Famelab 2018

Candidaturas de 15 de janeiro até 3 de fevereiro.

Estamos à procura dos novos rostos da comunicação de ciência em Portugal. Se gostas de ciência e de falar sobre ciência, esta é a oportunidade ideal. O Famelab é um dos maiores concursos de comunicação de ciência do mundo e este ano passa também pela Faculdade de Ciências.

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência em que os concorrentes têm três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar um tema científico à sua escolha, sem recorrer a qualquer suporte multimédia.
A edição deste ano inclui uma eliminatória regional, realizada no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 17 de fevereiro, às 15h30, e que vai selecionar alguns semifinalistas para a edição nacional. A entrada é livre mas é necessário registo.

O concurso é aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Foi criado pelo Cheltenham Science Festival com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público geral. Em Portugal esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A eliminatória regional é organizada pela Faculade de Ciências em parceria com o Pavilhão do Conhecimento.

Como concorrer?


“Porque vemos estrelas quando batemos com a cabeça?”, foi o tema apresentando por Andreia Maia no Famelab 2017

A candidatura é feita através do envio de um vídeo da apresentação, usando o formulário de candidatura para o efeito. O tema é escolhido pelo candidato e a apresentação tem uma duração máxima de três minutos. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes - mas devem dar ao júri uma ideia do que vai ser apresentação final quando a realizar perante o público. É possível usar adereços mas apenas os que o candidato consiga levar para o palco.

As melhores candidaturas passam à etapa seguinte do concurso. Na edição de 2018, a primeira apresentação ao vivo acontece na eliminatória regional, a realizar em Ciências, no dia 17 de fevereiro, às 15h30. Desta fase saem no máximo 4 semifinalistas que vão lutar por um lugar na final nacional, que acontece durante o mês de abril de 2018, em hora e local a anunciar. Todos os finalistas do concurso vão participar numa masterclass de comunicação de ciência, nos dias 7 e 8 de abril, antes de se apresentarem na grande final nacional. O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, que se realiza durante o Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, entre 5 e 10 de junho.

Na edição do ano passado, foram quatro os alunos com afiliação a Ciências que conseguiram o apuramento para a grande final nacional. Andreia Maia, do mestrado em Biologia Molecular e Genética; Helena Calhau, da licenciatura em Física; Hugo Bettencourt, do mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica; e Rúben Oliveira, do mestrado em Biologia da Conservação. Em 2016, a ex-aluna de Bioquímica Ana Armada-Moreira foi a vencedora do concurso. Na edição de 2014 a vitória da edição nacional foi de Marta Santos, atualmente a colaborar com o Ce3c.​

Saber mais: Regulamento | Candidatura | Como funciona o Famelab? | Site oficial do Famelab Portugal | Inscrever-se para assistir à eliminatória