, Sismos, Seixos e a Geologia e Planeta Mágico) de desafios, demonstrações e perguntas sobre o Planeta Terra, pelas quais as equipas participantes terão que passar e onde poderão colecionar pontos.

Avaliação & Prémios
A equipa que colecionar mais pontos será a vencedora e terá direito a um tesourinho de Geologia.

Quem pode participar?
Todos aqueles com idades entre os 6 e os 18 anoscom uma equipa com um máximo de 5 participantes ou individualmente.

 

Portugal Solar Challenge
Mais informações em:

https://www.facebook.com/PortugalSolarChallenge/

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/evento/09-07-2016/portugal-solar-challenge-2016

Informações práticas

  • A inscrição é gratuita para todas as atividades
  • O Festival da Ciência: da Terra ao Sol realiza-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • A realização do concurso de Culinária Solar e do Trivial Pursuit do Planeta Terra está condicionada a um número mínimo de 3 equipas por atividade

Organização
Instituto Dom Luiz, em cooperação com Cozinha Popular da Mouraria e o programa Rocha Amiga.

IDL